Lycan (Licano)
Moradores do vilarejo que foram usados como cobaias pela Mãe Miranda e alguns de seus Lordes se transformaram em lycans – licanos. Eles são ferozes, relativamente ágeis e aparecem com frequência durante o jogo. Seu maior ponto fraco é a cabeça. Alguns deles também podem empunhar armas como machados e até mesmo arco e flecha.
Licano Grande
Uma versão com armadura do licano (lycan) comum. Ele possui estacas em seus braços que usa como armas e sua cabeça é coberta por um capacete de madeira, impedindo que um tiro cause uma morte instantânea por acerto crítico.
Vârcolac
Uma versão totalmente transformada de um lycan. Eles são como subchefes que aparecem em alguns lugares do vilarejo. Esses inimigos são muito resistentes, rápidos e causam um dano elevado. Seu ponto fraco continua sendo o mesmo de sua versão mais fraca: a cabeça.
Urias / Urias Sträjer
Urias é um monstro gigante com algumas características licantrópicas, mas que usa seu martelo gigante como arma ao invés de seus dentes e garras. Embora não seja um lorde, ele é subordinado direto de Mãe Miranda e possui o poder de controlar os lycans. Um inimigo extremamente resistente que tem como parte vulnerável a cabeça, a princípio. No decorrer da luta, ao receber dano, Urias revela mais de seu poder, com alguns tentáculos saindo de suas costas e evidenciando seu verdadeiro ponto fraco. Ele também fica mais violento, rápido e perigoso.
Moroaicã
É um dos inimigos mais frequentes do jogo, principalmente no castelo de Lady Dimitrescu. Sempre munidos de suas espadas ou foices, os Moroaicãs são lentos e fracos, tendo suas cabeças como pontos fracos. Tratam-se de criados do castelo Dimitrescu. Aqueles que cometeram erros acabaram servindo de alimento ou viraram cobaias para as donas do antigo castelo, sobrando apenas pele e osso.
Samca
Uma versão voadora dos Moroaicã. Embora um pouco mais rápidos que sua versão apenas com pernas, ainda são fracos e sempre atacam em bandos.
Alcina Dimitrescu / Dimitrescu Mutante
Uma mulher alta e implacável, que com suas unhas que podem virar garras a seu bel prazer cortam tudo que estiver em seu caminho. Ela persegue Ethan Winters durante sua visita ao castelo – não há como derrotá-la até que saia do local. Em sua forma final, Alcina Dimitrescu se transforma em uma espécie de dragão. Ela assume esta forma quando Ethan está fugindo. Para impedi-lo, Lady Dimitrescu revela sua verdadeira forma monstruosa. Enquanto transformada, ela voa e ataca com investidas violentas. O ponto fraco é seu corpo que fica acima da monstruosidade quadrupede.
Bela, Cassandra e Daniela Dimitrescu
As filhas de Lady Dimitrescu possuem todas as mesmas habilidades. Podem transformar seus corpos em nuvens de insetos e vagar livremente nesta forma, atacando Ethan muitas vezes antes de se materializarem novamente em sua forma humana. Parte da perseguição no castelo Dimitrescu acontece graças a Bela, Daniela e Cassandra, que estão sempre atrás de Ethan. Seu único ponto fraco é o frio. Os ventos gélidos que sopram pelas janelas do castelo congelam suas peles e elas não podem mais usar sua forma de inseto para fugirem ou atacarem, ficando vulneráveis como “humanas” aos disparos das armas comuns.
Donna Beneviento
Donna não possui armas ou poderes, diferente dos outros lordes, mas em compensação é muito boa com flores e em extrair suas propriedades, criando uma toxina alucinógena a partir delas. Graças a isso, usa de suas bonecas e habilidades ventríloquas unidas a elas para causar pesadelos terríveis em suas vítimas. Angie, sua boneca preferida, é seu instrumento de tortura e ao mesmo tempo seu ponto fraco. Ela também pode controlar outras de suas bonecas à distância.
Bebê
Uma aberração mutante que possui um choro igual a de um bebê humano. Ele te persegue no porão da casa de Donna Beneviento e não pode ser morto ou confrontado. Se for pego por essa criatura Ethan é morto na hora, tendo de se esconder pelo cenário para evitá-la ou conseguindo enganá-la em suas perseguições para fugir da aberração.
Moreau A / Moreau B / Moreau Mutante
Moreau em sua forma humana deformada não apresenta grandes perigos, mas tem a habilidade de controlar uma espécie de gosma resistente que ele pode fazer crescer e aparecer em praticamente qualquer lugar húmido.
Não possui controle sobre suas habilidades mutantes e acaba por revelar sua verdadeira forma, a de uma espécie de peixe gigante. O monstro cospe ácido, sendo esse seu principal ataque. Seu ponto fraco é o corpo humanoide, que fica dentro de sua boca e é exposto sempre que o inimigo cospe o ácido.
Karl Heisenberg / Heisenberg Mutante
O filho insatisfeito de Miranda possui poderes magnéticos, que o permitem controlar quase toda liga metálica existente. Graças a isso ele pode criar o que quiser com esses poderes. Além disso, Heisenberg também empunha uma marreta enorme e pesada que apenas ele consegue manejar. Em sua luta com Ethan, se transforma em um monstro metálico gigante e possui vulnerabilidades em suas “juntas”, que brilham em vermelho.
Arrastador
Encontrado na fábrica de Heisenberg, os arrastadores são uma versão dos Moroaicãs com uma viseira metálica, que os torna cegos. Graças a isso sua audição é muito boa e podem encontrar seus inimigos ao menor som que eles fizerem. Essas viseiras não permitem que eles tenham suas cabeças estouradas por um acerto crítico. Assim como os Moroicãs, os inimigos são lentos, fracos e sempre empunham alguma arma.
Soldat Um
Um humano fundido a partes mecânicas. Trabalhadores da fábrica de Karl Heisenberg foram usados como cobaias para que ele pudesse criar uma arma poderosa. Seu ponto fraco é o “coração”, onde fica sua fonte de energia. Eles não são muito rápidos, mas causam um dano moderado, graças a broca implantada em seu braço esquerdo.
Soldat Dois
Soldat Dois é a versão aprimorada do Soldat Um, possuindo uma broca em cada braço e tendo seu núcleo movido para as costas. Eles são um pouco mais rápidos que sua versão anterior e causam mais dano, pois usam as duas brocas para atacar simultaneamente.
Jato de Soldat
Mais uma versão melhorada dos Soldats anteriores. Desta vez o Soldat possui as duas brocas, uma armadura que protege seu tórax e cabeça e ainda uma mochila a jato. O núcleo fica em seu peito, mas devido a sua armadura e mochila a jato, que faz o inimigo ficar bem veloz, pode ser um pouco difícil de acertá-lo.
Tanque de soldat
Soldat completamente coberto por uma armadura extremamente resistente e que precisa sofrer dano com um alto poder de fogo para que sua seja destruída. Munições e armas explosivas são a melhor pedida contra ele, fazendo com que sofra avarias múltiplas e revele seu núcleo.
Arranque
A criação mais poderosa de Heisenberg, embora ele a considere uma falha. Este inimigo corre na direção de Ethan com as hélices que estão pregadas em seu peito e pode soltar um grande jato de fogo delas, mas com isso ele superaquece e não pode atacar por um curto período. Suas investidas violentas geralmente acabam o deixando preso ema alguma parede, o que deixa seu ponto fraco nas costas exposto.
Megamiceto
Um mutagênico, o mofo original, encontrado nas profundezas de uma caverna do vilarejo. Ele se funde a seu hospedeiro e lhe concede algumas habilidades que podem variar de pessoa para pessoa. Deste mutagênico veio a origem do mofo que conhecemos em Resident Evil 7.
Miranda
Líder da vila, Mãe Miranda ganhou poderes graças ao Megamiceto. Miranda pode assumir diversas formas que consistem sempre em algo que possua aparência de “raízes” como o Megamiceto. Em sua primeira forma, Miranda ataca com suas mãos gigantes e garras mortais. Já em sua segunda forma, de suas costas saem pernas que lembram muito as de uma aranha. Ela as usa para pular de um lado para o outro e em cima de Ethan, além de atacar com suas garras ao se aproximar. Sua forma seguinte consiste em uma versão voadora da anterior, que ataca com investidas e conjurações de bolas de fogo – nesta hora é essencial acertar a cabeça com suas armas mais poderosas para impedir o ataque. Em sua última forma, Miranda é consumida pelo Megamiceto ganhando um tamanho descomunal. Não existe batalha contra esta última forma, ela aparece apenas na cutscene final de Ethan.