De Arquivo X a Queen, relembre algumas referências ao cinema e à música presentes em Resident Evil

A Páscoa já passou, mas os easter eggs nunca saem de época. Eles estão presentes em qualquer franquia de sucesso, seja no cinema, nos livros, nos quadrinhos e, claro, nos games – aliás, principalmente nos games.

Em Resident Evil, não é diferente. Ao longo de décadas, é possível encontrar algumas boas referências a filmes, séries e músicas nos games da franquia, desde as mais óbvias até as mais sutis. Listamos abaixo alguns desses easter eggs, caso você tenha perdido a referência enquanto jogava.

O Iluminado

A Mansão Spencer é um dos cenários mais icônicos da franquia, tendo sido introduzida no primeiro Resident Evil, lançado em 1996. Um dos fatores que contribui para o clima aterrorizante da casa é a sua arquitetura que tem claras referências ao mal-assombrado Hotel Overlook, do filme “O Iluminado”, de Stanley Kubrick (baseado na obra homônima do autor Stephen King). Na verdade, a inspiração para ambos é real: trata-se do The Stanley Hotel, localizado no Colorado (Estados Unidos).

Esta não é a única referência ao clássico filme estrelado por Jack Nicholson na série da Capcom. No remake de Resident Evil 2, na campanha com Sherry, Irons usa um machado para destruir uma porta – talvez a cena mais emblemática do filme lançado em 1980.

Arquivo X

A série de mistérios e eventos paranormais mais famosa da televisão mundial também tem seu espaço na franquia. Resident Evil 4 se passa em uma vila rural na Espanha dominada por uma seita chamada Los Iluminados. Isso pode ser entendido como uma referência ao episódio “Gender Bender”, o 14º da temporada inaugural de Arquivo X (1994), que também aborda um culto obscuro no vilarejo de Kindred. Tanto a arquitetura da vila quanto os adeptos da seita são bem similares aos do game.

Uma outra referência ao seriado acontece em Resident Evil 7: Biohazard, mais precisamente ao episódio “Home”, da quarta temporada. Isso porque a casa onde os Bakers vivem no jogo é bastante similar ao lar habituado pelos Peacocks em Arquivo X – além das peculiaridades sobre ambas as famílias.

Jogos Mortais

Por falar em Resident Evil 7, outra referência ao mundo do cinema de terror é observada na DLC Banned Footage e diz respeito a uma franquia de sucesso do gênero: Jogos Mortais, que teve seu primeiro filme lançado em 2004 e se notabilizou por trazer uma série de games e puzzles macabros a seus participantes.

Os jogos mortais em questão são algumas rodadas seguidas de blackjack – ou 21, como é conhecido no Brasil. Apesar de não exigir um entendimento aprofundado das regras do blackjack, o jogador precisa conhecer pelo menos o básico para bater o adversário. A cada rodada perdida, um dos competidores – Clancy ou Hoffmann – sofre uma tortura do sádico Lucas, que vai desde a perda de um dedo até ter o rosto decepado.

O Exterminador do Futuro

Um dos idealizadores da franquia, o roteirista Kenichi Iwao já chegou a declarar que uma das ideias inicias de Resident Evil era encher o jogo de ciborgues no melhor estilo O Exterminador do Futuro, mas o conceito acabou não evoluindo. Mesmo assim, é possível encontrar referências à sequência de filmes estrelada por Arnold Schwarzenegger no game da Capcom.

Um bom exemplo são as nomenclaturas T-001, T-002 e outras nesta mesma linha para os ciborgues presentes na série. É verdade que o T faz referência à Tyrant, mas também pode ser visto como uma lembrança ao T-800, T-100, T-X e outros androides que fizeram suas aparições nos filmes de ação.

Queen

Não são apenas os filmes que rendem easter eggs em Resident Evil. Astros da música também estão presentes nos jogos, ainda que de forma bem sutil. É o caso da banda inglesa Queen. Nos primeiros games jogos da franquia, os personagens Chris e Claire possuem jaquetas com a arte Made in Heaven – referência ao último álbum de estúdio do Queen.

Claire também usa jaquetas com referência à música “Let Me Live” (que pertence ao mesmo álbum) em Resident Evil CODE: Veronica e Resident Evil 2. Não se trata de uma coincidência: o Queen é uma das bandas preferidas de Shinji Mikami, criador da franquia.

Madonna

A rainha do pop também faz sua “participação especial” em um dos títulos mais recentes de Resident Evil. Lançado no ano passado, o remake de RE3 traz o apartamento de Jill Valentine, e os jogadores mais atentos certamente repararam um pôster de Madonna em uma das paredes.

A cantora também dá nome a alguns itens valiosos em Resident Evil 6: Madonna of Grief, Madonna of Sorrow, Madonna of Charity e Madonna of Happiness, todos eles encontrados na Catedral de Tall Oaks.