Nome: Alyssa Ashcroft
Nascimento: 1970
Altura: 176 cm
Peso: 62 kg
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Afiliação: Repórter freelancer em Raccoon City / Jornalista no jornal Raccoon Press
Status: Viva
Alyssa Ashcroft é uma repórter e jornalista, sendo uma das personagens jogáveis disponíveis em Resident Evil Outbreak File #1 e Resident Evil Outbreak File #2.
História
Totalmente focada e atenta a tudo o que acontece ao seu redor, Alyssa começou a investigar um hospital privado nas propriedades da floresta de Raccoon City após seu colega repórter Kurt desaparecer enquanto também investigava o local, devido a boatos de mortes misteriosas de pacientes, isso em 1993.
Em maio do mesmo ano, a repórter vai por conta própria até esse hospital a fim de encontrar Kurt, mas o que acaba encontrando é seu parceiro sendo devorado por Dorothy Lester – esposa do diretor do hospital, Albert Lester, e acaba se tornando um zumbi. Na tentativa de escapar, Alyssa também é atacada por Dorothy, mas consegue achar um meio de fuga do local.
Após o incidente, Alyssa se esforçou ao máximo para esquecer o que presenciou e acabou “perdendo” totalmente a memória sobre todo o ocorrido. Nesse mesmo tempo, o hospital foi fechado pela R.P.D.
Em 1996, Alyssa acaba publicando no jornal Comet News uma notícia sobre o cadáver de um homem encontrado às margens do rio Aimes, em Arklay, onde ela afirma que o local também era usado como local de despejo por empresas farmacêuticas.
Em 1998, escreveu um artigo sobre o roubo da loja de armas de Mac Reed para o jornal Daily Raccoon.
Incidente em Raccoon City
Em setembro de 1998, Alyssa trabalhava em seu mais novo artigo no J’s Bar quando presenciou o primeiro ataque de zumbis no local. De repente, ela se viu no centro da epidemia do T-Vírus que já se espalhava por Raccoon City. Junto a um pequeno grupo de sobreviventes que também estavam no bar no momento do ataque, Alyssa conseguiu escapar por pouco.
Após a fuga, ela passou a cruzar a cidade em busca de sobrevivência e de uma rota de saída, sempre acompanhada do grupo. Aproveitando o que considerava um verdadeiro “furo de reportagem”, Alyssa começou a reunir o máximo possível de informações e provas sobre o surto biológico que devastava Raccoon City.
Em uma dessas tentativas de encontrar uma rota segura para fora da cidade tomada pelo caos, o grupo acaba retornando à Floresta de Raccoon, onde Alyssa visita a cabana de Albert Lester. De lá, eles são conduzidos até um hospital privado agora abandonado — um local que a repórter já conhecia. Ao adentrar o prédio, Alyssa é tomada por lembranças do pesadelo vivido ao lado de seu parceiro, Kurt, e precisa enfrentar inúmeros zumbis que infestam o hospital, com destaque para a figura ameaçadora do Axe Man.
Durante essa jornada, Alyssa descobre a verdade por trás da Umbrella Corporation e o terrível segredo de Albert Lester, revelado como o próprio Axe Man. No entanto, toda essa carga dramática é abruptamente interrompida pelo surgimento de uma planta colossal, que tomou quase todo o hospital e representa uma ameaça ainda maior.
Assim que o grupo derrota a enorme planta, o corpo de Dorothy é expelido por ela, e Albert Lester a envolve em seus braços, morrendo no local. Abalada por tudo o que viu e vivenciou desde a morte de Kurt, Alyssa reflete sobre os acontecimentos e decide deixar Raccoon City, determinada a “mudar as coisas”.
Logo depois de sobreviver a destruição total de Raccoon, Alyssa publicou toda a sua descoberta no artigo “What is a B.O.W.? : Blowing the Lid Off this Horrifying Secret Project”, para o jornal Daily Advisor (isso pode ser visto na cena final da personagem no final do cenário End of The Road, em Resident Evil Outbreak File #2).
Finais Alternativos
Em Resident Evil Outbreak, existem quatro finais disponíveis para o personagem, dependendo do que for feito na gameplay:
- Regretful Ending: Se parece mais a um epilogo, onde Alyssa diz a seguinte frase: “Everyone has a right to know the truth. Some people give their lives for it, but what does that mean? Innocent curiosity can bring self destruction. My only hope is to forget. The darkness is too much for me…”
- Remain Hopeful Ending: Após ser resgatada pelo helicóptero de resgate, Alyssa fala: “ Even I’ve had enough, just thinking about the calm after…”, então é interrompida falando que está com uma enxaqueca. O moço do resgate, então, lhe oferece um remédio, e Alyssa vê que se trata de um comprimido de Uspirim, produzido pela Umbrella. “Thanks, but I pass”, ela diz.
- Chopper Zombie Ending: O personagem se transforma em zumbi, atacando as pessoas dentro do helicóptero de resgate. Ao fundo, é dito a frase: “I wish I didn’t know anything, nut now the moment I’m no longer myself… I understand completely…”
- Special Ending: um final especial, onde Yoko e Alyssa permanecem em Raccoon City, por estarem infectadas. Alyssa pensa consigo: “And so it is that I stay behind. Spreading the virus would be to unconscionable, even for me”. Yoko acaba ajudando Alyssa a se conectar a um computador com internet para enviar todo o material do incidente que ocorreu na cidade para seus contatos confiáveis. Alyssa destrói o computador e junto com Yoko esperam a morte e fim de Raccoon City.
