Quem não conhece Rafael Vasconcelos? Pelo nome talvez não, mas pelo canal certamente sim – ou você viu por aí entre as recomendações do YouTube. Ele é o responsável pelo canal TheMFW, um sobrevivente de Raccoon City como ele mesmo diz ser. É ator e produtor de vídeos por culpa do T-Veronica, o que me lembra do seguinte: CAPCOM, QUERO REMAKE DE RESIDENT EVIL CODE: VERONICA. O último material produzido pelo Rafa é o ESTÁ TUDO ERRADO COM Resident Evil 7 ft. Raphael Rossatto.
O material, claro, contém spoilers de Resident Evil 7, pois descreve o jogo e seus “pecados”. Raphael Rossatto é o dublador de Ethan Winters em Resident Evil Village. Assista:
Gostou? É só a primeira parte do conteúdo. Vou descrever (em partes) o que achei a seguir.
A começar, foi uma boa sacada o convite ao Ethan brasileiro. Resident Evil 7 infelizmente não possui dublagem, mas o REVIL imaginou isso com dubladores profissionais enquanto lutava para chegada de jogos em português do Brasil.
Voltando a falar do ESTÁ TUDO ERRADO COM, há um aviso no canal TheMFW de que o conteúdo se inspira no quadro Everything Wrong With, do canal CinemaSins. Apesar do Rafael Vasconcelos ser o mais sincero possível quando faz vídeos, como o de RE7, há sempre um engraçadão por aí querendo polemizar – sobre isso, tenho visto o Rafa responder à altura, inclusive com cópias do trabalho dele.
A abertura de Resident Evil 7 é muito elogiada, até com ele dizendo que há uma espécie de redenção da Capcom. A partir daí, há algumas interpretações do Rafa ao jogo. Gosto de como ele conduz suas críticas, mas tem coisas que poderiam ter ficado de fora. Concordo que há política em tudo, inclusive em um joguinho, mas associar nomes do mundo real a personagens de Resident Evil 4 e Resident Evil 7 e em especial com a problematização na internet, pra mim não colou.
O presidente do Brasil é o Lula, que foi associado a um Ganado, já a outra associação no vídeo é ao tal filho do Coiso – não cito o nome. O REVIL chegou a brincar com política no passado e essa história não apagamos e nem vamos, em especial quando havia uma vibe para brincar. Mas assunto do mundo real não se brinca, ou até brinca, a depender. Por exemplo, o lance do negacionismo de vacina, o Rafa abordou em uma tiradinha no vídeo, com associação à Covid-19. Ali ficou legal. Com a política (nomes de políticos) não curti. O REVIL aprendeu a não mais brincar com isso.
Destaco o Parabéns da Xuxa, clássico, na fita de Clancy. A sacada foi muito boa! Há outras muito interessantes também, muitas do tipo ame ou odeie. Ao dublador de Ethan Winters, Raphael Rossatto, as tiradas foram excelentes – só não curti a forçada sexual no momento da vovó e do tiozão do final (com Mia Winters). Entendo que um vídeo como o ESTÁ TUDO ERRADO COM precisa ser diferente, então talvez seja uma percepção pessoal não gostar de algumas coisas mesmo, afinal, ninguém é igual neste mundo.
Ao Rapha (com PH) coube dizer coisas como “Você me mandou um Zap, não tá lembrando?”, “Tu tem um Sugar Dad”, “Ai, droga. Isso aqui é São Paulo. Eu cheguei e estava sol, agora tá chovendo” e o que eu mais gostei: “A dona Marguerite subiu pela parede. Eu cheguei e a derrubei”. Além disso, e da Xuxa, tem outro meme, como aquela ligação do neném ficando roxo. O REVIL chegou a entrevistar Raphael Rossatto em uma transmissão ao vivo (live):
“Temos tudo pra dar certo. Um final com um helicóptero indo em direção ao horizonte e que nesse horizonte vamos encontrar paz em um futuro vilarejo.”
Tenho muito o que aprender com o Rafael Vasconcelos do canal TheMFW. Queria ter mais tempo para papear melhor com ele, até para trazer alguma experiência ao canal do REVIL, mas ainda não é possível. É o primeiro ESTÁ TUDO ERRADO COM que eu assisto e foi a convite do Rafa. Espero pela segunda parte!