O clássico Resident Evil, lançado inicialmente em 1996, foi incluído no Hall da Fama Mundial dos Videogames (World Video Game Hall of Fame) do The Strong National Museum of Play, que fica na cidade de Rochester em Nova Iorque (New York), nos Estados Unidos. O jogo foi eleito em uma votação popular na internet. Por meio das redes sociais, a Capcom agradeceu aos fãs que não só participaram do processo de votação, como também reencontraram aquelas memórias do fatídico dia em que entraram pela primeira vez na Mansão Spencer.
The original Resident Evil has been inducted into the World Video Game Hall of Fame at the @museumofplay!
Thanks to all of our fans who voted and recounted their memories of that fateful day you first entered the Spencer Mansion. We couldn’t have done it without you! pic.twitter.com/qGkHnL9tju
— Resident Evil (@RE_Games) May 11, 2024
Algumas lembranças foram compartilhadas em comentários entre as redes da Capcom, como na postagem sobre a votação no X (antigo Twitter) e no perfil oficial do Facebook. Entre as interações da comunidade, existem ainda pedidos para que a companhia faça uma trilogia com o RE1 original, Resident Evil 2 (1998) e Resident Evil 3: Nemesis (1999). O lançamento recente dos clássicos Tomb Raider tem sido lembrado como referência. Apesar das solicitações, não há qualquer retorno sobre o assunto por parte da desenvolvedora de RE.
Em um release para a imprensa, o museu lembra que Resident Evil popularizou o gênero survival horror, embora não tenha sido o primeiro jogo de terror. Fala também da criação por Shinji Mikami e que a franquia movimentou bilhões de dólares ao mostrar que era possível oferecer um entretenimento mais sério, maduro, para adultos e adolescentes mais velhos. Lembra ainda dos filmes em live-action baseados na franquia, que até 2022 arrecadaram US $ 1,2 bilhão (R$ 6,1 bilhões, em conversão atualizada) – ao final de 2018 o dado era o mesmo.
A curadora do museu, Lindsey Kurano, disse que “a combinação em Resident Evil com diálogos cafonas de filmes B, jogabilidade envolvente e suspense de arrepiar tornaram [o jogo] um dos favoritos entre as buscas por videogames mais maduros” e que isso “ajudou a estabelecer uma das franquias mais duradouras do mercado”.
Além de Resident Evil, outros quatro jogos, Asteroids, Myst, SimCity e Ultima, foram incluídos no Hall da Fama Mundial dos Videogames.