Vida após Raccoon City
Em janeiro de 2016, a jornalista escreveu uma matéria para o jornal local de Durvey, em Louisiana, relatando sobre o inicio de uma investigação para encontrar uma universitária desaparecida na região. Na matéria, ela destaca o desaparecimento de mais de 20 pessoas na região em um período de 2 anos, e que as vítimas só aumentam. Também destaca que os desaparecidos são, na maioria das vezes, turistas e nômades, e que equipes maiores de investigação e interrogatórios locais foram usados para expandir a area de buscas pelas vitimas.
Itens Pessoais e Ações Especiais
Itens Pessoais
- Picking Tool (Resident Evil Outbreak e Resident Evil Outbreak File #2): um conjunto de ferramentas para a prática de arrombamentos de portas e gavetas, já que muitas delas estarão fechadas e não possuem chaves para abri-las
- Stun Gun (Resident Evil Outbreak File #2): uma arma de choque que pode ser recarregada por baterias encontradas ao longo dos cenários (a mesma pode ser descartada do inventário, caso o jogador queira uma arma melhor ou para dar espaço a outros itens mais importantes).
Ações Especiais
- Back Step: Como o próprio nome já diz, é um movimento de esquiva em que a personagem dá um pulo para trás, evitando o ataque inimigo;
- Critical Shot: Quando equipada com a Handgun, Alyssa consegue reajustar sua pontaria para um tiro certeiro na cabeça (com isso, ela é considerada por muitos uma das melhores personagens femininas para se jogar na série Outbreak).
Relacionamento
Como sempre ambiciosa e curiosa, Alyssa tenta manter o máximo de pessoas possível perto de si, parra conseguir toda a informação que deseja:
- Kevin: médio
- Mark: médio
- Jim: ruim
- George: bom
- David: bom
- Yoko: médio
- Cindy: médio
Roupas Extras
Como extra, a repórter possui 4 tipos de roupas alternativas que ficam disponíveis para compra na galeria do game assim que você coleta alguns itens especiais:
- Midnight Caller (Resident Evil Outbreak): é preciso pegar os itens especiais “Stiletto Heels” (cenário Outbreak no Hard ou Very Hard), “Red Lipstick” (cenário The Hive no Hard ou Very Hard) e “Red Dress” (cenário Decisions, Decisions no Easy ou Normal) ;
- Street Scene (Resident Evil Outbreak): é preciso pegar os itens especiais “Sportswear Bottom” (cenário Outbreak no Hard ou Very Hard), “Sportswear Top” (cenário Below Freezing Point no Easy ou Normal), “Women’s Sunglasses” (cenário Below Freezing Point no Hard ou Very Hard), “Sport Shoes” (cenário Decisions, Decisions no Easy ou Normal);
- Karate Uniform (Resident Evil Outbreak File #2): é preciso pegar os itens especiais “Thermal Underwear” (cenário Wild Things no Normal), “Forgotten Gi” (cenário Underbelly no Hard), “Japanese Cloth” (cenário Flashback no Hard), “Black Belt” (cenário Desperate Times no Normal) e “Olympic Book” (cenário End of the Road no Very Hard);
- Victory Road (Resident Evil Outbreak File #2): basta terminar o cenário especial Elimination 1.
Aparições
- Resident Evil Outbreak (2003);
- Resident Evil Outbreak File #2 (2004);
- Minna to Biohazard: Team Survivor & Clan Master – mobile (2013-2015).
Curiosidades
- Alyssa Ashcroft sempre foi ambiciosa e curiosa, o que fez com que ela se tornasse uma ótima jornalista, que sempre está em busca dos fatos, pistas e incansáveis coletas de quaisquer informações necessárias para seus artigos;
- Sendo um pouco egoísta, ela não gosta de se sentir perdedora perto dos outros – principalmente no trabalho, isso faz com que seu principal rival seja Ben Bertolucci (ele mesmo a admira muito por causa de sua determinação);
- Sua prioridade é se mostrar uma mulher forte e bela ao mesmo tempo em todo o lugar que passa, mas quando “baixa a guarda”, mostra ser uma pessoa que gosta de cuidar e ajudar aqueles que precisam;
- Uma das suas maiores habilidades é o uso profissional do famoso lock-pick;
- Sua roupa extra Midnight Caller é uma clara referencia ao figurino de Milla Jovovich no primeiro filme da franquia, Resident Evil;
- Para a surpresa de muitos jogadores, o nome de Alyssa aparece em um file no game Resident Evil 7. Ela relata o inicio das investigações dos sumiços de visitantes da area rural de Dulvey, Louisiana. Esse acontecimendo é considerado, por muitos, a explicação que faltava para que Resident Evil Outbreak fosse canonico, mas nada foi confirmado oficialmente;
- No perfil de January Van Sant, de Resident Evil Resistance, conta que uma reporter do News Comet, jornal de Raccoon City, a contratou para hackear e tentar encontrar pistas sobre transações ilegais entre a Umbrella Corporation e a R.P.D. Muitos fãs acreditam que essa reporter é a Alyssa.
Atrizes e Dubladoras
Resident Evil: Outbreak
– Wendee Lee (voz)
Resident Evil: Outbreak File#2
– Wendee Lee (voz)
Galeria
Perfil original publicado em 25 de Julho de 2016.
Última revisão/atualização em 18 de Junho de 2020, por Paloma Cristini. (ajuda do Cesar Monti – Grupo do Discord).








