Como você avalia seus jogos favoritos?

Sentar na cadeira, abrir o PC ou console e jogar seu jogo favorito é ou não a melhor sensação do mundo? Pois bem, falar sobre esse jogo também não pode ser de qualquer jeito, tem que ser bem planejado e estruturado, já que outras pessoas também podem ter interesse em jogar ou já tem algum posicionamento.

Aqui vamos falar um pouco de como você pode fazer essa descrição. Lembrando que você pode procurar sites especializados como o Studybay para te ajudar a fazer textos ainda mais qualificados se você quiser compartilhar não só com amigos, mas numa comunidade gamer ou blog pessoal.

A escolha do personagem

O mundo dos games aos olhos da literatura descritiva requer bastante atenção em cada detalhe do personagem e da história em que ele está localizado. Para pensar em falar bem ou mal de um jogo, primeiro você precisa conhecer seus personagens, sua personalidade, forças, fraquezas, história e relacionamentos. Um Wiki tem essa função de mostrar para as pessoas detalhes que talvez fossem ocultos para elas, e por isso é tão necessário.

Mas vamos lá, você quer falar para seus amigos no Discord, comunidades, YouTube ou no Facebook Gaming sobre sua experiência em Resident Evil e não sabe por onde começar. Escolher o personagem e focar na figura dele primeiro ajuda a criar um contexto interessante para introduzir a história. Você pode tentar buscar as características principais dele em um Wiki e daí tirar suas próprias conclusões, avaliar uma situação que aconteceu no jogo, uma fala do personagem ou algo que possa melhorar.

Outra ferramenta que pode te ajudar a falar sobre um personagem é identificar o quanto ele se parece com você. No site openpsychometrics.org você consegue se identificar dentre cerca de 1.600 personagens, tendo opção para casais e opção de outras pessoas te avaliarem, como num estudo psicométrico mesmo. As avaliações de uma pessoa são comparadas com os perfis dos personagens e a correspondência mais próxima é encontrada.

O ambiente de jogo

Já para complementar sua história, é interessante pincelar o que os criadores pensaram e realizaram para o ambiente do jogo, comparar versões passadas e jogos do mesmo estilo. Fazer isso cria uma compreensão do que o autor gostaria de passar sobre o jogo para o gamer, em um conjunto de sons, cores e músicas que criam uma expectativa para quem está do outro lado da tela.

Em Resident Evil é marcante a música de suspense e o ambiente escuro e misterioso, no qual você nunca sabe quando pode aparecer alguém. Essas características prendem o jogador, e se forem bem descritas e incorporadas podem tornar o jogo um sucesso, além de envolver o jogador em um gameplay fascinante, em que é cada vez mais comum que o jogador se sinta como o personagem.

Sua opinião influencia outros gamers

Usar uma linguagem cautelosa e formal é aconselhável para não ferir a opinião de outros jogadores, pois cada um vê o jogo de uma forma e critica seus personagens defendendo ou não. Quando você escreve uma crítica e/ou um texto descritivo, precisa se atentar a linguagem e o tom, sendo que pode escrever uma análise crítica em cima de um texto descritivo. Esses textos diferem por conter características próprias.

No texto descritivo não há marca de pessoalidade, ou seja o autor não expõe sua opinião, e sim as características e os principais pontos da obra. Já no texto crítico, o autor descreve brevemente a obra e expõe de forma clara sua opinião, usando referências complementares, relacionando a obra a outros autores, ideias e referências do mesmo tema. Essa diferença é o que constrói qual tipo de imagem você autor deseja passar para seu público.

No mais, ao escrever na Internet, é preciso tomar precauções para não prejudicar outras pessoas ou o próprio jogo, isso faz sua análise mais inteligente e que com certeza vai inspirar os outros!