Lady Dimitrescu como stalker, máquinas de escrever e uma boneca sombria em Village

É isso amigos, estamos na reta final para o lançamento de Resident Evil Village. Recentemente tivemos um Showcase onde diversas informações foram reveladas – listamos todas em um REVIL Drops no nosso canal – e até um novo trailer foi exibido, com direito a uma análise do REVIL. Só que agora, faltando menos de três semanas para a chegada do jogo, mais novidades deste que será o oitavo título numerado da franquia foram divulgadas.

Diversos veículos de imprensa tiveram acesso a um vídeo de prévia do jogo com aproximadamente uma hora de duração – a exceção foi o site IGN que colocou as mãos nas 5 horas iniciais de Village. Vamos listar os principais pontos, mas caso prefira se aventurar no Vilarejo sabendo o menos possível, fica o alerta para possíveis spoilers, pois há informações inéditas sobre inimigos, locações, e eventos do jogo.

Vale notar que diferente do que vimos nos trailers, esse vídeo que foi disponibilizado para a imprensa não começa com Ethan Winters em sua casa. Ele acorda ao lado de uma van e do corpo de um dos soldados que invadiram sua casa. Diferente de Resident Evil 4, leva um bom tempo até termos acesso a uma arma de fogo. Após acordar, Ethan segue por um caminho escuro que leva até a Vila que dá título ao jogo.

É tudo escuro, e você não sabe o que o aguarda, dessa forma o jogo consegue criar um clima de tensão e suspense que vai se elevando cada vez mais, até que encontramos um morador com uma shotgun (que já pudemos ver no primeiro trailer do jogo), que então entrega uma pistola para nos defendermos dos licanos.

Os licanos não apenas podem usar ferramentas, mas também montar em cavalos. Eles vão embora após o soar de um sino – quem nem em um certo jogo da série, sabe?. Após este confronto inicial, o jogador está sozinho na Vila e precisa achar uma forma de abrir caminho para o Castelo Dimitrescu.

Para os mais saudosistas, a Capcom trouxe novamente a máquina de escrever para você poder salvar o jogo. Só que diferente dos clássicos, não deve ser necessário usar ink ribbons para acessá-la – quem sabe em algum modo mais difícil, como ocorreu em Resident Evil 2?.

Ethan possui um diário onde vai fazendo anotações e até mesmo rascunhos com informações que o jogador vai descobrindo no decorrer do jogo. É uma ótima maneira para manter o seu progresso e lembrar de seus objetivos.

Durante a trajetória pela Vila, acabamos encontrando diversos personagens, e aqui podemos ressaltar a forma como eles adoram a Mãe Miranda como uma divindade. Dá a entender que não foi a Mãe Miranda que trouxe a calamidade para a Vila, mas sim que isso ocorreu por ela os ter abandonado. Logo mais, seguimos alguns eventos da mesma forma que pudemos conferir na demo – se você acabou perdendo ou não pôde conferir, pode acompanhar a gameplay completa sem comentários no canal do REVIL.

Outro personagem que teve destaque foi Heisenberg, que consegue flutuar objetos e carrega um martelo gigante. Ele captura Ethan e o leva para a Mãe Miranda na frente daqueles que acreditamos ser os líderes das quatro casas. Aqui eles tratam Ethan quase como se ele fosse um brinquedo para seu divertimento.

Moreau, que é um tipo de corcunda deformado, e Beneviento, uma “boneca” gritante que usa um vestido de noiva, que aparenta estar sendo controlada por uma misteriosa figura de preto. Certamente são dois seres sombrios.

Nesta parte, Heisenberg e Dimitrescu tem um certo embate, pois ambos parecem estar tentando agradar a Mãe Miranda para cair nas graças dela. Dessa forma podemos ver um pouco da dinâmica entre eles, em um papel que lembra a da Família Baker no jogo anterior.

Além disso, uma olhada no mapa do jogo indica que cada um desses personagens é dono de um território, então é bem provável que tenhamos um título ainda maior que o esperado.

Após escapar, Ethan está no Castelo Dimitrescu, onde vemos um novo tipo de inimigo voador, que pelo visto dará bastante trabalho ao jogador.

E é claro que não poderíamos deixar de falar da altona mais querida da internet. Foi revelado também que Lady Dimitrescu perseguirá o jogador no castelo de forma semelhante ao Mr. X em Resident Evil 2 Remake – e nós já estamos amando essa stalker, né?.

O jogador pode se esgueirar em frestas e tentar despistá-la, mas não se esqueça que as “filhas” de Dimitrescu também estão à procura do jogador. E se isso não for o suficiente, se prepare pois há ainda diversos outros inimigos rondando o castelo atrás de Ethan;

Um ponto que foi levantado é que a Capcom acertou ao dosar o combate no jogo com os momentos de tensão, então eles conseguem manter a limitação e gerenciamento de recursos e impotência do jogador em diversas partes do jogo, intercalando com o combate mais voltado para a ação, que nem Resident Evil 7. Dessa forma, é mantida a sensação de exploração de cenário e suspense que os fãs da franquia tanto buscam. O jogo ainda conta com diversos puzzles, que de acordo com os desenvolvedores, são alguns dos melhores, se não os melhores puzzles da franquia.

Se o restante do jogo for tão interessante quanto o que foi exibido até agora, podemos ter em mãos um dos melhores Resident Evil já feitos.

Ficou com gostinho de quero mais? Assista ao hands-on do site IGN:

Resident Evil Village está previsto para ser lançado em 7 de maio. O jogo terá versões para PC (Steam), PlayStation 4PlayStation 5, Xbox OneXbox Series X / S e Stadia. Vai ser o primeiro título da franquia a ser totalmente localizado para o português – legendas e dublagem.

É possível adquirir a versão de Resident Evil Village para PC no site Green Man Gaming, parceiro do REVILclique aqui e acesse.

Informações/imagens via IGNPlaystation Blog e GamesRadar

Revisão de texto: Ricardo Andretto