Terror psicológico profundo, inimigos que exigem estratégia e mais em Resident Evil Village

Estamos a poucas semanas do lançamento de Resident Evil Village, então podemos esperar cada vez mais informações vindas de diversos meios de comunicação. A edição desta semana da revista Game Informer trouxe novas imagens, artes conceituais, informações exclusivas e inéditas envolvendo o jogo, incluindo uma entrevista com os desenvolvedores. Além disso, também foi postado um vídeo com algumas cenas nunca antes vistas.

 

Na edição da revista foi revelado que Ethan Winters, após ter sua esposa morta e sua filha Rose sequestrada, seguiu os rastros do grupo que invadiu sua casa e assim foi parar na vila que dá título ao jogo, e que ele fará de tudo para resgatá-la.

Ethan e a neném Rosemary Winters

Enquanto Resident Evil 7 trouxe a série de volta às origens, tendo inspiração principalmente no Resident Evil original, aqui, os produtores quiseram honrar também o Resident Evil 4, não só pela sua importância na franquia, mas também na indústria como um todo. Uma das maneiras em que Village remete a RE4 é no foco dos desenvolvedores de mesclar ação com terror.

Os produtores disseram que sabem que não desenvolveram o personagem de Ethan muito bem no jogo anterior – como o objetivo era a imersão do jogador através dos olhos de Ethan, não foi possível injetar tanta personalidade no personagem como é de costume. Entretanto, dessa vez eles querem expandir sua personalidade e trazer uma conclusão ao arco narrativo do personagem. De acordo com o famoso insider Dusk Golem, a ideia é que possamos ouvir mais os pensamentos internos de Ethan, levando a um terror psicológico mais profundo com seu estado mental através de Village, realmente mostrando quem ele é e por que ele é bom.

De acordo com o diretor de arte, Tomonori Takano, o conceito visual para desenvolvimento da Vila era “bela, porém aterrorizante”, e ao contrário do jogo anterior que se passava principalmente em espaços confinados, aqui ele quis tornar o jogo mais amplo, então houve muita tentativa e erro com o departamento de desenvolvimento para conseguir mesclar a ação com o horror na jogabilidade.

Por isso o jogo dessa vez dá mais liberdade para os jogadores bolarem suas próprias estratégias para os combates, permitindo também uma maior interação com os cenários, que foram pensados não apenas de maneira horizontal, mas também vertical, de forma que Ethan pode escalar os telhados de algumas casas para se posicionar melhor, e até mesmo empurrar os inimigos desses lugares. E embora a jornada de Ethan cubra os ambientes da vila e do castelo que vimos até então em trailers, a Capcom insinuou que os jogadores terão a possibilidade explorar outros locais inéditos.

Tivemos também alguns vislumbres de cenários e inimigos novos. Alguns desses inimigos nós já vimos em trailers e notícias anteriores, como os Lycans, os lobisomens que ganham grande foco nessa iteração da franquia. Esses inimigos são mais ágeis e espertos que os inimigos tradicionais da franquia, então eles conseguem atravessar campos rapidamente, escalar casas e cercar o jogador atacando em bando se ele não se planejar.

Dusk Golem diz que essas ameaças vão esperar silenciosamente em telhados ou se esconder em arbustos preparando uma emboscada, agindo sozinhos ou em bando. Um dos novos “problemas” para Ethan seria o seguinte:

Há também formas de você atrasar esses inimigos, se você atirar em sacos de farinha por exemplo, eles vão ficar desorientados por um momento, é recomendado que se fique atento por objetos interativos para ganhar vantagem no combate. O jogador também pode tentar se esgueirar por eles para não ter que enfrentá-los, afinal, munição e vida são escassas, mas cuidado para não ser ouvido.

Assim como em Resident Evil 4, aqui temos o retorno do mercador, onde você pode comprar munição ou melhorar seu equipamento. Mas dessa vez, você também poderá caçar animais, e levar a carne deles para o mercador criar pratos para melhorar os status de Ethan, como vida, força ou velocidade.

De acordo com Morimasa Sato, diretor do game, pode-se esperar uma ênfase em combate, mas sem perder os outros elementos que tornaram a saga tão icônica. O diretor afirma que estão sempre focados no terror, combate, e aquele senso de solução de puzzle e exploração, pelo qual Resident Evil é conhecido.

Na conversa ainda foi citado Lady Dimitrescu, ícone de Village que já obteve enorme sucesso com os fãs. Sobre a infame personagem, Takano afirma que enquanto seu design foi baseado em uma temática vampírica, a equipe se esforçou a construir elementos que a desviasse dos estereótipos. Assim desenvolveram sua aparência, desde vestimentas aos 2,90m de altura, na esperança de transmitir algo com um certo grau de credibilidade, de forma que ainda fosse memorável para o jogador. Alcina Dimitrescu reside no Castelo Dimitrescu, onde compartilha a moradia com outras 3 figuras vampirescas.

E se você ficou triste com a falta de puzzles em Resident Evil 3, não precisa se preocupar, pois foi dito que Village tem alguns dos melhores, se não os melhores puzzles de toda a franquia, e eles foram planejados de forma que eles façam sentido dentro daquele universo, algo que causava uma certa suspensão de descrença em jogos anteriores.

Tsuyoshi Kanda finaliza a entrevista comentando a falta de jogos de terror vindos de grandes desenvolvedores, ele atribui isso ao próprio gênero de terror, que além de ser um gênero bem “divisivo”, ainda precisa agradar um público mais amplo com os jogos. Mas eles garantem que os fãs vão ficar satisfeitos, e o resultado vamos poder conferir logo mais.

Sobre Chris Redfield, a intenção é manter o seu papel um mistério e abordar um lado obscuro do personagem que já estava lá no passado, mas que está piorando, ao menos é o que relata Dusk Golem. Pequenos detalhes, como o retorno das galinhas de Resident Evil 4, também fazem parte da cobertura da Game Informer.

Especificamente sobre a vila do jogo, Dusk Golem diz que o local não é “nomeado” e que há uma razão histórica explicável pelo próprio enredo. É uma vila da morte, com cabeças de cabra penduradas em árvores, cavalos mortos e outras carcaças espalhadas pelas ruas, o que envolve muito sofrimento acontecendo. É um local “esquecido”. O objetivo da Capcom é tornar Village um marco para os 25 anos da franquia com os elementos atualizados que fizeram a franquia um sucesso.

Resident Evil Village está previsto para ser lançado em 7 de maio. O jogo terá versões para PC (Steam), PlayStation 4PlayStation 5, Xbox OneXbox Series X / S e Stadia. Vai ser o primeiro título da franquia a ser totalmente localizado para o português – legendas e dublagem.

É possível adquirir a versão de Resident Evil Village para PC no site Green Man Gaming, parceiro do REVILclique aqui e acesse.

Este texto foi construído a três mãos. A base é de Fred Hiro, com revisão de Nicolas Gomes e Ricardo Andretto.

Imagens e informações via revista Game Informer e Dusk Golem