Sem qualquer alarde por parte da Capcom, vendedores estão anunciando o lançamento de Monster Hunter Wilds em mídia física no Brasil para PlayStation 5. Anúncios podem ser encontrados em diversos sites. O lançamento global de Wilds é em 28 de fevereiro, data que o jogo chega também em formato digital aos brasileiros no PlayStation, Xbox e Steam.
![](https://residentevil.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Monster-Hunter-Wilds-capa-brasil-playstation-5-1024x576.jpg)
O preço oficial, de acordo com a Amazon, é de R$ 329,90. No Mercado Livre, no entanto, há valores melhores – encontrei um de R$ 289,80. O jogo físico aparece com entrega prevista a partir de 12 de março em diversas listagens, mas há vendedores que garantem que o lançamento coincide com o digital: ou seja, em 28 de fevereiro.
A empresa responsável pela distribuição é a Solutions 2 GO, que fabrica os produtos no Brasil sob licença da Capcom. A empresa é a mesma que trabalhou com Resident Evil 4 e mais recentemente trazendo Dead Rising Deluxe Remaster e MARVEL vs. CAPCOM Fighting Collection: Arcade Classics em mídia física.
Optei por não “confirmar” informações sobre o lançamento de Monster Hunter Wilds diretamente com a Solutions 2 GO desta vez. Como é comum a jornalistas, é normal desconfiar do que não é ventilado oficialmente. Mas, dado ao que aconteceu da última vez em que noticiei jogos da Capcom lançados em mídia física, preferi me abster de conflitos e confirmar diretamente a distribuição com o mercado.
Aliás, quando começaram a aparecer listagens com Dead Rising e Marvel vs. Capcom, além de solicitar confirmações dos lançamentos, pedi formalmente que a Solutions 2 GO enviasse as capas de divulgação ao REVIL. Motivo? Óbvio: ao noticiar o assunto, haveria uma divulgação adequada/marketing gratuito para provocar mais pessoas a comprarem jogos em mídia física. A resposta que nos deram? Que as capas são de uso somente de varejistas cadastrados. Ali eu entendi que não adiantava dar murro em pedra e fui pegar as capas dos “varejistas cadastrados”, divulgando da mesma forma.
![Monster Hunter Wilds](https://residentevil.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Monster-Hunter-Wilds-character-1024x576.jpg)
Tenho sérias críticas ao trabalho da Solutions 2 GO. A Capcom Brasil não tem o poder de interferir e ajudar os fãs com informações adequadas sobre seus lançamentos em mídia física aos brasileiros também, pois é algo que é negociado a outro nível. Pense que a Solutions 2 GO apenas tem a permissão para fabricar e distribuir, com contrapartida de repasse de valores à Capcom pela quantidade fabricada/acordada e não mais do que isso.
Essa negociação de outro nível é algo que, suspeito, envolve o Japão, base da companhia. Um outro exemplo que partiu de lá e deixou muitos entre a comunidade encucados foi o lançamento de Resident Evil: Death Island (Resident Evil: Ilha da Morte). O filme chegou com um atraso imenso ao Brasil e sem muito empenho na divulgação. Quanto à Death Island, enquanto jornalista me fiz ser ouvido por quem poderia levar o recado ao Japão. Sobre o que rola com as mídias físicas e a Solutions 2 GO, tenho mais o que fazer e não vou insistir em crítica alguma, uma vez que a própria responsável pela distribuição pouco se importa se os produtos são ou não bem divulgados entre a imprensa.
Monster Hunter Wilds terá interface, dublagem e legendas em português do Brasil. Também tenho sérias críticas a como a Capcom Brasil (essa sim) não tem usado isso a favor da divulgação.