O que a Capcom não faz, os fãs dão aquele jeitinho todo especial de fazer. É o caso de três jogos clássicos da franquia, que surgiram em épocas onde a alta definição ainda gatinhava para existência. Entre a comunidade, um grupo se uniu e criou o Seamless HD Project, focado na melhoria da primeira trilogia. Com upscales, tratamento em backgrounds, polígonos e reconstruções, mais um título ganhou um aspecto em alta: Resident Evil (1996).
Trata-se de uma modificação no RE1 para PC, especificamente na versão Biohazard Mediakite/Ultra2000 Japanese build, necessária para rodar o conteúdo. Além dela, são necessárias outras modificações – há um vídeo que instrui listando os requisitos e instalação. Resident Evil – Seamless HD Project pode ser baixado por meio de uma página no Mod DB.
O lançamento foi celebrado com um vídeo especial:
Após o recente lançamento de Resident Evil – Seamless HD Project, os responsáveis monitoraram o feedback entre os fãs e, inclusive, já disponibilizaram uma versão 1.1. Até mesmo cutscenes foram alteradas para melhor, incluindo também os vídeos com atores em carne e osso.
Oficialmente não é possível adquirir a versão de Resident Evil (1996) para PC em nenhuma plataforma digital, apesar dos pedidos recorrentes da comunidade à Capcom. Outros dois clássicos solicitados pelos fãs são Resident Evil 2 (1998) e Resident Evil 3: Nemesis (1999). As melhorias do grupo Seamless HD Project já existiam para os dois jogos, mas com base no GameCube via Dolphin.
As iniciativas com a trilogia não possuem objetivo monetário e foram feitas em jogos não mais comercializados pela Capcom. Um dos membros da Equipe REVIL, Frank Alcântara, faz parte do grupo Seamless HD Project.