E se Leon e Claire estivessem em The Last of Us

Se você não vive numa bolha, claramente sabe que a série do momento é a adaptação do famoso jogo da Naughty Dog, The Last of Us. A série estreou no último domingo simultaneamente no canal da HBO e na HBO Max. Contando com 1h25min, o episódio piloto foi um sucesso de crítica, marcando 99% no Rotten Tomatoes. Todo fã de Resident Evil que se preze quer uma adaptação nesse nível para a franquia, ainda mais depois das várias que a franquia recebeu.

Neil Druckmann, criador do jogo e co-criador da série, já disse diversas vezes que Resident Evil é uma grande influência para o famoso jogo. Ele mesmo fez uma publicação no Twitter reforçando a importância da franquia para TLOU.

Com a estreia da série, alguns fãs pegaram algumas indiretas no ar que indicam novamente esse amor pela franquia da Capcom. O episódio piloto intitulado “quando estiver perdido na escuridão”, traz duas referências explícitas ao segundo game da franquia. Bem, as referências fazem mais jus à versão lançada em 2019. Mas vamos ao que realmente importa.

A partir daqui o texto conta com spoilers do primeiro episódio da série. Caso ainda não tenha visto, sugiro não prosseguir.

A primeira impressão é sempre a que fica

Durante uma cena logo na primeira hora do episódio, a personagem Sarah (Nico Parker) vai até a casa dos vizinhos devolver o cachorro que havia fugido e estava em sua casa. Ao adentrar a cozinha, a menina encontra com os vizinhos feridos e pedindo ajuda e, escondida atrás da bancada, a nossa primeira referência.

O primeiro “zumbi” aqui na cena é construído para mostrar a transmissão do fungo entre portador e vítima. A cena lembra muito a aparição do primeiro zumbi em Resident Evil 2 (2019), quando Leon S. Kennedy o encontra no posto de gasolina. O rosto levantado do zumbi é claramente um momento que fez os jogadores apaixonados de RE2 se sentirem como aquele meme com Leonardo diCaprio.

Me encontre do outro lado

Durante a fuga da cidade, Joel, Sarah e Tommy tentam escapar, mas infelizmente o caos já está instalado. Depois de uma cena incrível o trio é separado após um acidente de carro, então um outro veículo colide com o carro deles gerando uma explosão, o que leva os personagens a terem que cruzar rotas diferentes para se encontrarem. De novo, lembra RE2, onde Leon e Claire Redfield seguem caminhos diferentes até a Delegacia de Polícia de Raccoon.

Não temos certeza se as cenas mencionadas foram criadas para serem referências, mas sabemos que Neil é sem dúvida um fã de carteirinha da nossa franquia.

The Last of Us segue com episódios semanais. Sempre disponíveis na HBO e HBO Max aos domingos às 23hs.

O texto contou com revisão de Fred Hiro e apoio de Ricardo Andretto

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.