Muitos fãs estão confusos com a trama de Resident Evil 7. O final do jogo deixa mais perguntas do que respostas e não amarra todos os fatores que estão se desenvolvendo por trás do drama da família Baker, Mia e Ethan Winters.

TheBatMan, um dos membros do fórum do fansite de Resident Evil Biohaze, fez uma tradução da Linha do Tempo oficial de Resident Evil 7 presente no Kaitai Shinsho do jogo (os Kaitai Shinshos são grandes guias oficiais japoneses, cheios de informação).

Confira a timeline:

Linha do Tempo de Resident Evil 7

  • 2000 – a “organização misteriosa” começou a desenvolver armas biológicas que dominavam a consciência de outros com assistência técnica da HCF.
  • Começo dos anos 2000 – A “organização misteriosa” criou Eveline com sucesso, a primeira as cobaias tipo-E. Ela completou a forma de arma biológica.
  • 2010 – Mia é contratada como pesquisadora pela “organização misteriosa”.
  • 2011 – Ethan e Mia se casam. Mia conta para ele que trabalha para uma associação comercial.
  • 2014 – Chris Redfield e sua equipe de investigação se aproximam da sede da “organização misteriosa” na Europa. A organização decide, então, transferir Eveline para a América Central.
  • Outubro de 2014 – Os consultores Mia e Alan transportam Eveline em um navio-tanque para transporte de GNL (gás natural liquefeito). O navio naufraga enquanto Eveline escapa.
  • Eveline e Mia ficam perdidas no bayou no Sul da Louisiana. Mia perde sua memória do período em que ela trabalhou para a “organização misteriosa” e fica ainda mais sobre o controle de Eveline.
  • Eveline e Mia são resgatadas e protegidas pela Família Baker.
  • Eveline controla a Família Baker.
  • Eveline começa a sequestrar viajantes e pessoas desabrigadas usando os membros da Família Baker.
  • Janeiro de 2015 – Lucas se liberta do controle de Eveline graças à “organização misteriosa”. Após isso, ele observa a atividade de Eveline enquanto finge estar dominado e se mantém em contato com a “organização misteriosa”.
  • 2015 – Peter e Andre formam os Sewer Gators e começam a fazer programas de internet que abordam lendas urbanas e rumores relacionados a mistérios sobrenaturais.
  • Novembro de 2015 – Como o controle de Eveline sobre Mia está instável, ela é presa em uma casa abandonada na propriedade dos Baker.
  • Setembro de 2016 – Eveline começa a envelhecer rapidamente.
  • 01 de junho de 2017 – Peter, Andre e Clancy dos Sewer Gators visitam a casa abandonada na propriedade dos Baker.
  • 02 de junho de 2017 – Clancy é forçado a participar dos jogos de Lucas.
  • 09 de junho de 2017 – A polícia estadual da Louisiana começa a buscar os três membros do Sewer Gators desaparecidos, Pete, Andre e Clancy.
  • 18 de julho de 2017 – Eveline fere Mia e envia um e-mail para Ethan chamando-o para a propriedade dos Baker.
  • 19 de julho de 2017 – Ethan visita a casa dos Baker para encontrar Mia.
  • 20 de julho de 2017 – Ethan destrói Eveline e é protegido por Chris Redfield.

Reparem que, pela linha do tempo, há uma disputa de poder entre duas organizações. Mia está ligada a uma delas, a “organização misteriosa”, enquanto Chris (?) está ligado a outra, a “Umbrella Co”. Esta “nova Umbrella” de logo azul, seria a mesma vista em Umbrella Corps (que também pode ser a Sheng Ya Pharmaceuticals do mangá Heavenly Island).

A parte canônica de Umbrella Corps (sim!) acontece em 2012, e é mostrada durante o modo single player “O Experimento”, com o soldado 3A-7. O modus operandi da Umbrella Co. é usar soldados altamente treinados para roubar armas biológicas e dados de pesquisa da Umbrella original e eliminar tropas de outras empresas de desenvolvimento de armas biológicas.

Por trás da Umbrella Co. está o “Comandante” uma figura extremamente misteriosa cuja identidade é secreta até mesmo para outros funcionários de alto escalão da empresa. Estranhamente, a voz do Comandante é a mesma de… Albert Wesker.

A Umbrella Co. faz basicamente o que Wesker fazia após forjar sua morte, Chris faz parte dessa organização e usa uma arma com o mesmo nome de seu principal inimigo, e tem um cara com a mesma voz do Wesker comandando tudo… O que está acontecendo aqui?

 

Continuando…

Eveline estava em um laboratório da Europa e é transportada às pressas porque a Umbrella Co./Chris (?) está em seu encalço.

Quem faz com que Lucas se salve de Eveline é a organização da qual Mia faz parte. Depois disso, ele passa a fornecer informações sobre a arma biológica para a empresa.

Uma dúvida importante foi sanada: quem envia o e-mail para que Ethan vá até a propriedade dos Baker é Eveline, e não a própria Mia. Como Mia estava resistindo e não aceitava ser “a mãe” da menina, ela foi atrás de Ethan, que poderia servir como “pai” e facilitar o processo. Vemos que, em algumas falas de Jack, ele mostra uma rivalidade com Ethan, pois pode acabar perdendo seu papel de “pai” na “família”.

