Nascimento: desconhecido
Altura: desconhecida
Peso: desconhecido
Tipo Sanguíneo: desconhecido
Afiliações: Umbrella (?-1998)
Status: Morta (1998)
Annette Birkin era uma pesquisadora do laboratório das Montanhas Arklay, uma das instalações da Umbrella Corporation; durante os seus trabalhos ela iniciou um relacionamento com o seu chefe William Birkin; os dois se casaram e um tempo depois (dois anos antes da descoberta do G-Virus), Annette dá a luz à Sherry Birkin.
Pesquisas do G-Vírus
Entre 1993 e setembro de 1998
Após a transferência das pesquisas sobre o G-Vírus para o laboratório subterrâneo de Raccoon City, ficou sob responsabilidade de Annette a comunicação com pessoas de fora do laboratório – era ela quem intermediava o contato entre William e o chefe de polícia Brian Irons.
Após o incidente nas Montanhas Arklay e as investigações paralelas movidas pelo S.T.A.R.S. sobreviventes que resultou na descoberta do projeto G-Vírus pelos mesmos, William subornou Irons e instruiu Annette para que ela ficasse de olho nas ações do chefe de polícia.
Quando a infecção começou a se espalhar pela cidade, Annette ligou para Sherry passando instruções, pediu para a filha se abrigar no lugar mais seguro da cidade – a delegacia de polícia – mas antes a mandou passar em casa para pegar um colar.
O lado mãe
Setembro de 1998
Pouco tempo depois, do outro lado do complexo, Claire Redfield é surpreendida por Annette, que suspeita que a jovem também seja uma espiã da Umbrella,porém Claire nega e diz que Sherry também está nos esgotos. A cientista se desespera e diz que sua filha não pode ficar lá em baixo pois ela está sendo procurada pela criatura que outrora era seu pai.
Questionada, Annette resolve contar a historia por trás da transformação de William e a suposta traição da Umbrella. Ela explica que William está atrás de Sherry pois os dois tem uma carga genética semelhante e assim a criatura pode injetar um embrião na menina para continuar a proliferação do G-Vírus.
Durante a conversa, as duas ouvem um grito de Sherry, e elas então decidem se separar para encontrar a garota.
Já no final da madrugada, Leon vagava pelo centro de pesquisas subterrâneo buscando uma forma de sair do local. Em um dos corredores, ele é surpreendido por Annette, voltando a acusá-lo pela morte de William e pergunta onde Ada está. Leon se mostra surpreso com as acusações e indaga a cientista sobre o que ela estaria falando.
Annette finalmente se dá conta que o rapaz é apenas um policial ingênuo que está sendo manipulado pela espiã e lhe conta toda verdade sobre Ada. Leon duvida das afirmações da pesquisadora, ela então decide matar o policial, mas antes de atirar os dois são surpreendidos por Mr. X (Tyrant). Annette foge e Leon resolve ficar e enfrentar o monstro.
Enquanto Leon estava atrás de uma rota de fuga, Claire buscava uma vacina para Sherry. Enquanto a moça estava em um dos laboratórios, Annette aparece e a acusa de matar o seu marido, confirmando que mesmo assim ainda iria continuar as pesquisas dele.
Claire a interrompe dizendo que Sherry foi infectada e que não resta muito tempo, e nesse momento as duas ouvem um barulho. Annette chama por William e vai atrás da origem do som, então surpreendida pelo G, que desfere um golpe fatal na cientista.
Pouco antes de morrer, ela entrega as instruções de produção do antídoto para Claire e pede para a moça transmitir o seu pedido de desculpas para a filha por todos os anos de ausência como mãe. Annette morre no chão do laboratório, onde dedicou toda sua vida ao trabalho do marido.
Em Resident Evil 2 (2019)
Antes da epidemia do Vírus T em Raccoon City, Annette Birkin, junto com seu marido William, começaram a trabalhar dentro do recém construído laboratório NEST, no início dos anos 90, onde ambos continuaram a pesquisa sobre o Vírus G e o desenvolvimento de armas biológicas com esse novo vírus, incluindo várias cobaias para tal pesquisa sendo as crianças do orfanato da cidade.
Para garantir toda a segurança necessária para que essa nova pesquisa não saísse do controle tanto de Annette quanto de William, isso incluindo o antiviral DEVIL, a pesquisadora decidiu fazer uma chave de segurança de todo seu laboratório em forma de um colar, que seria dado de presente a sua filha Sherry Birkin em seu aniversário.
Pouco tempo depois, com o surto de Vírus T nas instalações da Floresta Arklay, o relacionamento entre os pesquisadores e a Umbrella foi diminuindo, fazendo com que a própria corporação tentasse tirar a pesquisa sobre o Vírus G do laboratório NEST, ou seja, das mãos de Annette e William. Isso fez com que a corporação determinasse a suspensão das pesquisas feitas no laboratório e cortando o financiamento dessas pesquisas.
