Fãs latino-americanos querem ter novas vozes em espanhol para Resident Evil 4

Um movimento que tem crescido entre fãs latino-americanos quer chamar a atenção da Capcom para incluir novas vozes em espanhol em Resident Evil 4 (2023) ou nos próximos jogos da franquia. Mas RE4 já não tem opção de dublagem na língua espanhola? Tem! Mas é o espanhol falado na Espanha e em países europeus, não o espanhol latino-americano – algo como o português falado em Portugal e o do Brasil.

Há poucos dias eu falei que a Capcom tem atualizado jogos anteriores ao remake de Resident Evil 4 e incluído opção de interface e legendas em espanhol latino-americano. Resident Evil 7, Resident Evil Village e Resident Evil 2 ganharam o “novo” espanhol neste ano. Voltando a falar de RE4, as aventuras renovadas de Leon S. Kennedy chegaram ao mercado com o estilo europeu para os latinos. Inconformado, um grupo entre a comunidade dublou TODAS as cenas do remake em espanhol latino. Confira o trabalho:

 

A iniciativa é da empresa IG Studios, que alega ter mais de 13 anos de experiência dublando em espanhol latino-americano. Dizem eles, inclusive, que trabalharam oficialmente na adaptação do tema de entrada e saída do anime “Dragon Ball Z Kai: The Final Chapters” e outros conteúdos audiovisuais.

Vejo semelhança na iniciativa da IG Studios, em espanhol latino, com o trabalho independente do REVIL e do canal YouDubbing, em português e com dubladores profissionais. É no fato de tentar chamar a atenção da Capcom, particularmente na época em que não existiam jogos da franquia Resident Evil com vozes do Brasil.

Eles, IG Studios, representam uma parcela da comunidade que quer ser ouvida. A única diferença em relação a nós, brasileiros, talvez esteja no fato de que um modificação (MOD) estava sendo planejada para o remake de Resident Evil 4 – algo que o REVIL, tampouco YouDubbing, cogitavam fazer com seus projetos. A ideia via MOD deles foi pausada, e os fãs foram ao X (antigo Twitter) explicar que a decisão não tinha qualquer relação com a Capcom.

Falando em MOD, dos mesmos responsáveis pelo IG Studios, tem dois disponíveis para versões de PC. Ouça Leon, Ashley Graham e outros personagens falando em espanhol latino-americano em Resident Evil 4 (2005) clicando aqui. Ou que tal Chris Redfield e Sheva Alomar em Resident Evil 5 com a nova opção (clique aqui)?

À comunidade latino-americana, boa sorte na luta por vozes nos próximos jogos da franquia Resident Evil. Não desistam da luta!

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.