Atualização de acessibilidade gratuita será aplicada a todos em Resident Evil Village

Resident Evil Village se tornará acessível a mais públicos em breve. Para quem tem algum tipo de deficiência, especialmente a visual, curtir qualquer jogo com legendas se torna essencial, mesmo no exemplo de Village, que já está completamente localizado para o português do Brasil. Além dessa facilidade, o tamanho do que essas pessoas veem na tela precisa ter uma certa qualidade, tal como a cor dos textos e outros atributos. Por meio das redes sociais, a Capcom anunciou que trará melhorias justamente para ajudar na compreensão do título.

Será por meio de uma atualização gratuita que chega no período de lançamento de Resident Evil Gold Edition e da Expansão de Winters. Usuários poderão alterar o tamanho, a cor e o fundo da legenda, assim como exibir o nome de quem está falando no modo história. O jogo terá ainda um recurso de Closed Caption, que auxilia deficientes auditivos – faz indicação em palavras dos outros sons de Village – e mira fixa.

Um demonstrativo de como isso vai funcionar ainda não foi apresentado, mas é possível ter uma amostra no canal de Nicole Somera, que é produtora de cultura acessível. Ela fez a audiodescrição de um trecho de Resident Evil. Assista:

 

É uma opção excelente e a própria Nicole expos isso em seu Twitter.

Ponto para a Capcom, que tem entre o seu time Katastrophe, gerente de comunidade que tem deficiência visual. Não há como afirmar, mas ela pode inclusive ter contribuído para essa mudança de percepção dos desenvolvedores – e da própria empresa – sobre o mercado para o público geral.

Resident Evil Village Gold Edition, a Expansão de Winters e a atualização de acessibilidade chegam em 28 de outubro.