Veja o resumo da história de Resident Evil Vendetta

Essa é a semana de estreia de Resident Evil Vendetta no Japão, prevista para o próximo sábado (27). Porém, a novelização do filme já está disponível, e Alex Aniel, mais conhecido como cvxfreak, fez um resumo bem detalhado sobre os eventos que provavelmente também estarão presentes no filme.

De acordo com Alex, que já assistiu ao filme – no Japão já é dia 27, o filme estreiou meia-noite por lá – há algumas diferenças com relação à novelização, mas não deu detalhes de quais. Chris Redfield ocupa 30% de tempo do filme, Rebecca ocupa 20%, Leon e o vilão Gleen Arias uns 15% cada, e os demais personagens, 10%. Para Alex, Chris tem mais cenas, mas as mais marcantes são as com Leon.

Com relação à conexão de Resident Evil Vendetta com os jogos, fora a aparição de Leon, Chris, Rebecca, e a presença de algumas organizações, não há uma conexão aparente com Resident Evil 7. Além disso, parece que o filme se passa pouco depois da crise global contada em Resident Evil 6, talvez alguns meses depois do incidente em Lanshiang, mas nada explícito.

ATENÇÃO: Os próximos parágrafos estarão repletos de spoilers, leiam por sua conta e risco! Spoilers de Resident Evil Vendetta nos comentários fora deste post serão apagados e o usuário poderá ser banido!

Ato 1

Resident Evil Vendetta começa com Leon Kennedy em uma missão, numa vizinhança próxima a Maryland, Estados Unidos, em busca de um traidor, o senador Steven Air, suspeito de vazar informações secretas à organizaçoes bioterroristas. Ao que parece, muitos membros do governo eram cúmplices do finado Derek Simmons, um dos vilões de Resident Evil 6.

Enquanto Steven estava para chegar em uma casa, um carro explode, matando agentes da DSO, o que leva a Leon suspeitar de um traidor na agência que usou desse artifício para alertar Steven que estava sendo seguido. No dia seguinte, Leon visita o necrotério para verificar os corpos, que começam a se mover…

Ato 2

No México, a BSAA e o exército mexicano (GAFE) estão executando uma operação conjunta no vulcão Iztaccihuatl, com a participação de Chris Redfield. As organizações estão em busca do terrorista conhecido como Glenn Arias, procurado internacionalmente pela venda ilegal de armas biológicas. É dito que ele é ex-membro da CIA e esse nome é apenas um de seus apelidos.

Além de Arias, estão em busca de três desaparecidos, a agente da BSAA, Cassy White, e seus dois filhos. A BSAA e a GAFE chegam à mansão de Arias nas montanhas, que para variar, é similar à mansão de Spencer, de Resident Evil 1. Eles se dividem em 5 esquadrões para se infiltrar no complexo, apenas para serem dizimados.

Chris é o único sobrevivente, tendo sua perna machucada durante a fuga. Ele encontra Arias e os dois entram em combate corpo a corpo, com o terrorista saindo vitorioso no duelo. Perdendo o interesse no agente da BSAA, Arias chama uma criatura gigantesca, que traz Cassy White e seus filhos, agora zumbis, deixando Chris à própria sorte, para ser devorado. Um helicóptero da GAFE chega para resgatar Chris e mata os zumbis.

Ato 3

Um flashback que se passa há alguns anos, mostra Gleen Arias se casando com uma mulher chamada Sarah. Uma bomba explode na capela e mata a todos os presentes – incluindo os dois irmãos de Gleen, seu primo e Sarah.

Apenas Gleen e um homem chamado Diego sobrevivem ao atentado. Glenn sobrevive porque Diego o protegeu, mas mesmo assim, Arias guarda rancor por ele não ter protegido a sua falecida esposa ao invés dele.

Ato 4

Em Chicago, Illinois, Rebecca Chambers leciona em um centro universitário, e tornou-se renomada pesquisadora de doenças e agentes virais. Também atua como consultora, tanto da BSAA quanto da DSO. No centro de pesquisas, Rebecca pesquisa curas para viroses e tenta desenvolver uma para um novo vírus.