A linha do tempo ainda não resolve os questionamentos sobre Chris Redfield. De acordo com o material, a primeira “atividade oficial” do personagem é em 2014, que está no encalço de Eveline. Depois de Resident Evil 6, Chris aparece no mangá Heavenly Island, ainda afiliado à B.S.A.A, também no ano de 2014. Ainda não se sabe em que ano Resident Evil Vendetta se passa, mas para Chris ainda estar na B.S.A.A e não existir uma inconsistência os acontecimentos do filme precisam ser em 2014 ou antes.

Claro, a possibilidade de a Capcom estar escondendo a verdade sobre o personagem ainda existe e aquele Redfield pode não ser o verdadeiro Chris.

Chris ainda poderia ser um agente duplo, porém isso é altamente improvável. Chris certamente é conhecido e reconhecido no mundo das armas biológicas por ter sido o homem que matou Albert Wesker. Não é como se fosse possível que ele conseguisse ter qualquer tipo de disfarce.

O livro também possui uma seção de glossário, com a definição de algumas palavras chave.

Glossário

Chris Redfield – Um dos protagonistas da primeira geração de Resident Evil. Ele aparece como o herói de títulos mais recentes da série e também está no final deste jogo.

Albert-01, Albert-01R – Uma arma e sua réplica usadas contra Eveline no jogo. Parece que seu nome está ligado a Albert Wesker, um antigo inimigo de Chris.

S.T.A.R.S – Quer dizer Serviço de Resgate e de Táticas Especiais, o qual era a equipe de forças especiais do departamento de polícia de Raccoon City. Na época, o comandante era Albert Wesker e tanto a Albert-01 quanto a Albert-01R são cravadas com as três estrelas símbolo dos S.T.A.R.S e da equipe especial da RPD.

Umbrella – Uma empresa farmacêutica que estava desenvolvendo vírus para uso militar. Um helicóptero com o nome UMBRELLA CORPORATION aparece ao final deste jogo, mas o símbolo da marca parece ser de outra cor e o design também é diferente do antigo…

H.C.F* – Uma organização misteriosa originalmente rival da Umbrella. De acordo com o ‘Relatório de P&D’ (leia aqui) que pode ser lido no depósito no terceiro andar do subsolo da mina, essa organização parece ter cooperado com o desenvolvimento de uma bactéria específica.

Raccoon City – Uma cidade industrial que se tornou o palco dos títulos de primeira geração de Resident Evil. São mostrados sobreviventes de Raccoon City em uma revista presente em um dos quartos no segundo andar do navio-tanque.

Montanhas Arklay – Título da pintura de paisagem adornando o corredor do prédio principal, no primeiro andar. Arklay é uma área montanhosa nos arredores de Raccoon City e o lugar onde uma mansão abrigou o primeiro Resident Evil.

Escritório de design Trevor e Chamberlain: Um escritório para desenvolvimento de projetos e portas especiais que podem ser vistas no prédio principal e no sótão no terceiro andar. Será que George Trevor, que projetou a mansão do primeiro Resident Evil, está envolvido?

Clive O’ Brian – Comanda a B.S.A.A na época do incidente do Queen Zenobia, como mostrado em Resident Evil Revelations. Na sala de estar do prédio principal há um livro escrito por ele chamado “O Abismo Revelado”.

* H.C.F é a organização da qual Albert Wesker fazia parte na época de Resident Evil CODE Veronica. A afiliação aconteceu ainda em 1998, logo depois que ele forjou a própria morte durante a explosão da Mansão Spencer. Na época, a H.C.F era apenas uma equipe de soldados altamente treinados que atuavam sob o comando do Wesker. Até o momento não se sabe se a H.C.F era um grupo independente ou que fazia parte da “organização rival da Umbrella” (que pode ser a mesma “organização misteriosa” de Mia).

O guia também revela as idades de alguns personagens:
Ethan Winters: 33
Mia Winters: 32
Jack Baker: 55
Marguerite Baker: 53
Lucas Baker: 25
Zoe Baker: 23
David Anderson (o policial): 31
Alan Droney (parceiro de Mia): 53
Peter Walken: 43
Andre Stickland: 36
Clancy Jarvis: 35

Outras observações retiradas do Kaitai shinsho até o momento:

  • Ethan é engenheiro de software e vive em Los Angeles
  • Lucas é obcecado por engenharia elétrica e por isso constrói armadilhas e coisas luminosas
  • Alan e Mia fingiam ser um casal no navio-tanque
  • Chris e Eveline NÃO possuem um perfil detalhado no livro, ao contrário do que acontece com outros personagens. Alguns Kaitai shinshos de jogos recebem atualizações com novas informações de DLCs ou para proteger usuários de spoilers.

Not a Hero, por favor, chegue logo. A gente tá confuso demais aqui e tem muita referência de ~gente morta~ nessas informações.

%d blogueiros gostam disto: