Oi pessoal!
O que vem à sua mente quando você lê ou escuta o nome Jill Valentine? Muitos tem aquela lembrança de uma heroína forte e talentosa que luta contra zumbis desde o primeiro título de Resident Evil. Olhando para trás, para tudo que ela encontrou e superou, sua força brilha tão forte quanto a luz do dia, mas também tivemos muitos vislumbres de sua vulnerabilidade humana.
É possível pintar uma imagem clara do que é Jill Valentine. É isso que você vai ver a partir de agora.
Jill Valentine é mais conhecida pelo seu trabalho na Equipe Alpha do Serviço Especial de Táticas e Resgate (Special Tactics and Rescue Service, S.T.A.R.S.), uma força-tarefa especial do Departamento de Polícia de Raccoon. Designada para retaguarda e segurança, Jill foca em apoiar os seis membros de sua equipe. Com seus dedos rápidos, ela também é hábil no descarte de munições explosivas.
Jill tem sido um dos pilares da série Resident Evil desde o primeiro título. No primeiro jogo Resident Evil, a Equipe Bravo não responde aos sinais de rádio enquanto investiga uma série de assassinatos bizarros nos arredores de Raccoon City. A equipe de Jill segue em busca deles, mas é atacada por criaturas estranhas no caminho, o que os leva ao incidente na Mansão Spencer.
A fuga para a mansão nas montanhas Arklay está longe de ser o porto seguro que esperavam que fosse. O interior está infestado de zumbis, segredos e armadilhas que espreitam em seus perigosos corredores. Jill é forçada a usar suas habilidades de sobrevivência para escapar deste desafio de terror e se libertar das garras desumanas dos habitantes da mansão.
A veterana Jill que conhecemos e amamos hoje é uma pessoa forte na luta contra o bioterrorismo, mas ela também já se viu perdida e aterrorizada diante de uma ameaça desconhecida. Os jogadores podem dar uma boa olhada em seu lado vulnerável quando aquele infame zumbi da banheira faz com que ela perca o almoço! Não dá para culpá-la por deixar seu rosto corajoso de lado quando o mundo vira de cabeça para baixo.
Apesar de toda a turbulência emocional de sua primeira aparição em Resident Evil, Jill Valentine se tornou uma força indomável em Resident Evil 3!
Em Resident Evil 3, o desastre bioquímico envolve toda Raccoon City. Jill entra em uma fuga desesperada em meio ao caos que se desenrola. O t-vírus varre a cidade como uma praga. As ruas estão repletas de vítimas zumbificadas e não há contato para fora de Raccoon. Apesar do perigo iminente, Jill se preocupa com os cidadãos sobreviventes e tenta salvar o máximo que consegue reunir. Mesmo quando ela está à beira do desespero, seu desejo de ajudar o próximo continua a inspirar admiração.
Os membros dos S.T.A.R.S. que sabem a verdade por trás desses eventos estão em risco. A fim de silenciar os sobreviventes restantes, a Umbrella envia um assassino para a cidade em colapso: uma arma biológica bruta e desajeitada conhecida como Nemesis. Depois de incontáveis encontros quase mortais com a criatura, Jill de alguma forma consegue derrotá-la – com uma pequena ajuda do mercenário da força privada de contramedidas Umbrella Biohazard Countermeasure Service (U.B.C.S.), Carlos Oliveira! Juntos, os dois conseguem escapar de Raccoon City.
Jill Valentine também é colocada à prova em Resident Evil Revelations, que conta parte da história da fundação da Aliança de Segurança e Avaliação em Bioterrorismo (Bioterrorism Security Assessment Alliance – BSAA).
A bordo do Queen Zenobia, o cruzeiro de luxo em que Chris Redfield estava antes de suas comunicações falharem, a investigação de Jill a leva direto para a armadilha dos bioterroristas do grupo Il Veltro. Ela fica inconsciente.
Ao acordar, ela entra em contato com o diretor da BSAA., Clive R. O’Brian, e descobre que a equipe de Chris nunca havia desaparecido – na verdade, era a equipe de Jill sendo tratada como desaparecida.
Perplexa com o rumo de sua própria história, Jill consegue se reunir com Chris e troca informações com ele. Com a verdade quase ao alcance, Jill e companhia escapam do naufrágio do Queen Zenobia e mergulham em um perigo ainda maior. No final das contas, eles conseguem capturar o verdadeiro cérebro por trás do incidente.
Assim que toda a história vem à tona, a Comissão Federal de Bioterrorismo (FBC) é permanentemente dissolvida, com a maior parte dos seus recursos investidos na BSAA. Jill continua a participar ativamente das operações da BSAA como uma das onze fundadoras originais.
Clique abaixo para ler um artigo sobre a BSAA!
Após o incidente no Queen Zenobia, Jill e Chris se infiltram na propriedade de Spencer (Spencer Estate), sob ordens da BSAA, para capturar o fundador da Umbrella, Ozwell E. Spencer. Eles descobrem, no entanto, que Albert Wesker já havia chegado antes. Com Spencer assassinado, a dupla entra em combate com Wesker.
Em um esforço para proteger Chris, Jill ataca Wesker, fazendo com que ambos caiam do penhasco. Sem que o corpo de Wester nem de Jill sejam encontrados, ela é declarada morta em combate.
Jill sobrevive a essa provação, mas sofre lavagem cerebral por Wesker.
Depois de um grande esforço, Chris e Sheva Alomar conseguem arrancar o dispositivo que controlava as ações de Jill diretamente do corpo, devolvendo a ela a sua mente de antes. Ela, então, foge com o capitão da BSAA, Josh Stone. É mais um acréscimo à longa lista de incidentes aos quais Jill sobreviveu.
Com a ajuda de Chris e seus companheiros, Jill foi libertada do controle de Wesker. Mesmo assim, algumas cicatrizes são mais profundas do que outras.
No filme em computação gráfica Resident Evil: Death Island (Resident Evil: Ilha da Morte), Jill luta contra seus sentimentos do passado, em especial por ter apontado uma arma para seus aliados, mas isso a ajuda a crescer. Essa característica é imperdível para quem quer saber o que acontece com Jill após os eventos de Resident Evil 5!
Jill também inicia uma reabilitação após a lavagem cerebral em RE5, algo que podemos ler em uma mensagem para Barry Burton em Resident Evil Revelations 2. Os dois compartilham um forte vínculo de confiança após o Incidente na Mansão Spencer.
Isso conclui nosso mergulho profundo em Jill Valentine e sua corajosa luta contra o bioterrorismo na série Resident Evil. Qual a sua opinião sobre a história dela até agora?
Compartilhe o que acha nos comentários ou nas redes sociais do REVIL! Tem perfil no X (antigo Twitter)? Utilize a hashtag #REBHFun e marque o nosso perfil @revilbr
Este conteúdo foi originalmente publicado em inglês e na primeira pessoa no blog “Under the Umbrella” do Resident Evil Portal.
Foram feitas adaptações para que o conteúdo ficasse mais fluído aos fãs brasileiros.