O vírus é muito violento, e parece estar se espalhando sobre uma grande área rapidamente. Para auxiliar nas pesquisas, eles usam um supercomputador chamado CSS (Computer Chemistry System), capaz de analisar DNA e até manufaturar produtos, similar à impressoras 3D.

Aaron e Rebecca recebem 30 corpos infectados para conduzir suas pesquisas. Um deles parece ser de uma agente da BSAA de cabelos loiros; o corpo começa a se mover. Enquanto isso, Rebecca finaliza a confecção de uma vacina de testes; repentinamente toda a energia elétrica do complexo é cortada.

O centro de pesquisas é atacado por uma mulher misteriosa, que libera gás que transforma as pessoas em zumbis enquanto outros soldados invadem o complexo. Rebecca tenta escapar, mas é atacada por Aaron, agora um zumbi, e depois descobre uma garrafa de água manufaturada pela AGUA industries.

Em seguida, ela é atacada por um homem chamado Jones. O corpo da mulher que Aaron estava investigando levava o nome de Maria Gomez, que aparece reanimado. Maria hackeia o supercomputador e rouba todos os dados das pesquisas antes de explodirem tudo. Chris Redfield chega no último instante para salvar Chambers.

Ato 5

Reunidos, Chris e Rebecca alinham sobre os acontecimentos, e concluem que o novo vírus pode ser obra de Gleen Arias. A BSAA leva Rebecca a um hotel para se recuperar. Chris informa que a vacina de testes criado por ela é efetiva contra o novo vírus, e Rebecca, por sua vez, solicita a BSAA para iniciar a produção em massa.

Chris informa a Rebecca sobre Arias, que está seguindo os passos da Tricell e Neo-Umbrella vendendo armas biológicas para nações em guerras e o mercado negro. Rebecca informa a Chris que os nucleotídeos desse novo vírus são similares aos da Las Plagas, introduzidas em Resident Evil 4.

Eles decidem pedir ajuda a Leon, que já tem experiência com esse tipo de ameaça e também ajudou por fim ao Los Illuminados, responsáveis pelo sequestro da filha do ex-presidente dos Estados Unidos, Ashley Graham. Enquanto eles se locomovem em direção ao Colorado, Chris apresenta os membros da BSAA, DC, Nadia e Damien.

Ato 6

Chris e Rebecca fazem uma visita a Leon em um resort no Colorado. Leon está de férias, mas em um estado deplorável, de ressaca após beber muito na noite anterior e ainda se dispondo a beber. Rebecca e Leon aparentemente se conhecem há algum tempo.

Chris pede a ajuda a seu companheiro na missão contra Arias, por conta de sua experiência contra as Las Plagas e o Los Illuminados, mas Leon não parece interessado devido ao seu estado de espírito, afogado na bebida, similar a Chris em Resident Evil 6. Chris protesta, mas Leon só da ouvidos quando Rebecca solicita ajuda.

Nesse meio tempo, o trio está sendo observado por Glenn Arias através de uma câmera escondida, acompanhando pela reanimada Maria Gomez. Uma atenção especial é dada a Rebecca, que foi infectada por um vírus, chamado “Animality Virus”, mas não sofreu mutação após o ataque no centro de pesquisas.

Chris tenta convencer Leon novamente, mas em vão, o ex-novato da R.P.D. está com sua confiança abalada após os últimos eventos. Rebecca tenta mediar a conversa entre os dois e se injeta com a vacina de testes que ela confeccionou. Logo em seguida, coleta uma amostra de seu sangue.

Ela explica Leon e Chris que todos já estão infectados e que não sabe o que faz com que as mutações ocorram, mas ela acredita que Arias tem o gatilho. Ao que parece, a vacina de Rebecca funcionou, mas sem saber como o vírus se comporta, é difícil prever por quanto tempo ela é efetiva, e deixa o local.

Chris relembra Leon compartilham sobre suas experiências e frustrações, Leon está sofrendo pela culpa de ter matado o president Adam Benford em Resident Evil 6, e agora está no encalço de membros corruptos do governo ligados a Benford que estão vazando informações para organizações bioterroristas. Nesse momento, Patrício, um conhecido de Leon, aparece. O espanhol parece ter envolvimento com Los Illuminados, servindo como um informante.

