Sobre REMAKES: Precisamos falar do portal IGN e suas traduções do japonês para o inglês

Oi você aí do outro lado da tela. Provavelmente você viu circulando por aí, inclusive em uma notícia do próprio REVIL, que novos remakes de Resident Evil estão a caminho. A informação foi divulgada e rebatida por muitos sites depois que foi postada pelo portal IGN. Seria essa uma confirmação da Capcom por meio de uma entrevista com Yasuhiro Anpo, o diretor de Resident Evil 4 (2023). Pois bem, agora vou falar dos bastidores da divulgação disso aí…

A primeira desconfiança na informação do portal IGN veio no ambiente da própria Equipe REVIL. A notícia foi indicada por Fred Hiro, que até brincou com um “Alou, jornalismo investigativo, temos que conferir a tradução do japonês pra ver se eles falaram realmente isso”. Lembrou ele de um caso recente em que IGN fez uma tradução do japonês para o inglês de outro assunto, quando alguém falou sobre Silent Hill. IGN colocou que múltiplos remakes deste outro survival horror estariam planejados, sendo que uma declaração (em japonês) estava no singular e não pluralizada, isso para Silent Hill – um remake só, Silent Hill 2, por enquanto. Eu sinceramente não acompanhei essa treta, mas não duvido que tenha rolado.

Pois bem, o REVIL deu a notícia que IGN (dos Estados Unidos) repercutiu de uma entrevista que Yasuhiro Anpo, da Capcom, concedeu originalmente em japonês. Foi durante o evento PlayStation Partner Awards, no qual Resident Evil 4 e Village levaram alguns prêmios. O time da IGN do Japão traduziu as declarações de Anpo para o inglês e entregou as informações da notícia para a IGN US, ao que consta no portal deles: “…attended and translated by IGN Japan“. Oras, se é algo entre IGN’s, que são uma potência no jornalismo de games no mundo, é algo que deveríamos confiar, certo? CALMA, não é bem assim.

Sou formado em jornalismo e atuo como jornalista. Alguns critérios eu levo em consideração quando vou postar algo no REVIL, até pela responsabilidade e ao peso que o REVIL tem entre a comunidade. Avaliei, mesmo com o alerta do colega de equipe, que seria uma boa divulgar sim e dar uma chance ao jornalismo responsável do portal IGN. Mas decidi fazer o alerta, tal como eles fizeram na tradução do japonês para o inglês. Coloquei na notícia do REVIL: “A fala de Yasuhiro Anpo foi traduzida do japonês para o inglês pelo time IGN Japan. O REVIL fez a localização baseada na versão inglesa”. Já era para assegurar, na falta de não conseguir confirmar se a fala do diretor da Capcom realmente correspondia à verdade.

Yoshiaki Hirabayashi, produtor de Resident Evil 4 remake (ao centro e com o troféu), e Yasuhiro Anpo, diretor (jaqueta cinza, lado direito), no PlayStation Partner Awards. Foto: PlayStation Blog

Pois bem, fãs entre a comunidade ficaram incomodados com a notícia IGN, tal como nós também, na Equipe REVIL. Um desses incomodados foi Alex Aniel (@cvxfreak) que vez ou outra transita entre produtores da franquia Resident Evil. Em seu perfil no X (antigo Twitter), ele relata que há confusão em relação ao artigo IGN sobre futuros remakes de RE. Ele, que tem mais conhecimento na língua japonesa, teve acesso à versão japonesa do site IGN e constatou diferenças em relação ao que foi postado via IGN US. Informações segundo Alex:

Anpo quer continuar refazendo RE. Ele espera falar mais no futuro sobre o que acabará fazendo e pede às pessoas que aguardem ansiosamente por isso.

Anpo diz inequivocadamente “sim” à IGN Japão sobre se eles [Capcom] quererem criar mais remakes de RE. O título do artigo da IGN Japão também reafirma isso.

A chave para entender isso está no próprio título do artigo da IGN Japão: “CAPCOM mostra intenção de continuar com títulos remake da marca RE no futuro”.

Dito isto, o título do IGN Japão é MUITO diferente em relação à IGN US, que é: “Capcom confirma que mais remakes de Resident Evil estão chegando”.

Alex aponta que o título da IGN US é problemático porque Anpo, tampouco a Capcom, confirmam o que IGN diz e que o termo no plural “remakes” é uma suposição que não pode ser confirmada pela resposta. O REVIL também ficou com o pé atrás no título IGN US, mas mesmo assim decidiu postar o que o portal disse ser. O fã Alex Aniel acredita que o time IGN US deveria ter sido mais cuidadoso, mas que no fim não muda muita coisa sobre mais remakes estarem no horizonte – provavelmente porque a própria Capcom sabe o que os fãs querem.

O REVIL também crê na possibilidade de mais remakes, mas alguém dizer que gostaria de fazer mais remakes é completamente diferente de afirmar que a Capcom vai fazer mais remakes. O PlayStation Blog do Japão, depois de todo o auê, publicou uma transcrição da fala de Yasuhiro Anpo no PlayStation Partner Awards (via Alex Aniel) e lá ele confirma seu “desejo de continuar fazendo remakes de Resident Evil”. Só.

O fã de Resident Evil é emocionado, como lembrou Natália Sampaio, também da Equipe REVIL, em um grupo fechado onde discutimos os assuntos que vão ser postados no site. É preciso cuidado. “Triste a própria matéria distorcer as coisas assim, dá pra contar numa mão veículos realmente jornalísticos de videogames e ainda sobra dedo”, desabafou Fred Hiro em Equipe.

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.