Resident Evil Village ganha tema musical com letra e melodia de brasileiros do GameStart

O REVIL foi convidado a divulgar um vídeo com cenas de Resident Evil Village e uma música, composta com letra e melodia, por brasileiros responsáveis pela iniciativa GameStart. Foi por e-mail que o convite foi feito. Quando eu li o nome, tinha certeza que já tinha ouvido falar nele. Era um site. A iniciativa foi bastante popular em uma época em que portais que falavam sobre games gatinhavam. Antes até de assistir ao clipe de Village por completo, tive o cuidado de acessar o canal no YouTube onde estava hospedado e encontrei um vídeo contando a história GameStart e o seu, digamos, retorno.

Mas ao clipe de Resident Evil Village em si, nos primeiros segundos, confesso ter estranhado uma voz de língua inglesa cantando. Soou esquisito porque oras, o vídeo foi criado por brasileiros. Depois entendi o que rolou. Antes de falar sobre isso, deixo a sugestão para que você aí do outro lado da tela assista/ouça. Parece bem com aqueles saudosos “music videos”, bastante populares há anos atrás. O ar é nostálgico especialmente aos “velhotes” que daqui alguns anos vão chegar na casa dos 40 anos.

 

Foi gostosinho de assistir. Fala sobre a missão de Ethan Winters para salvar a filha, passando pela vila assombrada e lutando pela sobrevivência. A música, inclusive, está disponível também em plataformas de áudio: Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music.

Sobre o que me incomodou: o uso de IA. Na descrição do vídeo, os responsáveis por GameStart dizem que a música foi “criada com auxílio de sistemas de IA”. Quis entender o que seria, pois a voz já dava na cara. O Rodrigo Moreira, que é quem mandou mensagem ao REVIL, esclareceu que de fato o clipe possui não uma, mas várias IA’s. O trabalho mais humano GameStart foi na composição da letra, melodia, mixagem, masterização e edição do vídeo com imagens de trailers de Resident Evil Village.

Até o REVIL usa IA, mas de maneira bem direcionada. Eu, por exemplo, usei em dois primeiros de abril, de 2024 e 2023, mas alertei qual IA utilizei e de que forma nas próprias postagens. Mais recentemente, fiz mais uma brincadeira, desta vez com uma imagem para representar um hipotético Resident Evil 9 e também deixei bem evidente qual IA utilizei. Só que a maior parte da Equipe REVIL em si é contra IA. Eu mesmo sou quando as pessoas não informam claramente as IA’s utilizadas em trabalhos.

Faltou na descrição do vídeo GameStart detalhar melhor o uso de IA’s. É a crítica que eu faço. Mas é um bom conteúdo, só creio ter faltado mais transparência.

GameStart está se reinventando não como site, mas no YouTube @GameStart_br. Fica a dica!

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.