Novelizações

Resident Evil – A Conspiração Umbrella (S. D. Perry, 1998)

Resident Evil - A Conspiração Umbrella
Este livro é fundamental para os fãs de Resident Evil que desejam entender o incidente em Raccoon City, que teve início na fabulosa mansão Spencer. Usando como pano de fundo a história do primeiro jogo da série, S.D. Perry reconta os acontecimentos registrados nas montanhas Arklay, onde ocorrências de canibalismo assustam a população. Aventure-se nas descobertas de Chris Redfield e Jill Valentine, que lutam para não serem engolidos pela escuridão eterna. Surpreenda-se ao encarar o seu próprio medo das coisas que se escondem por trás de cada porta. Lançado no Brasil em 2013 pela editora Benvirá.

 

 


Resident Evil – O Incidente de Caliban Cove (S. D. Perry, 1998)

Resident Evil - O Incidente de Caliban Cove
O segundo livro da série criada por S.D. Perry traz uma história inédita, não retratada no jogo. “O Incidente de Caliban Cove” narra acontecimentos que correm entre os games Resident Evil e Resident Evil 2. Os membros sobreviventes do S.T.A.R.S. acreditavam que a conspiração terminaria após o incidente na mansão Spencer. O esquadrão reuniu evidências para alertar o mundo sobre as terríveis armas biológicas criadas pela corporação Umbrella, mas tudo foi em vão: a empresa farmacêutica saiu impune e os S.T.A.R.S. foram considerados criminosos foragidos. A história agora é protagonizada pela novata Rebecca Chambers, o único membro da equipe Bravo a sobreviver aos terrores da mansão. A médica passa a fazer parte de um novo esquadrão dos S.T.A.R.S. quando ouve de um misterioso informante rumores sobre uma nova instalação da Umbrella em Caliban Cove, no estado do Maine. Rebecca deverá reunir provas suficientes para finalmente incriminar a Umbrella, mas ira se deparar, mais uma vez, com um perigo inimaginável. Lançado no Brasil em 2014 pela editora Benvirá.

 

 


Resident Evil – A Cidade dos Mortos (S. D. Perry, 1999)

Resident Evil - A Cidade dos Mortos
Inspirado em uma das mais aclamadas edições do game, “Resident Evil – A Cidade Dos Mortos” narra a trajetória de Leon S. Kennedy e Claire Redfield em Raccoon City. Os dois são alguns dos poucos sobreviventes que unem forças para escapar de criaturas terríveis produzidas sob influencia da corporação Umbrella, que domina a cidade até os mais altos escalões de poder. Esta obra de S. D. Perry leva o leitor diretamente para o centro de uma cidade em colapso, dominada por zumbis e outros perigos inimagináveis. Lançado no Brasil em 2014 pela editora Benvirá.

 

 


Resident Evil – Submundo (S. D Perry, 1999)

Resident Evil - Submundo
“Resident Evil – Submundo” traz mais uma história inédita de S. D Perry. Agora, os personagens centrais são os S.T.A.R.S. da cidade de Exeter, que se juntam da cidade a Leon S. Kennedy, Claire Redfield e Rebecca Chambers na luta contra a Umbrella. Sob orientação do misterioso Trent, o grupo recebe a missão de invadir uma base da companhia de Utah, onde está escondido um poderoso livro de códigos que garante acesso aos documentos mais secretos da empresa. Só que as coisas não são tão simples quanto parecem, e os nossos heróis acabam presos em um laboratório repleto de armas biológicoas experimentais. Novamente, Leon, Claire e Rebecca são obrigados a enfrentar as criaturas letais criadas pelas Umbrella, e é necessário sobreviver ao terror para acabar de uma vez por todas com a corporação e suas atrocidades. Lançado no Brasil em 2014 pela editora Benvirá.

