Nome: Alex Wesker
Nascimento: 1960
Altura: 1,77 m
Peso: 54kg
Afiliação: Umbrella (1998-2006); Chefe da Ilha Zabytij (2000-2011)
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Status: Morta (2011)
Alex Wesker fora a cobaia de número 12 das 13 selecionadas para o Projeto Wesker, ou como muitos conhecem pelo nome “Crianças Wesker”, projeto criado pela Umbrella Corporation com o intuito de formar uma nova raça humana superior, tendo como diretor de tal projeto Ozwell E. Spencer.
Assim como seu “irmão, Albert Wesker, Alex possuía uma natureza faminta por poder e delírios de divindade interior. Tinha grande consideração por Albert pelo fato de também ser um dos sucessos do Projeto Wesker, além de suas ações e legado. Já com relação a Spencer, porém, Alex manifestava um grande desgosto por se sentir usada apenas para cumprir o desejo de imortalidade do líder da Umbrella.
Infância e emprego na Umbrella
Alex Wesker sempre fora uma das principais pessoas que Ozwell E. Spencer queria para seus projetos e afins dentro da Umbrella. Isso fez com ele criasse a menina desde a sua infância, sob suas ordens constantes e já implantada no Projeto W, tudo para que ela se tornasse perfeitamente doutrinada com os ideais do líder da Umbrella.
Atendendo às expectativas de Spencer, Alex foi nomeada como pesquisadora-chefe do Projeto Wesker. Ela e Albert foram considerados “os escolhidos”, as crianças mais promissoras, e foram retratados em um quadro pintado à mando do próprio Spencer. Alex considerava Albert como um irmão, ainda que os dois não fossem sequer parentes.
Em 1998, Alex, Albert e as demais crianças receberam um vírus experimental derivado do Progenitor. Os “dois irmãos” foram os únicos sobreviventes. Albert usa o vírus para forjar a própria morte e trilhar seu próprio caminho longe de Spencer, equanto Alex sobrevive, mas uma doença incurável enfraquece seu organismo, impedindo que as habilidades observadas em Albert apareçam nela. Apesar desses problemas, Alex nunca deixou de ser vista como a criança preferida de Spencer.
Após a suposta morte de Albert e das outras “crianças”, Alex começou a reportar queda no Projeto Wesker, que diminuía drasticamente de 93% de chances de sucesso para 18%.
Ilha Zabytij
Entre 2000 e 2011
Em Julho de 2000, Alex Wesker se mudou para uma ilha desconhecida chamada Zabytij, próxima à Rússia, a fim de prosseguir com suas pesquisas.
Contando com o financiamento de Spencer e com o apoio de seu fiel pesquisador, Stuart, e sua equipe de cientistas, Alex consegue reerguer a ilha financeiramente, reabrindo as industrias e também as minas, o principal meio de empreendedorismo do local. Após o sucesso de tal plano, os habitantes começaram a idolatrá-la, chamando-a de “Senhora Alex”, a seguindo cegamente e sem questioná-la.
Com os empregos oferecidos devido o crescimento da ilha, Alex pode, enfim, continuar com seu principal objetivo. Secretamente, ela usava as minas do local como centro de testes para o desenvolvimento de vírus, tornando os novos empregados em perfeitas cobaias.
Ainda na ilha, um dos pesquisadores de Alex desenvolveu o vírus T-Phobos, um dos derivados do T-Vírus original, capaz de responder aos níveis de adrenalina e noradrenalina do hospedeiro. Apenas Alex foi capaz de enxergar o potencial do tal vírus, que seria perfeito para seus futuros objetivos.
A Pesquisa da Imortalidade
2006
Após a queda da Umbrella e o desaparecimento de Albert, Alex continuou ao lado de Spencer, sendo a ultima do Projeto Wesker ainda sobre ordens do criador da Umbrella. Pelo próprio ponto de vista de seu mentor, Alex se “destacou em absorver as habilidades de outros”, e isso fez com que Spencer confiasse inteiramente nela para continuar sua pesquisa para alcançar a imortalidade.
Alex Wesker, com isso, viajou para uma ilha chamada Sonido de Tortuga, e lá estudou os vírus que a Umbrella ainda tinha posse, tudo com o intuito de extrair todas as informações possíveis sobre a capacidade de imortalidade presente no vírus Progenitor.
Toda a sua pesquisa não trouxera nenhum resultado relevante para os planos de Spencer, mas Alex rapidamente se viu interessada em outros resultados obtidos que poderia ajuda-la em seus objetivos pessoais. Reportando tal fracasso para seu criador e aceitando sua falha, Alex abandona a ilha e também Spencer, roubando toda a informação que conseguira.
Ainda que Spencer insistisse que a chave para a imortalidade estava nos vírus da Umbrella, Alex discordava. Para ela, o envelhecimento do corpo era inevitável e a solução não poderia ser encontrada em nenhum tipo de vírus. A única saída era a transferência de uma copia digital da consciência humana para outro hospedeiro.