Nesse período, em uma entrevista, Annette foi confrontada por Ben Bertolucci devido as novas pesquisas sobre o Vírus G que já era de conhecimento em alguns meios de comunicação em Raccoon City. Com medo do que tudo aquilo poderia causar, ela saiu da entrevista sem mais esclarecimentos. Após esse período, a primeira cobaia infectada com o G escapou do NEST e voltou para o orfanato, causando ainda mais rumores.
Após a retirada de William Birkin do cargo no NEST, Annette viu seu marido se apoderar da pesquisa sobre o Vírus G e acabar não reportando mais nada a sede da Umbrella, e ao saber sobre vários espiões infiltrados no NEST, resolveu tentar vender a pesquisa sobre o G para as Forças Armadas dos Estados Unidos.
Assim que a Umbrella soube dessa venda e que o Vírus G estava quase pronto, enviaram a equipe da U.S.S. para invadir o laboratório e recuperar todo o projeto, no dia 22 de setembro. Como William reagiu, a U.S.S. acabou abrindo fogo contra o cientista.
Annette chegou logo após essa ação e, vendo que o marido já tinha se infectado com o Vírus G propositalmente para não morrer, e sem o antiviral DEVIL pronto para ser usado, viu seu marido começar a se transformar na criatura poderosa nomeada de “G”.
A pesquisadora acabou largando completamente a instalação NEST, que foi contaminada totalmente com o Vírus T e G, e foi até as instalações de esgoto próximo ao laboratório, seguindo rastros e dejetos da criatura “G” para acompanhar a evolução da criatura e, também, tentar ajudar o marido o máximo que pudesse.
Nesse dia, já sendo 30 de setembro, Annette acaba encontrando vários sobreviventes da epidemia de Raccoon City, incluindo Ada Wong, Claire Redfield, Leon S. Kennedy e até sua filha, Sherry Birkin.
Annette se encontra primeiro com Claire Redfield, encontrando a moça desacordada após ser atacada por William transformado. Ela começa a analisar a garota atrás de vestígios sobre o Vírus G. Ela acaba acordando Claire e a examinando melhor e constando que a garota não está infectada. Claire pergunta a Annette onde está Sherry, sendo respondida pela pesquisadora que “Sherry está bem”.
Obcecada pelo desenvolvimento da criatura “G”, principalmente pela sua força, Annette passa a ignorar por alguns minutos o que Claire começa a perguntar, analisando todo o cenário que foi destruído pela criatura. Annette percebe que a evolução da infecção do marido está bem mais rápida do que o previsto e começa a perguntar sobre onde está William para Claire, apenas recebendo mais perguntas da garota. Impaciente, Annette sai do cenário e afirma que está tudo sob controle, se irritando com Claire por ter perguntado demais sobre sua filha, Sherry.
Annette, então, tem seu encontro com Ada Wong e Leon S. Kennedy, logo depois. A pesquisadora estava observando um dos corpos mutilados nos corredores dos esgotos, entendendo ser ação do marido transformado pelo Vírus G, quando é confrontada pelos dois sobreviventes. Ada estava atrás de Annette Birkin para pegar uma amostra do vírus, com a fachada de ser agente do F.B.I. que investigava os rumores sobre a pesquisa.
Nesse encontro, Annette não se rendeu facilmente e fugiu dos sobreviventes, reagindo a perseguição com tiros, um que acabou acertando Leon. Annette e Ada se reencontram em um dos incinerados dos esgotos, onde a pesquisadora prende a suposta agente para evitar que ela permaneça em seu caminho até as entradas do NEST. Annette vê que Ada consegue escapar e tenta novamente acabar com a vida da espiã.
Já o encontro com a Claire nesse mesmo cenário, é um pouco diferente. Claire presencia Sherry Birkin conversando com a mãe através de um vidro, no deposito de lixo dos esgotos. Annette tenta acalmar a filha dizendo que não pode largar o trabalho no momento, mas que irá embora com ela em breve. Ela também reprende a filha dizendo que não era para ela ter saído de casa e, que se fosse realmente necessário, era para ter chamado a polícia, mas logo para de conversar com a garota e diz não ter tempo para Sherry agora, deixando a filha desmaiada no depósito.
Logo quando volta, assim que vê Claire se aproximando de sua filha, Annette pergunta o que ela está fazendo por lá, e conta também que a criatura “G” implantou um embrião em Sherry, explicando o estado atual da garotinha. Claire acaba discutindo com Annette para que ela ajude enfim sua filha, porém Annette reluta entre cuidar do marido infectado ou sua filha infectada. Annette acaba falando sobre a localização do NEST para que Claire possa levar sua filha até o laboratório e administrar o antiviral DEVIL. Nisso, Annette diz um adeus a sua filha e continua a perseguir a criatura “G“.