 

 


Resident Evil – Nêmesis (S. D. Perry, 2000)

Resident Evil - Nêmesis
Resident Evil: Nêmesis é inspirado nos acontecimentos que levaram à destruição de Raccoon City pelo vírus T. A trama gira em torno de Jill Valentine, membro do S.T.A.R.S. que sobrevive ao incidente na mansão Spencer. Enquanto Jill tenta convencer a todos de que a corporação Umbrella esteve envolvida nas mortes de seus companheiros e na produção de armas bio-orgânicas, a cidade começa aos poucos a ser tomada por zumbis e outras ameaças.
Em meio ao caos, o exército decide colocar Raccoon em quarentena, ao mesmo tempo que a Umbrella envia uma equipe especializada para encobrir evidências de seus crimes. Com medo de que alguém do S.T.A.R.S. convença a sociedade de sua culpa, a corporação despacha Nêmesis, um mortal caçador, para aniquilar todos os sobreviventes, sendo Jill um dos seus principais alvos. Em sua luta para desmascarar os culpados e salvar os inocentes de Raccoon, ela encontra em Carlos Oliveira, do esquadrão de contenção da Umbrella, um grande aliado para escapar das ameaças que espreitam a cidade. Lançado no Brasil em 2015 pela editora Benvirá.

 

 


Resident Evil – Código: Verônica (S. D. Perry, 2001)

Resident Evil - Código: Verônica
Depois do incidente em Raccoon City, Claire Redfield decide invadir um prédio da corporação Umbrella em busca de pistas de seu irmão, Chris, mas acaba sendo capturada e levada para uma ilha remota – mais um lugar assolado pelo vírus T e pelas ameaçadoras armas bio-orgânicas. Lá, Claire encontra um aliado incomum, Steve Burnside, um rapaz jovem e astuto que pode ajudá-la a sobreviver ao caos e escapar daquela prisão cercada por morte e carne putrefata. Enquanto Claire e Steve lutam lado a lado na tentativa de fugir, os irmãos Ashford, Alfred e Alexia, membros da Umbrella e detentores de um grande segredo, usarão de sua influência, tanto na ilha quanto em uma base da corporação na Antártida, para impedir que Claire alcance seu objetivo – ou melhor, para impedir que ela sobreviva à loucura e a todo o mal que está por vir. Lançado no Brasil em 2015 pela editora Benvirá.

 

 


Resident Evil – Hora Zero (S. D. Perry, 2004)

RE_ZH
 Este é o livro de S.D. Perry que traz a maior fidelidade à história do game que o originou. Rebecca Chambers é enviada à floresta de Raccoon juntamente com seus companheiros da equipe Bravo dos S.T.A.R.S. para investigar os assassinatos bizarros que aconteciam no local. Billy Coen, um fugitivo condenado à morte, junta-se à garota enquanto se desenrola uma trama que remonta às origens da Umbrella Corporation.

 

 


Resident Evil – Rose Blank (Tadashi Aizawa, 2001)

RE_RB
Emily Ran é uma cientista que tem como principal objetivo obter uma cura para os vírus criados pela Umbrella. Seu principal objeto de pesquisas é Alma Hartline, uma garota que foi capaz de sobreviver a uma infecção pelo T-Vírus durante a tragédia em Raccoon City. A companhia farmacêutica, entretanto, não vê o trabalho de Ran com bons olhos e chega a causar um vazamento viral enquanto tenta impedi-la de continuar. Apesar de ter sido lançado na mesma coleção que os livros de S.D. Perry, este livro foi escrito por Tadashi Aizawa e está disponível de forma oficial somente em japonês e alemão.

Resident Evil: Projeto Rose (2020)

Biohazard: Rose Black, nome original da obra, recebeu uma versão em português em 2020 depois da união do REVIL com o fã Rodrigo Araujo. A tradução é não oficial e usou como base o conteúdo localizado em inglês, também extra-oficialmente, pelo site Crimson-Head.com. O livro brasileiro ganhou o subtítulo “Projeto Rose” e conta com revisão de Natália Barbosa, nossa madrinha do Padrim.

CLIQUE AQUI E ACESSE O HOTSITE PARA LER O LIVRO EM PDF


The True Story Behind Biohazard (Hiroyuki Ariga, 1997)

BH_TS
Escrito por Hiroyuki Ariga e lançado em uma edição especial de Resident Evil para Sega Saturn, o livro traz três pequenos contos sobre os policiais de Raccoon, os S.T.A.R.S. e a busca de Chris Redfield por um antigo amigo e o início de seu envolvimento com a Umbrella Corporation. A publicação também inclui uma entrevista com Shinji Mikami e as “Cartas de Trevor”, um dos files excluídos do primeiro game da série. Lançado em edição limitada apenas no Japão.

 

 


Resident Evil: The Book (Hiroyuki Ariga, 1998)

RE_TB
Lançado inicialmente no Japão, conta uma história que foi originalmente publicada como parte do livro “The True Story Behind Biohazard”. Posteriormente, o conto se tornou um livro único, lançado como parte da edição de colecionador do primeiro Resident Evil para Sega Saturn.

