Resident Evil 5 está fazendo bodas de safira. Lançado inicialmente em 5 de março de 2009, o jogo tem agora seus 16 anos. O título segue ativo pelo lado da Capcom, o que favorece os fãs. Já foi atualizado para rodar melhor no PlayStation 4 e Xbox One, sendo compatível também no PlayStation 5 e Xbox Series. Além disso, há quem até acredite em uma nova atualização.
Goste ou não, RE5 é uma referência. Foi o jogo que introduziu uma dinâmica mais amplificada de multiplayer cooperativo entre cenários, algo que ganhou nova forma em Resident Evil 6, mas que não agradou a todos. Restam esperanças na comunidade de que o título receba um remake, tal como Resident Evil 4, mas o que um remake de Resident Evil 5 não pode errar? Talvez a Capcom esteja atenta e saiba qual direção tomar.

Resident Evil 5 ainda é o mais vendido de toda a série de jogos, posto que Resident Evil 2 deve assumir em breve. O legado de RE5 ganhou contornos nos cinemas e na série de TV da Netflix, em especial pela introdução de um Albert Wesker quase como no jogo em Resident Evil 4: Recomeço e outro Wesker em Resident Evil: A Série. Mas fã mesmo só lembra de uma coisa quando o assunto é o jogo: Chris Redfield, o socador de pedras. Até a Capcom brincou com isso em uma rede social.
Today marks 16 years since the release of Resident Evil 5!
Which scenes are the most memorable for you?#REBHFun pic.twitter.com/jAi2rdtEfr
— 【公式】バイオハザード / RESIDENT EVIL PORTAL Official (@REBHPortal) March 5, 2025
A safira é um dos tesouros de RE5, inclusive. É um item precioso, tal como o jogo é. Marcou história e marca até hoje.
P.S.: Wesker morreu, mas fãs de vez em quando aparecem com teorias sobre ele. Alguém brincou com isso ao falar sobre clones e Chris Redfield ser o verdadeiro protagonista de Resident Evil 9. Ao imaginativo da comunidade? Acho legal alimentar. Provocar. Mas depois da patacoada com Resident Evil: A Série na Netflix? Duvido muito que AQUELE cara, Albert, volte dos mortos – de novo.