Produtor espera 10 milhões em vendas para Resident Evil Village

O produtor de Resident Evil Village, Tsuyoshi Kanda, é destaque no site destinado a informações a investidores da Capcom. Em um bate-papo, que recebeu o título “Superando o medo – 25 anos de Resident Evil“, ele fala sobre a evolução da franquia, como os jogos têm levado as pessoas ao mundo do survival horror e a expectativa para que o novo jogo chegue a marca de 10 milhões em vendas. O material original está disponível para leitura em inglês e japonês, mas o REVIL traduziu e traz aqui as informações para a comunidade.

  • A franquia Resident Evil celebra seu aniversário de 25 anos. Por que você acredita que a série de jogos tem feito tanto sucesso com os fãs por tanto tempo?

Acho que uma das grandes razões é por que estabeleceu um novo gênero de “survival horror” nos anos 90. O primeiro Resident Evil não ganhou tanto destaque quando foi inicialmente lançado, mas a atenção ao produto aumentava no boca a boca entre as pessoas, quando elas diziam o quão assustador e divertido era. Quando o segundo título veio ao mundo, batemos recorde de vendas. Desde então, temos também seis adaptações de Hollywood e até mesmo atrações temáticas em parques. Isso trouxe mais fãs entre aqueles que nunca haviam jogado antes e, como marca, Resident Evil realmente teve uma saturação global.

O esforço da Capcom em criar jogos divertidos ainda é uma grande parte de seu DNA. Sempre tentamos novas coisas com o progresso da série, evoluindo Resident Evil ao que é hoje. Toda a equipe, com gerações de diretores e produtores, desenvolveu cada título com o objetivo de superar o anterior. E é graças às pessoas que valorizaram cada jogo que chegamos a marca dos 25 anos.

  • Os remakes também foram muito populares, não?

Certamente! Havia uma grande demanda entre os fãs, o que levou os desenvolvedores a reimaginar Resident Evil 2 e Resident Evil 3. Recebemos muitos feedbacks positivos desses jogos e não só dos fãs que já acompanhavam, mas de novas pessoas. Também fomos mais proativos em lançamentos digitais nos últimos anos, incluindo com títulos de catálogo. No ano passado, nós conduzimos campanhas de vendas que coincidiram com lançamentos, o que levou Resident Evil a ser o primeiro da Capcom a quebrar a marca de 100 milhões de unidades entregues no mundo.

  • Teve um anúncio recente de uma série animada.

Sim, Resident Evil: No Escuro Absoluto (Infinite Darkness, em inglês). É a primeira em computação gráfica que é totalmente animada em 3D e está prevista para ser lançada globalmente em streaming na Netflix. Um filme live-action de Hollywood com um elenco e diretor novos também está em produção.

  • Por que você acha que o horror único da série Resident Evil é tão atraente?

Ao contrário do terror tradicional, acho que é o espetáculo da contemplação da conquista que os jogadores têm ao superar seus medos – que é algo único nos jogos. Sempre estamos tentando atender às expectativa dos fãs com uma variedade de armas e puzzles entre todas as situações difíceis que bombardeiam os jogadores, uma após outra.

  • Então não é simplesmente uma questão de deixar os jogadores com medo?

Exatamente. Depois de algumas cenas de um progresso mais sério, os jogadores são levados a confrontar terríveis criaturas que atacam de lugares desconhecidos ou cruzam seus caminhos com personagens interessantes. Mordida a mordia eles são levados a superar seus medos e juntar as peças de um grande mistério. Elementos profundos entre os personagens e o drama levam as pessoas ao núcleo do terror, todos trabalhando para dar uma dimensão a mais a cada jogador. Acho que experimentar os limites do medo e a contemplação desse espetáculo são coisas incorporadas na série Resident Evil.


Beleza realística e um medo sem precedentes em um vilarejo congelado

Resident Evil 8 Village

  • A última entrada na série, Resident Evil Village, está quase aí.

Sim, é a próxima entrada principal na série que se passa quatro anos depois de Resident Evil 7. A história gira em torno do mesmo protagonista, Ethan Winters.

  • É interessante como você fez o “oito” no título.

Resident Evil 8 Village LogoSe você observar o logotipo de Village, perceberá como estilizamos o elemento com o número romano VIII. Como o nome sugere, jogadores vão experimentar um novo survival horror onde serão levados a uma assustadora vila coberta de neve.