Cenário com Leon: Já de volta para dentro do NEST, Annette encontra a criatura “G” e o confronta, próximo a Leon. Ela confronta o marido para dar um fim a sua transformação, explicando para o policial que toda essa situação era culpa da Umbrella e que mesmo trabalhando para a corporação, eles como pesquisadores nunca quiseram que as coisas chegassem a situações extremas como a atual.
Annette, então, conta para Leon tudo o que aconteceu no laboratório, quando William foi alvejado pela equipe da U.S.S. e se infectou com o Vírus G.
Pouco antes de terminar de contar a história, a criatura “G” se levanta e ataca Annette, fazendo ela se chocar contra a parede e ficar bastante machucada. Com o intuito de não deixar a criatura escapar, Annette prende ele junto com Leon, fazendo com que o policial enfrente a criatura.
Annette conversar com Leon uma última vez assim que o policial volta de sua luta contra a criatura G, pedindo a ele que destrua a amostra do Vírus G que ele possuí, porém Leon nega tal pedido falando que irá entregar a amostra para Ada como evidência dos crimes da Umbrella, indo direto para o F.B.I.
Annette, então, conta toda a verdade para Leon, que Ada é somente uma mercenária e espiã dentro daquela situação toda, que a amostra serviria somente para venda no mercado. A pesquisadora acaba desmaiando antes de conseguir pedir novamente esse favor a Leon.
Antes de morrer, Annette consegue dar um tiro em Ada Wong e fazer o Leon largar a amostra do Vírus G, fazendo com que ninguém saia do laboratório com a amostra.
Cenário com Claire: voltando ao NEST, Annette encontra a criatura G nos laboratórios e o confronta, evitando que Claire tome tal iniciativa. A pesquisadora, então, conta a Claire tudo o que aconteceu no laboratório quando William foi quase morto pelo ataque da equipe da U.S.S. e se infectou com o Vírus G, e disse que não conseguiu parar seu marido a tempo, antes de sua transformação. Claire continua perguntando como Annette pode largar Sherry sozinha naquela situação toda da epidemia da cidade, só para escutar a pesquisadora dizer que não criaria sua filha em um ambiente com o Vírus G, porém antes de terminar tal conversa, Annette é atacada pela criatura G, se chocando contra a parede.
Annette tenta confrontar o marido para terminar com isso de uma vez por todas, porém é interrompida por Claire, dizendo para que ela vá cuidar de Sherry, enquanto a garota confronta a criatura G.
A pesquisadora se encontra novamente com Claire em um dos quartos da entrada do NEST, onde já tinha administrado o antiviral DEVIL em Sherry, aguardando o efeito do mesmo.
Annette está muito machucada, mas consegue ver que o antiviral deu resultado e que Sherry está curada da infecção, e antes que fosse tarde, dá a Claire a pulseira necessária para sair do laboratório e levar Sherry para um lugar seguro, já que o NEST entrou em contagem para autodestruição.
Como último desejo, Annette pede para que Claire salve Sherry, e para sua filha, se desculpa por ter a criado daquele jeito, falecendo logo em seguida.
Em Resident Evil Resistance
A cientista e virologista aparece como Vilão em Resident Evil Resistance, modo online que vem em conjunto com Resident Evil 3 (2020). Suas cartas são focadas no caos total, implantando diversos tipos de zumbis e criaturas, conseguindo também implantar algumas melhorias nessas criaturas, que aumentam força, resistencia e habilidades. Ela possui, como Habilidade Suprema, a capacidade de chamar e controlar a criatura “G”, seu fiel marido William Birkin em sua primeira transformação pela infecção com o Vírus G;
Aparições
- Resident Evil 2 (1998);
- Resident Evil – A Cidade dos Mortos (Resident Evil – City of the Dead), novelização por S.D. Perry (1999);
- Resident Evil: The Darkside Chronicles – cenário “Memories of a Lost City” (2009);
- Minna to Biohazard: Team Survivor & Clan Master – mobile (2013-2015);
- Resident Evil 2 (2019);
- Resident Evil Resistance (2020).
Curiosidades
- Annette estava presente em Resident Evil 2 Prototype (RE 1.5), assim como Sherry, praticamente todas as suas características foram mantidas na versão final;
- Em uma versão preliminar de Resident Evil 2 Prototype (RE 1.5) ela também seria infectada pelo G-Virus e sofreria as mesmas mutações que William.
Atrizes e Dubladoras
Resident Evil 2
– Jennifer Dale (voz)
Resident Evil 2 (2019)
– Karen Strassman (voz e modelo de captura)
– Malgorzata Dittmar (modelo de rosto)
Resident Evil Resistance
– Karen Strassman (voz)
Resident Evil: The Darkside Chronicles
– Deborah Sale Butler (voz)
Galeria
Perfil original publicado no dia 30 de junho de 2015.
Última revisão/atualização em 09 de Junho de 2020, por Paloma Cristini.