Quais são as chances de jogos de terror de sobrevivência como Resident Evil se tornarem eSports?

Os eSports se tornaram um fenômeno global, capaz de captar a atenção de milhões de pessoas, empresas e meios de comunicação. No centro desses esportes eletrônicos estão os jogos FPS, que têm nos videogames de terror um ancestral comum e que deu origem a games tão populares como Resident Evil.

Foto: Sean Do via Unsplash

Doom: o predecessor dos FPS

Os jogos FPS (ou First-Person Shooters) tão populares hoje em dia e que deram vida a gêneros como Battle Royale têm suas raízes nas inovações desenvolvidas para o lendário jogo Doom. Enquanto o jogo Wolfenstein 3D, de 1992, foi o primeiro a levar jogos FPS para ambientes tridimensionais, o Doom, de 1993, foi o que adaptou os cenários e desenvolvimentos de seu antecessor para levá-los a um contexto de horror e combate corpo a corpo.

Com o tempo, Doom se tornou um jogo cultuado que foi levado para vários consoles e dispositivos eletrônicos. No entanto, esta franquia continuou a evoluir de mãos dadas com seus desenvolvedores e, em 2020, tivemos a oportunidade de aproveitar o lançamento de Doom Eternal, jogo que dá nova vida aos jogos FPS e ao gênero de videogames de terror. Nesta edição, temos um modo multiplayer no qual é possível assumir a personalidade do Doom Slayer ou de alguns dos demônios, o que promete que a diversão seja garantida a todos os jogadores em um ambiente pronto para as grandes competições dos eSports.

Além dos videogames de sucesso que esta franquia nos proporcionou, também pudemos desfrutar de duas adaptações cinematográficas em 2005 e 2019, com Doom e Doom: Annihilation, respectivamente. Vale destacar que o primeiro contou com a participação da estrela de Hollywood Dwayne “The Rock” Johnson e ajudou a impulsionar a popularidade do terror FPS em todo o mundo.

Os jogos mais populares da atualidade

Enquanto franquias como Doom e Resident Evil se destacam por colocar os jogadores no centro da ação em primeira pessoa, o FPS se tornou um dos gêneros mais populares da atualidade. Com milhões de jogadores em todo o mundo, além de torneios internacionais e cobertura da mídia, o FPS se tornou um fenômeno global que continua a crescer.

Um exemplo disso é Free Fire, que se tornou o jogo mais popular entre os fãs de eSports no Brasil graças a pontos interessantes como o fato de ter sido desenvolvido para smartphones em vez de consoles ou computadores. O Mundial de Free Fire 2022 ou FFWS 2022 já foi anunciado para maio próximo e deve se tornar um dos torneios de eSports mais seguidos no ano que vem.

Também vale mencionar a fama que títulos como CS:GO e Call of Duty têm alcançado, com as maiores competições destes FPS e de outros eSports chegando a constar entre os eventos mais populares nos principais sites de esports bets. A grande imersão que é oferecida por jogos em primeira pessoa rendeu aos mencionados títulos um grande número de seguidores em todo o mundo, e é também por isso que se discute se franquias como Doom ou Resident Evil poderiam ganhar espaço no mundo dos eSports.

O potencial da franquia Resident Evil em eSports

Poucos jogos são capazes de trazer os jogadores para o centro da ação tanto quanto Resident Evil. Ao longo de 25 anos, esta franquia já conseguiu ultrapassar os 120 milhões em vendas, com títulos como Resident Evil 7: Biohazard e Resident Evil 2 liderando as listas em todo o mundo.

Por sua vez, o mais recente lançamento da franquia, Resident Evil Village, já alcançou reconhecimento internacional ao ser indicado a quatro categorias dos Golden Joystick Awards, incluindo as duas principais: Playstation Game of the Year e Ultimate Game of the Year. Além desse reconhecimento, outro ponto que talvez indique que a franquia está apta a entrar no mundo dos eSports é que Resident Evil Village dará aos seus jogadores acesso a um jogo online multiplayer chamado RE:Verse.

Neste título, os jogadores poderão testar suas habilidades contra outros jogadores de todo o mundo em batalhas de mata-mata que envolvem armas biológicas enquanto adotam as personalidades dos personagens mais populares da franquia. Por fim, vale ressaltar que o filme Resident Evil: Welcome to Raccoon City também já despertou o interesse de milhões de pessoas ao redor do mundo e tem estreia prevista para o dia 2 de dezembro no Brasil.

 

Desde o seu lançamento em 1996, a franquia Resident Evil se tornou uma das mais populares em todo o planeta devido à sua capacidade de trazer os jogadores para o centro da ação com o gênero survival horror. A chegada do multiplayer online RE:Verse abre as portas para a franquia Resident Evil entrar no mundo dos eSports e continuar levando seu sucesso a novos níveis. Desta forma, se o multiplayer online RE:Verse conseguir replicar o sucesso da franquia, não seria estranho encontrar grandes competições deste título no mundo dos esportes eletrônicos nos próximos anos.