Resident Evil Requiem e Dino Crisis estão entre os últimos registros da Capcom no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI Brasil). Regularmente eu consulto tanto o sistema da autarquia federal, ligado ao Ministério da Economia, quanto o de Classificação Indicativa, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para saber se há movimentações que possam indicar algum passo diferente por parte da companhia – coisa de jornalista. E há movimentos.
Quando Requiem foi anunciado, fui logo ver se já tinham feito o registro da marca (ou havia algum de classificação), algo que não é incomum de ser feito de forma prévia, mas nada aparecia em sistema algum. O jogo foi anunciado no dia 6 de junho deste ano. Agora, há a referência de que a companhia pediu o registro “Resident Evil Requiem” em 30 e maio de 2025, dias antes do anúncio.
O processo relacionado a Requiem só começou a se movimentar com o pagamento de taxas em duas classes de registro em 9 de julho de 2025, o que explica porquê, antes da data, não parecia. Os pedidos estão em “prazo de apresentação de oposição”, com 60 dias a contar da publicação para alguém se manifestar contra – mas quem, em sã consciência, vai ser contra algo que não é dela, e sim da Capcom?.

Resident Evil Requiem ainda não tem classificação indicativa, mas devido à violência, a recomendação não deve ser menor do que 18 anos. Como não há classificação, é provável que a demo não esteja próxima de chegar aos jogadores publicamente. Os registros no INPI Brasil não têm um significado muito específico para além da Capcom preservar o que é seu por direito, mas movimentações aqui e em outros países reforçam o que o diretor disse do jogo estar em fase final de desenvolvimento.
Já em relação à Dino Crisis, a minha esperança é maior. O registro é de 3 de julho de 2025, com uma petição de 8 de julho que não seguiu em frente e outra de 12 de agosto que está em “prazo de apresentação de oposição”. A classe do INPI Brasil é a mesma de uma das de Requiem, de entretenimento e com especificação para “jogos de videogame”, entre outras mais. A DANADA DA CAPCOM TEM UM NOVO DINO CRISIS? EU QUERO ACREDITAR!

Se eu tô emocionado? Claro que sim! A movimentação é em um registro diferente da marca, que está na base desde 19/04/1999, como eu havia dito quando a Capcom também fez novo registro de Dino Crisis no Japão. Não quero crer que seja só uma adequação, pois se assim fosse, a companhia já teria lidado com isso em janeiro deste ano, quando Dino Crisis e Dino Crisis 2 foram relançados com melhorias no PC, ou até mesmo quando Dino Crisis ficou disponível nos mais recentes videogames PlayStation em outubro de 2024.

É um novo jogo? Um remake? O fato é que Dino Crisis é o jogo que os fãs mais pedem que seja refeito em nova tecnologia e a Capcom sabe disso. Agora vai?


