Capcom amplia parcerias de Resident Evil com Duolingo a Street Fighter com McDonald’s

A Capcom vem ampliando parcerias com empresas de outros setores, permitindo o uso de elementos e personagens de séries de destaque na divulgação de aplicativos, restaurantes e outros produtos que não são ligados aos jogos. As mais recentes uniões de mundos diferentes envolvem Resident Evil e Street Fighter, mas já aconteceram com Monster Hunter e Mega Man que são franquias com maior apelo de marca.

Com Resident Evil, rolou uma brincadeira com a coruja do aplicativo de idiomas Duolingo. Durante alguns dias, Capcom (por meio da conta do ex-Twitter @REBHPortal) e Duolingo trocaram interações. Começou com Albert Wesker em Resident Evil e sua nova arma biológica para espalhar o aprendizado de idiomas para o mundo. Depois, evoluiu para Resident Evil 2, com a coruja atrás de Leon S. Kennedy perguntando se ele já tinha tido a sua aula do dia – quem usa app sabe como são os lembretes. Por fim, Leon é visto aprendendo espanhol (Resident Evil 4).



Duolingo x Resident Evil (Capcom)

Especificamente sobre a parceria Duolingo x Resident Evil: já tinha postado sobre o assunto em 3 de agosto. É que, naquela época, um erro no sistema do REVIL fez a publicação sumir – é raro, mas acontece nas melhores famílias. Mas eu não esqueci e cá estou trazendo a curiosidade novamente.

Outra colaboração recente com Resident Evil envolve a Universal Studios Japan com a atração Biohazard Night of Heroes. Atores de carne e osso interpretam personagens e há até mesmo um cardápio especial em um restaurante. Um prato executivo com um bife lembra a cena de Chris de Resident Evil 6.

Agora, STREET FIGHTER, essa sim é uma colaboração mais massiva. O tema está no McDonald’s para hamburgueres da rede de fast food. São os “Street Burgers”, que tem rendido algumas pérolas em redes sociais, com vídeos no estilo clássico de Street Fighter II e imagens atuais de Street Fighter 6.

McDonald's x Street Fighter (Capcom)

McDonald’s x Street Fighter (Burgers) começou no dia 22 de outubro. Há hamburgueres especiais de três personagens específicos: Ryu, Ken e Chun-li. Além disso, copos especiais e batatas fazem parte de combos.

O de Ryu é um hamburguer com alho queimado, maionese e ovo com molho teriyaki.

 

O de Ken é um X-Burguer Triplo.

 

O de Chun-li é com frango e maionese agridoce.

 

Influencers do Japão também fazem parte de ações “Street Burgers” com vídeos especiais: SHAKA e SHISHIRO BOTAN. Os hamburgueres são até tema de uma enquete dentro do Battle Hub de Street Fighter 6.

QUANDO NO BRASIL?

A Capcom não tem licenciado Resident Evil ao Brasil por questões internas da companhia ao que o REVIL teve acesso. As últimas grandes colaborações com produtos aconteceram com os cadernos Tilibra e com uma edição limitada Nerd ao Cubo em 2020. Não há previsão para que isso mude, infelizmente. O REVIL, sempre que há oportunidade, cobra a Capcom Brasil por mudanças.

Street Fighter é a única franquia que tem licenciamento aberto ao Brasil, mas os produtos “oficiais” são bem esporádicos. Lembro de copos temáticos no Habib’s e camisetas que já foram licenciadas, tal como RE – saudades, Riachuelo, nunca reclamei. Talvez a parceria do McDonald’s possa ser exportada para cá. É torcer, mas sem esperar, pois tudo tem sido concentrado no Japão.

Japão é a base da Capcom. É a origem da companhia. É lá onde os jogos são criados. As decisões tem uma origem e cabe aos brasileiros cobrar. O REVIL faz a sua parte, em nome da comunidade, como fez ao falar da ausência na recente Brasil Game Show.

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.