Após abandonar Spencer e ver o corpo cada vez mais debilitado por sua doença, Alex passou a investir nessa aposta, unindo a estratégia de transferência ao uso do vírus T-Phobos, que selecionaria um receptáculo perfeito para sua mente.
O Legado de Albert
2009
Assim que a B.S.A.A. confirmou a morte de Albert Wesker após a missão do grupo anti-bioterrorista na Africa, Alex imediatamente organizou sua equipe de pesquisadores e os enviou para o laboratório secreto da Umbrella no continente, a fim de recolher uma amostra do vírus Uroboros.
Alex era um das poucas pessoas que sabiam da existência e localização de tal laboratório, e isso fez com que ela descobrisse que Albert Wesker realmente estava envolvido na morte de Ozwell E. Spencer. Durante todos aqueles anos, Albert não sabia que Alex o monitorava desde a morte de seu criador.
Pesquisa sobre o medo
2011
Alex se alia a Neil Fisher para finalmente conseguir realizar seu ritual de transferência. Alex aproveita que Neil estava fazendo de tudo para restaurar a F.B.C. (The Federal Bioterrorism Commission) para, assim, conseguir possíveis hospedeiros para o processo de imortalidade.
Alex usaria os próprios membros da TerraSave, cedidos por Neil, para selecionar aqueles com uma condição especial: não ser subjulgado ou dominado pelo medo, já que a experiência teria o T-Phobos como matéria prima.
Em um acordo com Alex, Neil teria uma amostra do vírus Uroboros. Nessa mesma época, Alex recebe a notícia de que seu fiel empregado, Stuart, estaria exterminando todos aqueles que participaram das experiências com o T-Phobos, sejam eles cobaias e até mesmo a equipe de cientistas, incluindo o próprio Stuart.
Assim que recebeu a lista dos principais cobaias que Neil providenciou, Alex colocou seu plano em ação. Como a maioria dessas cobaias são da TerraSave, ela envia sua equipe militar privada para sequestrá-los em meio a uma confraternização da ONG, levando todos para a ilha Zabytij, onde seriam estudados como cobaias do T-Phobos. Alex também se inclui no experimento e injeta o vírus T-Phobos em si mesma, acreditando que seria incapaz de sentir medo.
Enquanto Claire Redfield e Moira Burton tentavam escapar da ilha, Alex as observava e “instruía” as duas através de um bracelete colocado em ambas, e se auto intitulando de “A Supervisora” da ilha. Ao mesmo tempo que observava os progressos de suas cobaias, ela aproveita e usa diversas armadilhas para eliminar os mais fracos ao T-Phobos, criando situações que fizeram o vírus ser ativado neles através do medo da própria cobaia.
No meio de toda a confusão causada pela a mutação do membro Gabriel Chavez, Alex pede que Neil tire Natalia Korda dos cuidados de Claire e Moira e a traga imediatamente para que ela prosseguisse com o processo de transferência de consciência humana na menina. Segundo Alex, a Natalia seria o receptáculo perfeito para o seu “renascimento”.
Quando finalmente consegue por as mãos na menina, Alex trai Neil Fisher, injetando nele o vírus Uroboros. A vilã acreditava que o membro da TerraSave não passava de um “cachorrinho seguindo ordens” e apenas um fantoche de Morgan Lansdale e, portanto, o descartou. Após livrar-se de Niel, a preparação para transferir a cópia da consciência de Alex para Natalia é concluída.
Em seguida, ela se encontra com Claire e Moira, onde acaba revelando toda a sua real intenção e planos, antes de se matar com um tiro na cabeça. Apesar de os planos de Alex terem corrido exatamente como o planejado, ela não contava com um detalhe: segundos antes do suicídio, Alex sentiu medo da morte e este foi o disparo para ativar o T-Phobos dentro de seu organismo.
Renascendo do medo
Alex Wesker retorna á vida, após seis meses após a sua “morte”, com o corpo deformado devido às mutações causadas pelo T-Phobos, mas ainda consciente sobre tudo que acontecera. Usando uma máscara e um roupão para esconder sua nova forma, ela começa a desenvolver um ódio obcessivo por Natalia Korda.
Encontrando a garota pela primeira vez em um local bem macabro, Alex coloca sua primeira tentativa de matar Natalia em ação, convocando um grupo de Revenants para atacá-la, mas é frustrada por Barry Burton.
Pouco tempo depois, Alex consegue novamente encurralar ambos, jogando Barry em um penhasco e focando somente em Natalia, sufocando a menina e praguejando sobre o fato de ela ainda continuar em sua forma humana, não sendo prejudicada pelos testes com o T-Phobos.
Assim que Natalia abre os olhos, Alex se assunta e se afasta da garota, dando um grito: a informação já é o suficiente para Alex; ela já conseguia ver a sua forma dentro da garota.
Mutação final e a morte “definitiva”
Como sua última tentativa para dar fim em Natalia, Alex consegue atrair a garota para seu esconderijo, uma caverna subterrânea na ilha Zabytij. Tentando realizar o desejo de superiorizar o legado das “Crianças Wesker” e realizar tudo aquilo que Albert desejava, ela injeta em si o vírus Uroboros, causando outra mutação.
