Capcom está entre as melhores no campo corporativo de Recursos Humanos no Japão

Nos últimos anos a Capcom tem demonstrado a sua excelência no mundo dos jogos. Não é difícil ver por aí fãs satisfeitos com algumas apostas, como o remake de Resident Evil 2 e Resident Evil 4, além do sucesso comercial de Resident Evil Village. Mas a companhia também é referência em outro assunto: Recursos Humanos (RH). No campo corporativo, ela é uma das melhores deste ano no Japan Human Resources’ HR Awards 2024.

A premiação é patrocinada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social do Japão e é promovida pela organização HR Vision Co., Ltd. A Capcom foi uma das 404 inscritas e ficou entre as nove empresas finalistas quando o assunto é o Departamento de Recursos Humanos Corporativos. Após este processo inicial, uma votação foi aberta aos mais de 330 mil profissionais de RH do Japão, membros do Japan Human Resources, para definir quem leva o Grande Prêmio e o Prêmio de Excelência. Os vencedores serão anunciados em setembro.

Em um release para a imprensa, a companhia disse que tem trabalhado no desenvolvimento de jogos em maior escala e a longo prazo. Por conta disso, um dos desafios na expansão de negócios foi no recrutamento de novos funcionários mais jovens, além de estabelecer um sistema de formação mais rápido. Um sistema de mentores foi aberto para treinar e organizar talentos aos desenvolvedores em 2022.

A Capcom ainda instituiu a “gestão participativa de pessoas” que enfatiza o diálogo no local de trabalho. “Um total de 900 membros do desenvolvimento de jogos da Capcom participaram desta iniciativa até hoje”, traz um dos trechos do release no site destinado a investidores.

Os esforços da companhia deram resultado com o “crescimento acelerado” dos criadores de jogos, também colaborando com o desenvolvimento dos gestores. O sistema ajudou a estabelecer um ambiente onde a carga dos gestores foi reduzida e “programadores podem se concentrar em tarefas criativas”.

A Capcom tem investido bastante em recursos humanos. Os salários iniciais, por exemplo, sofreram um aumento no atual ano fiscal (com término em 31 de março de 2025), passando de ienes 235.000 (cerca de R$ 8,580 mil) para 300.000 ienes (cerca de R$ 10,950 mil).

As votações para o HR Awards deste ano seguem até o dia 5 de agosto por meio de um site ligado à organização HR Vision Co., Ltd.