  • Então o que há de novo no jogo?

Mantivemos alguns dos aspectos góticos de terror de estilo europeu do primeiro Resident Evil, mas adicionamos essa sensação de terror que acompanha uma luta desesperada. Tiramos o máximo proveito de hardware para entregar um ataque de criaturas sedentas por sangue na tela simultaneamente, uivando e rosnando enquanto perseguem o jogador ferozmente, dando origem a níveis de pânico sem precedentes. Também há muito mais o que fazer neste jogo em comparação com outros da série. Espero que as pessoas gostem.

Resident Evil 8 Village

  • Resident Evil Village vai estar disponível em duas gerações de consoles [antiga e nova], certo?

Desenvolver uma experiência de jogo incrivelmente envolvente para a nova geração de consoles foi uma de nossas principais prioridades. Nosso objetivo era uma experiência de jogo sem estresse, então nos concentramos na otimização de forma a reduzir muito os tempos de carregamento, apesar dos gráficos de alta resolução. Também queríamos garantir que o combate fosse suave em todas as plataformas, por isso temos aprimorado todos os detalhes para oferecer a melhor experiência possível.

  • O que você fez para criar experiências envolventes de jogo?

Estamos usando a mesma perspectiva em primeira pessoa de Resident Evil 7 que chamamos de “Visão Isolada”. Projetamos de uma forma que atrai o jogador para o mundo sem que ele perceba. Tiramos o máximo possível de proveito da tecnologia recente para moldar os gráficos e áudio em torno dessa perspectiva para realmente levar a pessoa a pensar que está realmente presente naquilo.

Resident Evil 8 Village

Por exemplo, ray tracing, que recria a luz refletida nas superfícies. É algo que realmente dá vida a ambientes belos e realistas. Pode ser o brilho refletido no chão, a representação natural da superfície da água ou até mesmo a sensação autêntica de louças e móveis no castelo. Embora nosso design de áudio no jogo anterior tenha sido elogiado em todo o mundo, elevamos nossa tecnologia de som a outro nível, criando um espaço imersivo que parece muito real – tanto que o jogador pode dizer de onde vêm os inimigos à medida que se aproximam. Trabalhamos muito para melhorar a qualidade do jogo com uma combinação de gráficos e áudio perfeita para a próxima geração de consoles.

  • Parece que dá quase para confundir o jogo com a realidade. O que mais você pode compartilhar?

É um jogo muito mais voltado para a ação. Incluímos a função de guarda do jogo anterior, mas agora é possível fazer um contra-ataque. Você também pode utilizar móveis para construir paredes, portanto, existem algumas maneiras de lidar com diferentes situações. Temos mais alguns truques novos, mas vocês terão que conferir vocês mesmos (risos).

  • Estou ficando animado só de ouvir sobre isso!

Acho que mesmo que mesmo quem nunca tenha jogado Resident Evil vai se divertir com diferentes estratégicas contra inimigos e também se aterrorizando.

  • Jogadores podem testar a demo Maiden, certo?

Sim, a demo única Maiden foi lançada em janeiro. Você joga como uma jovem mulher tentando escapar do Castelo Dimitrescu, que é uma localidade do jogo principal. Espero que tenha dado aos jogadores a percepção dos gráficos detalhados de Resident Evil Village.

Resident Evil 8 Village Gameplay Trailer

  • Você deve ter tido uma grande equipe trabalhando nisso para um jogo repleto de tantos detalhes.

Trabalhamos com fornecedores nacionais e internacionais, mas internamente tínhamos uma equipe de cerca de 200 pessoas. Procuramos ativamente funcionários mais jovens a fim de treiná-los como a próxima geração de desenvolvedores. Também pedimos que nosso Departamento de Controle de Qualidade enviasse feedbacks das perspectivas de jogadores aos desenvolvedores. É um sistema que aproveita uma ampla variedade de opiniões e pontos de vista para melhorar a qualidade geral do jogo.

  • Com um título tão importante, imagino que o processo de desenvolvimento foi longo.

Chegar ao fotorrealismo em uma nova geração de consoles pode ser um processo demorado, mas graças à RE ENGINE tínhamos um ambiente de desenvolvimento flexível e eficientemente otimizado para a tarefa, o que contribuiu significativamente para reduzir o tempo de desenvolvimento.