 

 


Biohazard: The Wicked North Sea (Kyū Asakura, 1998)

BH_WNS
Lançado apenas no Japão, o livro conta a história de um ex-soldado britânico que procurar um lugar tranquilo após a sua aposentadoria. O homem acaba conhecendo uma ilha remota, entre a Escócia e a Escandinávia. O local havia servido como abrigo para um laboratório secreto da Umbrella 20 anos antes, e um acidente biológico acabou matando vários residentes da ilha. Enquanto viaja de trem pela ilha, o protagonista acaba descobrindo que as vítimas do incidente ainda estão vivas.

 

 


Biohazard: To The Liberty (Suiren Kimura, 2002)

BH_TL
O livro é uma fanfiction publicada pela Capcom após ser selecionada em uma competição realizada pela empresa. A história aborda uma epidemia de um novo vírus, chamado C-vírus, em Nova York.

 

 


Biohazard 4: Incubate (2006)

BH_incubate
Biohazard Incubate foi lançado em 2006, somente no Japão. O livro contém imagens e relatos dos habitantes de Pueblo de como era o dia-a-dia dos moradores antes da dominação de Osmund Saddler e suas ações com o parasita Las Plagas. O livro acompanha um DVD de Resident Evil 4 e nele, o jogo pode ser assistido como um filme. As custcenes do modo Separate Ways também estão presentes no DVD.

 

 


Biohazard The Umbrella Chronicles Site A/B (Osamu Makino, 2007)

BH_SA
Novelização do game para Wii, os dois livros lançados entre 2007 e 2008, seguem a história do game, com destaque especial para o cenário na Rússia, em que Chris e Jill invadem uma base da Umbrella na Sibéria e confrontam T-A.L.O.S., a mais nova arma biológica da companhia. Os dois livros contêm quatro histórias: Foreword; Ecliptic Express; Mansion; Fall of Raccoon City.

 

 


Resident Evil – Genesis (R. A. DeCandido, 2004)

RE_GEN
O primeiro livro de Keith R.A. DeCandido sobre a série é uma novelização fiel de Resident Evil: O Hóspede Maldito, de Paul Anderson. A trama é sobre o vazamento do T-Virus na Colméia, instalação subterrânea da Umbrella Corporation, e o envio de um time de elite da companhia para o local. O autor, porém, expande a história em alguns momentos, como nos encontros entre Lisa e Alice. A obra e suas sequências foram lançadas pela mesma editora e no mesmo formato que os livros de S.D. Perry.

 

 


Resident Evil: Apocalypse (R. A. DeCandido, 2004)

RE_APO
Keith R.A. DeCandido se aproveita de roteiros preliminares e cenas excluídas para escrever o livro baseado no segundo filme da série de Paul Anderson. A história de Alice, Jill e seus companheiros lutando pela vida e contra Nemesis pelas ruas de Raccoon City ganha novos traços e profundidade. O destaque é para a luta interna de Matt, agora transformado em uma criatura assassina, que tenta a todo custo se controlar de forma a não machucar Alice.

 

 


Resident Evil: Extinction (R. A. DeCandido, 2007)

RE_EX
Em um mundo totalmente destruído pela infecção do T-Virus, os poucos sobreviventes restantes viajam pelos Estados Unidos em comboios fortemente armados. DeCandido baseia-se no roteiro original do terceiro filme e expande a trama, que é tratada em dois momentos: antes e depois da “extinção”. Dessa forma, o autor revela o destino de Jill e Angie, além de trabalhar os motivos que levaram Alice a se separar de Claire Redfield e seu grupo.

 

 


Resident Evil: Retribuição (John Shirley, 2012)

RE_RET
Novelização baseada no quinto filme da franquia da Screen Gems. O livro é escrito por John Shirley, que substituiu Keith R. A. DeCandido nas adaptações literárias dos longas de Resident Evil para os cinemas. A Terra está devastada por zumbis e aberrações geradas por mutações do T-vírus. Para sobreviver à nova realidade global, Alice luta ao lado de sobreviventes de um movimento de resistência e reencontra velhos conhecidos na contínua batalha contra a Umbrella Corporation e os mortos-vivos. Lançado no Brasil em português, pela editora Galera Record.

 


 

← Livros, HQs, Mangás