Uma batalha se inicia entre a Alex “monstro” e Barry, onde ela grita incansavelmente sobre Natalia ser “a falsa”. Barry consegue derrubar temporariamente Alex, mas ela se recupera rapidamente e quase finaliza sua vingança ao atacar Natalia, porém é interrompida por Moira Burton.
Com o trio seguindo em rota de fuga, Alex é consumida cada vez mais pelo ódio e pelo Uroboros, transformando ainda mais seu corpo e expondo o núcleo de sua mutação. Após um tempo perseguindo Barry fora da caverna e fugindo das investidas de Claire Redfield, que estava por perto a bordo de um helicóptero dando cobertura e assistência a Barry, Alex encontra seu fim, recebendo um tiro de RPG-7.
Natalia “Wesker”
2013
Dois anos depois de todo o incidente na ilha Zabytij, Natalia é adotada por Barry Burton. Em uma festividade na casa da família, a copia digital da consciência humana de Alex começa a se manifestar, enquanto a menina está lendo uma das obras de Franz Kafta, o autor favorito da vilã. Vendo o sucesso que fora sua experiência, Alex/Natalia dá um breve sorriso.
Final Alternativo(ruim): Em Resident Evil Revelations 2, o jogador pode desfrutar de dois finais e isso dependerá de como escolher derrotar Neil Fisher no final do capítulo 3 com Moira ou Claire. Escolhendo prosseguir com a derrota por Claire, você será direcionado ao “final ruim”, onde Moira é morta soterrada no final do capitulo 4.
Com isso, Alex consegue não ser interrompida em sua investida contra Natalia assim que termina sua batalha com Barry na caverna subterrânea. Porém, a consciência humana copiada da Alex desperta nesse momento, então a garota se liberta das mãos da Alex “monstro” e, com as próprias mãos, retira o núcleo de mutação da Alex, dando fim a mesma.
Quando questionada por Barry, Natalia já não é mais aquela garotinha: com os trejeitos da “Supervisora”, ela agora se intitula como Alex. Barry até tenta atirar nela, mas não consegue, pois ainda vê a menina que tentara salvar, deixando-o inconsolável.
Em Resident Evil Resistance
A “Criança Wesker” reaparece como Vilã em Resident Evil Resistance, o modo online disponível junto com Resident Evil 3 (2020).
Alex é responsável por pela maioria dos testes feitos com cobaias a mando de Spencer em vários cenários de Raccoon City, reportando tudo que descobre a seu líder.
Como é altamente estratégista, ela usa os avanços de suas pesquisas para tornar o vírus usado nos experimentos mais letal, e isso que suas cartas são focadas, com a possibilidade de causar alta infecção rapidamente nos Sobreviventes, com a ajuda de várias criaturas e armadilhas espalhadas no local.
Sua Habilidade Suprema invoca uma nova B.O.W. chamada “Yateveo”, uma especie de planta gigante que pode ser controlada e até engolir por inteiro Sobreviventes próximos a ela;
Aparições
- Minna to Biohazard: Team Survivor & Clan Master – mobile (2013-2015);
- Resident Evil Revelations 2 (2015);
- Resident Evil Resistance (2020).
Curiosidades
- Alex era uma ávida leitora e apaixonada pelos trabalhos do autor tcheco Franz Kafka. Alex se personificava como Grete Samsa, e comparava seu “irmão” Albert Wesker com Gregor Samsa. Ambos são personagens da obra “A Metamorfose”, que também é o título de um dos episódios de Resident Evil Revelations 2. Pelo decorrer do game, Alex menciona muitas coisas relacionadas à literatura e vida de Kafka.
- Apesar de todo o mistério em relação à vilã de Resident Evil Revelations 2, Alex estava presente no “Concept Teaser” do jogo, um vídeo recheado de easter eggs da série.
- Os jogadores só souberam da existencia da Alex Wesker em um file presente na DLC Lost in Nightmares, em Resident Evil 5, onde ela é mencionada pela primeira vez na franquia;
- Alex também é somente mencionada sobre seus trabalhos no mangá Biohazard Heavenly Island;
- Alex Wesker era um dos personagens mais aguardados pelos fãs e muito se discutia sobre seu gênero. Como o nome “Alex” é unissex, muitos se questionavam se o personagem seria um vilão ou vilã.
- A modelo de rosto de Alex, Elaine Hendrix, é atriz e já participou de alguns filmes conhecidos no Brasil, como “Operação Cupido”.
Atrizes e Dubladoras
Resident Evil Revelations 2
– Mary Elizabeth McGlynn (voz; creditada como Lucy Todd)
– Elaine Hendrix (modelo de rosto)
Resident Evil Resistance
– sem informações
Galeria
Saiba mais!
Perfil original postado em 12 de Setembro de 2015.
Ultima revisão/atualização em 09 de Junho de 2020, por Paloma Cristini e Cesar Monti (Grupo do Discord).