Puzzles, ou quebra-cabeças, desafiam os jogadores e exigem concentração e lógica em Resident Evil. Alguns títulos da franquia têm muito disso em comum, mas não são aquele bicho de sete cabeças. Confira neste texto aqueles que instigam em Resident Evil Village, Resident Evil 4 (remake e clássico) e, ainda, Resident Evil 5, que compartilham de certas características. Primeiro porque são jogos destinados ao público adulto, assim como os jogos do cassino Aviator ou Blackjack. Segundo é que incentivam os jogadores a pensar estrategicamente, guiando-os para o sucesso, não diferente de jogos como xadrez.
Em Resident Evil Village, o puzzle das estátuas deve ser resolvido para abrir caminho a uma passagem. O jogador precisa prestar atenção ao que diz uma mensagem em um dos quadros da parede, de que para o vinho fluir é necessário que posições sejam observadas. As estátuas devem ser examinadas e movidas em uma determinada ordem. O sucesso está diretamente ligado não só à sorte, mas também à lógica. Os vinhos da Lady Dimitrescu certamente valem o esforço.
Outro jogo com uma dinâmica interessante é Resident Evil 4, lançado originalmente em 2005 e que ganhou um remake recentemente. Entra aqui Leon S. Kennedy e sua busca por Ashley Graham, filha do presidente dos Estados Unidos. A pressão é grande, mas há momentos em que os adversários dão uma trégua a Leon. Em um desses momentos, a desconfiança faz o personagem acreditar que alguns estão indo até a um Bingo. Ao longo de RE4, o destino acaba trazendo figuras do passado de Leon como Ada Wong e até Krauser, onde a história passamos a conhecer.
Falando de puzzle, RE4 clássico e remake compartilham um em comum na igreja, com cores que revelam o símbolo de uma organização. Resolver o desafio exige concentração no encaixe para que a figura final se revele. É acionar os gatilhos na ordem correta para conseguir a vitória.
Compare os personagens de Resident Evil 4 clássico e o remake, além deste puzzle, e veja porque o jogo é tão aclamado.
Mais um jogo com um quebra-cabeça atrativo é Resident Evil 5 e seus espelhos e lasers. Chris e Sheva, personagens principais, precisam mover alavancas e colocar os raios de luz na direção correta. Aqui, tudo é claramente muito lógico, mas o que pode parecer fácil também exige um pouco de concentração dos jogadores. É na área conhecida como Worship que tudo isso acontece, no quarto capítulo de RE5, praticamente na metade da experiência do game.
Esses desafios em Resident Evil acabam ficando na memória dos gamers por muitos anos e são esperados que se repitam em novos lançamentos, com dinâmicas mais recentes. A tecnologia e os jogos evoluem, mas os puzzles vão ser sempre necessários para instigar quem está do outro lado da tela e com o controle nas mãos. Concentração e lógica estão presentes em diversos níveis, dos mais fáceis até quem chega ao profissional.