Parceira da Sony, a Capcom adaptou a jogabilidade de Resident Evil Village e Resident Evil 4 para o óculos de realidade virtual do PlayStation 5, o PlayStation VR2. Acontece que, a partir de 6 de agosto deste ano, o headset e controles PlayStation VR2 Sense vão se tornar compatíveis para Steam (PC), o que abre a possibilidade para que os modos VR de Resident Evil sejam lançados para usuários de jogos de computador.
Para que o PlayStation VR2 funcione no PC bastará ter um adaptador e o aplicativo PlayStation VR2 App no Steam, além de obviamente checar os requisitos do sistema. Resident Evil Village VR Mode foi lançado no dia 22 de fevereiro de 2023 no PlayStation 5 por meio de uma atualização gratuita com um DLC a quem já possuía o jogo base. O uso dos controles do VR2 Sense abriram a possibilidade do jogador sentir objetos, além de realizar ações mais parecidas com o do mundo real, como levantar os braços para bloquear ataques, ou até mesmo recarregar armas.
Resident Evil Village VR Mode foi eleito o Melhor Jogo de Realidade Virtual (Best VR/AR Game) no The Game Awards de 2023.
Quanto à Resident Evil 4 VR Mode, o lançamento foi em 8 de dezembro para PlayStation 5 e, tal como Village VR Mode, surgiu como uma atualização gratuita a quem possuía o jogo base. O auê foi menor com RE4 do que com Village, com dinâmicas parecidas e visão em primeira pessoa. O remake, porém, incluiu um Estande de Tiro para que os jogadores pudessem experimentar e se adaptar aos controles.
Estando no REVIL, posso dizer que a comunidade não se interessou muito pelos VR Modes do PlayStation 5 quanto se interessou no uso do primeiro PlayStation VR com Resident Evil 7 no PlayStation 4. RE7, aliás, não é compatível com o PlayStation VR2 do PlayStation 5, mesmo sendo possível rodar o jogo do PS4 no próprio PS5. O lance está no acessório VR que a Sony não tornou retrocompatível entre os aparelhos.
Pelo que andei lendo sobre o óculos de realidade virtual, o PlayStation VR2 também não animou muito os fãs da própria Sony. Talvez a empresa esteja tentando tapar algum prejuízo, ou só querendo melhorar a imagem do VR2, trazendo a oportunidade de uso do dispositivo em jogos de PC via Steam. O fato é: só o tempo dirá. Creio que seria inteligente trazer alguns modos de jogo exclusivos do VR2 para computadores. Certamente a grandiosidade da franquia Resident Evil traria alguns olhares para a tecnologia.
E bora especular, já que decidi entrar mesmo no assunto. Acho até que um Resident Evil Village VR Mode ou Resident Evil 4 VR Mode podem ser cobrados – e não entregues de graça – se lançados para PC. Venderia a ideia de que é só no PlayStation 5 você teria isso “de graça”. Talvez assim a Sony liberasse, pois suspeito que parte do desenvolvimento dos dois modos deve ter sido bancado pela dona do PlayStation.