Rebecca é surpreendida por Maria Gomez, que segundo a cientista, também está infectada. Rebecca é capturada por Maria, mas é interceptada por DC, Nadia e Damien. Um confronto tem início, mas o trio é facilmente dominado por Maria. Dois carros se dirigem ao resort, e a BOW gigante, que Chris viu na mansão, é revelado ser Diego Gomez, aparece com uma metralhadora pesada gigantesca, e abre fogo contra Leon, Chris e Patrício.

Não bastando o estrago, Diego começa a explodir o prédio com lança granadas. Patrício morre no confronto, Rebecca é capturada. A filha de Patrício liga em seu celular, mas Leon não tem coragem de responder que seu pai está morto. Ele decide colaborar com a BSAA na missão contra Árias.

Ato 7

Em Nova York, Gleen Arias está no topo de um arranha-céu, olhando para a imensidão de Manhattan. Rebecca, também presente, desperta, agora em um vestido de casamento idêntico ao da falecida esposa de Arias. Arias questiona Rebecca sobre a cura criada por ela para o Animality Virus (a-Virus).

Ele revela que as mutações conseguem diferenciar aliados de inimigos. Ele também revela que existem TRÊS variantes: o vírus base para a infecção primária, o Trigger Virus, que inicia a mutação, e o Inactive Virus, usado para garantir que a vítima não seja atacada por outros infectados.

Lembrando do ataque ao centro, Rebecca conclui que Glenn contaminou a rede de distribuição de água potável com o vírus base (remetendo à garrafa da indústria de água que ela encontrou no laboratório durante o atauqe).

Os surtos estão ocorrendo na área de Great Lakes, mas Rebecca conclui que Arias não teve a intenção de infectá-los dessa forma. O Trigger Virus, em contrapartida, é transmitido pelo ar.

Rebecca e Arias continuam a conversar, e Gleen revela que eles estão em seu apartamento. Ele revela a Rebecca que as três variantes do a-Virus são classificadas como a-Virus I, a-Virus II e a-Virus III. Quando combinados com a cura de Rebecca, o resultado é a Apoptose, isto é, a morte programada das celulas do ser vivo.

Rebecca confronta Arias, dizendo que a BSAA já está pronta para a produção em massa de sua vacina, mas Arias diz que a vacina é imcompleta e que ele coletou uma amostra do sangue de Rebecca para fortificar o vírus (similar ao que é feito com Jake e o C-Virus em Resident Evil 6).

Arias revela seu grande plano, que é trazer o apocalipse à Manhattan na manhã seguinte. Rebecca o questiona o motivo do vestido de casamento, Arias revela que ela lembra muito sua falecida esposa, e que vai fazer com que ela se case com ele, caso contrário, vai infectá-la por completo com o a-Virus.

Arias deseja se vingar da sociedade pela morte de sua mulher. Ele acredita que uma organização a matou, mas que vai descontar sua frustração no mundo, ao criar um vírus que remova os desejos primordiais do homem – como sexo, fome, etc – fazendo com que a espécie evolua, ao apagar o que ele considera “falhas” do ser humano.

Rebecca se recusa a usar o anel, e Arias então ordena que ela seja infectada com a variante mais potente do a-Virus em seu laboratório.

Ato 8

Nesse meio tempo, Chris, Leon e a Silver Dagger estão em um jato analisando o notebook de Rebecca. Leon insere o cartão SD do celular de Patrício, confiante de que ele deixou alguma pista para eles. DC usa as informações fornecidas por Rebecca e suas técnicas hackers para descobrir o paradeiro de Arias em Nova York, além de informações e detalhes sobre a-Virus II e a-Virus III.

Ao chegar em Nova York, o surto tem início, com a polícia local e a BSAA tentando conter a crise. A BSAA tem quatros objetivos:

1) Impedir que o Trigger Virus se espalhe ao ser explodido em um tanque.
2) Salvar Rebecca.
3) Obter os aparelhos de segurança
4) Matar Arias.

