Nessa edição do REVILfacts, chegou a vez de falarmos sobre alguns fatos e curiosidades de uma das personagens mais humanas e queridas da franquia – Claire Redfield!
Claire Redfield quase foi Elza Walker
Após o descarte do beta “RE 1.5”, Claire Redfield tomou o lugar de Elza Walker. As duas personagens são muito parecidas, exceto por diferenças físicas e o parentesco com Chris.
Originalmente, Elza Walker era a segunda protagonista de Resident Evl 2 ao lado de Leon Scott Kennedy.
Elza era integrante da universidade de Raccoon City e estava na cidade convocando seus colegas para uma grande corrida de motos, no entanto, ela acaba cercada por zumbis e tendo que se esconder dentro da delegacia de polícia, onde luta pra sobreviver os horrores que tomaram a cidade.
Diferente de Claire, Elza seria loira – no entanto, o penteado das duas e a paixão por motos, seriam os mesmos. Na história descartada de Resident Evil 2, que mais tarde ficou conhecido como Resident Evil 1.5, Elza encontraria situações semelhantes às vividas por Claire – inclusive salvaria a vida de Sherry Birkin.
Elza foi trocada por Claire Redfield na versão final para que um existisse gancho entre o primeiro e o segundo jogo. Como Claire é irmã de Chris Redifield, a história onde Claire procura por seu irmão ainda colaborou para a criação de Resident Evil CODE: Veronica.
A Claire é fã da Banda Queen
As estampas Made in Heaven e Let me Live nas roupas de Claire são referências a músicas homônimas de Freddie Mercury, da banda Queen.
Essas referências existem pois os criadores do game e da personagem gostam muito da banda. De qualquer forma, dá pra imaginar que eles criaram esse background pra personagem.
Claire utiliza armas e acessórios de seu irmão, Chris Redfield
Claire e Chris são órfãos, e por conta disso, Chris decidiu usar seus conhecimentos militares para ensinar a irmã a se proteger caso fosse necessário, dando a ela alguns presentes peculiares, como a faca dos S.T.A.R.S usada por Claire em Resident Evil 2 e o isqueiro, usado pela personagem em Resident Evil CODE: Veronica.
Por ter escolhido a diplomacia, Claire pôde continuar vendo Sherry
Após Sherry Birkin ficar sob a tutela do governo devido a sua infecção com o G-Vírus nos eventos de Resident Evil 2, engana-se quem pensa que Claire abandonou a garotinha.
Apenas pessoas sem envolvimento militar ou com o combate contra o bioterrorismo poderiam manter contato com alguém sob tutela governamental. Após os eventos de Resident Evil CODE: Veronica, Claire deixou o armamento de lado para escolher uma nova maneira de lutar contra o legado deixado pela Umbrella e ainda manter contato com Sherry Birkin.
Em um dos files extras do ResidentEvil.NET, sabemos que além das duas continuarem se vendo, Claire também não deixou de manter contato com a Rani, aquela garotinha indiana do filme em CG Resident Evil: Degeneração.
A personalidade de Claire mudou em Resident Evil Revelations 2
Aí você leu esse fato e se perguntou: “como assim?”, calma, que eu já vou explicar.
Você provavelmente notou que em Resident Evil: Revelations 2 vemos uma Claire um pouco fria e que, aparentemente, perdeu o jeito com crianças, certo? No entanto, isso é um problema de tradução/interpretação/direção da versão ocidental do título.
Na versão japonesa do game, Claire manteve muitos mais traços da sua personalidade do que na versão ocidental. Nas cenas em que Claire parece “questionar” Natalia Korda, o tom de Claire no roteiro japonês é o de uma mãe extremamente preocupada, o que acaba deixando a pequena desconfortável, uma vez que não conhecia a ruiva. E é aí que a Moira Burton desempenha o papel de irmã mais velha que toma controle da situação.
Isso pode ter acontecido devido a tradução do roteiro para o inglês ou da direção de dublagem que fez a dubladora realizar uma interpretação equivocada da cena gerando muita estranheza nos fãs da personagem.
A Claire é a única personagem da franquia com o rosto de atrizes famosas
Em Resident Evil 2, a atriz escolhida como inspiração para o rosto de Claire Redfield, foi a protagonista da famosa franquia Pânico, a Neve Campbell. Já em Resident Evil CODE: Veronica, Claire recebeu um rosto inspirado na atriz Liv Tyler, conhecida por seu papel em O Senhor dos Anéis. Posteriormente em Resident Evil: Degeneração e Resident Evil The Darkside Chronicles, a face de Claire foi baseada nas feições de sua dubladora original, Alysson Court.
Claire é a personagens que teve menos dubladoras na franquia
Desde sua criação até as suas aparições antes de Resident Evil: Revelations 2, Claire foi dublada pela maravilhosa Alysson Court, atriz que sempre teve muito carinho pela personagem. Em Revelations 2, Claire foi dublada por uma nova dubladora, a Alli Hillis, conhecida por ser responsável pela voz de Lightning em Final Fantasy XII.
A troca de dubladoras chateou muitos fãs da personagem que já estão extremamente decepcionados por Alyson já ter confirmado que também não irá dublar a personagem no tão esperado remake de Resident Evil 2.
Esses foram os fatos sobre Claire Redfield. Você sentiu falta de alguma curiosidade sobre a personagem? Não esquece de deixar aí nos comentários junto com o nome do personagem que você quer ver por aqui no próximo REVILfacts!