Confira as melhores franquias da Capcom em 42 anos

A Capcom é uma grande desenvolvedora japonesa que ao longo dos seus 42 anos de existência vem lançando grandes jogos que influenciaram muito a cultura pop mundial. Seus jogos vêm ao longo dos anos influenciando não somente o mundo dos jogos, mas também séries e filmes e a cultura atual como um todo. Confira quais são as maiores jóias dessa desenvolvedora abaixo durante a sua história.

Resident Evil

Nem precisamos falar muito, mas Resident Evil ou Biohazard foi um marco da Capcom. A criação de Shinji Mikami foi um um divisor de águas em 1996, aquela 1ª virada de rosto pálida em um jogo de terror com modelagem 3D definiu o gênero do survival horror e influenciou muitos jogos e filmes. A franquia se perpetuou com vários outros grandes lançamentos da sua franquia em sequência e até mesmo filmes.

Um ponto importante da franquia é que ela sempre soube perpetuar boas sequências como Resident Evil 2, 3 e Code: Veronica, como também soube se reinventar como em Resident Evil 4 onde realizou um marco importante na indústria. Um jogo muito focado na ação totalmente reestilizado com câmera em 3ª pessoa “em cima do ombro”, um diferencial para época que foi referência para muitos jogos depois. A franquia continua com bons lançamentos como Resident Evil 7 que trouxe uma pegada mais “realista” a franquia, como também o Village seu último lançamento.

Megaman

Megaman é realmente um clássico atemporal, o jogo foi lançado em 1987 no Nintendo 8-bits e apresentava gráficos excelentes, uma temática muito diferenciada e o melhor de tudo, uma jogabilidade realmente desafiadora. Já de início o menu do jogo não tinha mapas em sequência e sim um menu de fase dividido pelos clássicos vilões da franquia onde você pode escolher livremente. Outro diferencial era a barra de life muito segmentada, porém ela descia muito rápido, porque são muitos inimigos na tela e um mapa cheio de desafios.

A série teve uma sequência de clássicos nos anos 90 também com grandes jogos no Super Nintendo como Megaman X, onde a série teve um aperfeiçoamento visual e novas habilidades para Megaman sendo desbloqueadas vencendo os chefes, fora a parceira com Zero. A série é gigantesca com mais de 50 títulos em praticamente todas as plataformas, tudo bem que hoje a franquia vem perdendo muita força, mas seu marco na história dos jogos permanece.

Street Fighter

Olha, Street Fighter é um jogo que não tem igual. A série de luta é amada por fãs do mundo todo e sua popularidade é tão alta que chegou a gerar grandes campeonatos e filmes! A saga conta com personagens tão clássicos que é difícil alguém mais jovem não ter escutado os nomes Ryu e Ken ou até mesmo aqui no Brasil o nosso famigerado Blanka.

A série teve seu primeiro título lançado em 1987 porém sem expressão, o título já apresentava seus personagens alguns personagens emblemáticos da franquia. Porém o sucesso veio mesmo no lançamento do Street Fighter II do Super Nintendo. Esse jogo tinha uma mecânica realmente surpreendente e muito diferenciada. Um jogo de luta muito conciso com movimentos muito equilibrados para todos personagens.

Além disso tudo Street Fighter com o passar das gerações sempre contou com uma arte muito bela. A representação dos mapas e personagens tenta ser o mais internacional possível apresentando com isso também fãs do mundo todo.

O jogo também por ser um expoente entre os jogos de luta gerou grandes campeonatos de luta. Quem se lembra da luta memorável entre Daigo e Justin na EVO de 2004, onde Daigo praticamente sem vida acertou vários parrys da Chun Li e ainda conseguiu ganhar? Na Rivalry você pode apostar nestas competições e de outros jogos que geram muita expectativa no mundo.

A série apresenta jogos até hoje e atualmente o jogo em cena é o Street Fighter V para todos os consoles e computador.

Devil May Cry

A série de Dante foi lançada em 2001 e aproveitou o poder do Playstation 2 para lançar um Hack n’ Slash de quebrar o controle. O jogo tinha uma história muito interessante contando a história de Dante e Trish em um universo bem “Dark”. O jogo conta com gráficos realmente surpreendentes com ambientes góticos misturando armas e espadas para enfrentar os demônios do Lord Mundus. A sua jogabilidade é intensa pois a todo momento aparecem inimigos das mais variadas habilidades e o combate se torna muito frenético.

Apesar de a série apresentar uns pontos baixos como Devil May Cry 2 a franquia se consolidou, inclusive o último título Devil May Cry 5 é considerado por muitos o melhor dessa franquia da Capcom.

Okami

Outra grande jóia da Capcom com certeza é Okami. O jogo conta a história de Amaterasu representada através da loba branca que é o personagem principal do jogo. A arte apresenta um estilo oriental aquarelado incrível em cel shading. O jogo traz elementos do folclore japonês em combates realmente surpreendentes a todo momento.

O jogo teve seu lançamento para Playstation 2 em 2006, porém sofreu com vendas baixas e por isto não é um jogo amplamente difundido. Atualmente o jogo apresenta uma versão em HD para todas plataformas atuais e com certeza é uma jóia rara que merece ser jogada.

Marvel Vs Capcom

Quem nunca imaginou lutar com heróis de quadrinhos contra personagens de videogame? Isso hoje pode parecer comum, mas Marvel Vs Capcom na época trouxe a tona um jogo de luta envolvente, muito equilibrado e frenético onde era possível jogar com o Homem Aranha contra o Mr. Bison e vários outros em um jogo cheio de grandes elementos visuais.

O jogo foi febre nas máquinas de arcade pelo mundo e seu sucesso também atingiu os consoles. Além de grandes heróis da Marvel o jogo tinha como assinatura o nome da própria empresa então apresenta personagens de vários jogos. O sucesso da franquia se estendeu para vários outros tipos de choques de universos crossover em jogos de luta.