DC consegue localizar Arias e os aparatos de segurança, e confrontam versão turbinadas do Cerberus através do Trigger Virus. Eles se dividem em dois grupos: DC, Nadia e Chris vão ao apartamento de Arias, enquanto Leon e Damien ficam para confrontar a matilha de cães mutantes. A cena de Leon com a moto acontece nesse momento. Maria aparece e tenta assassinar Leon, sem sucesso e vai atrás do trio que foi em busca de Árias.

Leon segue rumo ao esconderijo de Árias, e ao encontrar Maria, ela a explode com uma granada.

Enquanto isso Chris, Nadia e DC matam dezenas de zumbis no esconderijo de Arias. O vilão aparece e diz que infectou Rebecca com o vírus, Maria aparece e atinge DC com um tiro, mas não é fatal. Damien e Leon vão tentar desarmar as bombas do Trigger Virus do reservatório de água. Eles são bem sucedidos, mas a moto de Damien explode, e ele morre admirando Leon por sua competência e habilidade no campo de batalha.

Leon parte rumo ao esconderijo de áreas, e entra em cena explodindo Maria com uma granada. O agente da DSO encontra Chris, DC e Nadia, lamentando a morte de Damien, e fica para proteger os integrantes da Silver Dagger enquanto Chris vai atrás de Arias e Rebecca.

Eventualmente, Chris chega ao laboratório e é bem sucedido no resgate. Arias e Diego aparecem, e informam a Chris que ele tem apenas 30 minutos para salvá-la. Os ex-membros da S.T.A.R.S. se dirigem ao topo do complexo, mas a infecção já começa a causar efeitos em Rebecca, cujo rosto está mudando de cor.

Diego os alcança, e quanto está preste a matá-los, é neutralizado por um helicóptero da BSAA que dispara um míssil contra a criatura. Chris retorna ao laboratório com Rebecca, e obtém uma amostra do a-Virus III. Ele acredita que ao injetar Rebecca com a variante, ele vai retardar a infecção via Apoptose.

Chris retorna para sua ex-parceira e confronta Arias, dessa vez ele saindo vitorioso, desferindo um golpe que derruba o vilão através de uma janela, em queda livre para sua aparente morte. Diego, retorna, mais forte, devido a ter sido injeto com uma combinação refinada do a-Virus e o t-Virus. Ao que parece, o gatilho, no caso do Diego, é a mutação no caso de Arias morrer.

Ato 9

Os dois vilões juntam seus corpos e se transformam em uma criatura gigantesca com mais de 5 metros de altura, que é a única forma de Arias se manter vivo. Leon aparece no último instante, quando o monstro está prestes a matar Chris, jogando a Ducatti, que explode ao colidir com o monstro.

Leon diz a Chris para salvar Rebecca e fica para combater Diego-Arias. Chris injeta o a-Virus III no corpo de Rebecca e a cura aparentemente funciona. As armas de Leon não parecem surtir efeito na criatura, que acaba por ferí-lo. Chris aparece e se junta a Leon, mas nenhum dos disparos surte efeito.

Nadia e DC chegam em um jato da BSAA, e Nadia atira contra Diego-Arias com uma railgun, enquanto DC joga um lança-granadas para Chris. Leon então decide arremessar duas granadas explosivas, enquanto Chris as explode com o lança-granadas, matando Diego-Arias na explosão.

Todos embarcam no helicóptero e dispersam o a-Virus III pelos ceús. Rebecca acredita que o vírus será carregado pelo ar e vai chegar à população geral e curá-los.

Epílogo

Maria Gomez emerge dos destroços do complexo de Arias e intercepta uma mensagem da BSAA confirmando as mortes do ex-agente e seu pai, Diego Gomez, jurando vigança contra quem os matou, pois é assim que crianças são programadas para se comportar na sociedade.

Fim

Resident Evil Vendetta estreia no Japão em 27 de maio. Nos Estados Unidos e outros países, será lançado em formato DVD e Blu-ray em 18 de junho. No Brasil, leva o título de Resident Evil Vingança, chegando ao mercado nos mesmos formato em 28 de julho, inclusive dublado.