  • A pandemia da COVID-19 afetou o desenvolvimento?

Até certo ponto sim. Impactou os desenvolvedores com tecnologia especializada, como estúdio de captura de movimento e Foley, afetando a nossa programação. Mas adotamos contramedidas, como trabalho remoto, escalonamento de horas e distanciamento social para priorizar a segurança de nossa equipe. Outra mudança importante foi transferir todas as reuniões para chamadas de vídeo online. A comunicação é essencial para o processo de desenvolvimento, por isso nos esforçamos para garantir que não fosse interrompida. Também conseguimos manter a qualidade de desenvolvimento com a RE ENGINE e até conseguimos aumentar um pouco a velocidade de desenvolvimento. Portanto, o impacto geral no projeto foi reduzido ao mínimo.


Promoção em escala global com a evolução digital

  • Como produtor, como você se envolveu neste projeto?

Supervisionei o processo geral e gerenciei a equipe de desenvolvimento. Também estive envolvido com a equipe de marketing global e junto com os departamentos relevantes fui responsável por maximizar as oportunidades de receita. Atualmente, estamos trabalhando com fornecedores, lojas nacionais e internacionais, bem como com o departamento de promoção de vendas para promover o jogo em diferentes regiões antes do lançamento. No entanto, as estratégias de promoção eficazes variam entre as regiões, por isso nos coordenamos em estreita colaboração nos detalhes mais delicados.

  • Acho que é difícil comparecer a qualquer evento pessoalmente por conta da pandemia.

Sim. Todos os anos, íamos a eventos de jogos importantes como E3, Gamescom e Tokyo Game Show, onde podíamos mostrar os produtos aos fãs. Foram sempre uma grande parte de nossos planos promocionais. Mas com tantos eventos cancelados devido à pandemia, mudar para oportunidades online foi a nossa melhor opção. Nós trabalhamos muito em nossas promoções digitais para este título. Primeiro, combinamos vários de nossos serviços online no Resident Evil Portal, que não se limita a anúncios, informações e trailers mais recentes, mas também é um lugar onde os jogadores podem mostrar seus progressos e onde lançamos outros conteúdos. Nós o projetamos para atrair não apenas os fãs hardcore de Resident Evil, mas também jogadores casuais.

  • Quais os planos para o aniversário de 25 anos de Resident Evil?

Uma das maiores coisas que oferecemos é a experiência multiplayer, Resident Evil Re: Verse, que estará disponível gratuitamente para aqueles que comprarem Resident Evil Village. É um jogo online onde as pessoas jogam como seus personagens favoritos da série, competindo para ver quem consegue mais pontos em rodadas de deathmatch de cinco minutos – um tipo de diversão diferente de Village.

Também vamos lançar uma edição de colecionador de Resident Evil Village (não disponível no Brasil) com vários itens e uma figura [de Chris Redfield]. Vai até incluir um pacote especial que parece ter saído do jogo.

  • Parece que você tem muito trabalho em andamento, mas há algo em particular que o entusiasme como produtor?

Como produtor, eu adoraria se ultrapassássemos 10 milhões de unidades em todo o mundo para a Village! Resident Evil 7 já chegou a mais de 8,5 milhões de unidades até agora, então acho que, ao executar várias iniciativas estratégicas ao longo do tempo, incluindo quedas sazonais no preço e promoções digitais, 10 milhões não é um número impossível.

  • Gostaria de dizer mais alguma coisa?

Na Capcom estamos sempre buscando novas tecnologias e abordagens criativas, nos esforçando para criar ótimos jogos que serão apreciados em todo o mundo. Resident Evil Village não é exceção. Colocamos nosso tudo em seu desenvolvimento e ações para trazer uma experiência de jogo que vai mexer com as pessoas. Espero que todos estejam ansiosos por isso!


Resident Evil Village está previsto para ser lançado em 7 de maio. O jogo terá versões para PC (Steam), PlayStation 4 / PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X / S. Vai ser o primeiro título da franquia a ser totalmente localizado para o português – legendas e dublagem.

A versão de Resident Evil Village para PC segue com 10% de desconto no site Green Man Gaming, parceiro do REVIL. A versão comum sai por R$ 161,99, já a Deluxe é vendida por R$ 193,14 – clique aqui para comprar na pré-venda.