Resident Evil 8 Village Local Town

Resident Evil 8: mais um game alvo de golpes na internet

Uma preocupante onda de golpes e esquemas fraudulentos têm assolado o mundo dos games, atingindo principalmente os fãs de títulos com grandes lançamentos previstos para 2021. O último alvo dos criminosos é o novo jogo da franquia de terror da Capcom Resident Evil.

Mas por que isso está acontecendo e como as pessoas podem se proteger contra esses golpes na rede? Essas e outras questões serão tratadas abaixo.

Histórico: tudo começou nos anos 80

Na ausência da internet, a maior fonte de informação sobre jogos eletrônicos, na década de 1980, eram as revistas dedicadas ao setor. Recheados de novidades, dicas e trapaças, esses veículos também costumavam trazer, em suas capas, uma fita cassete com demos ou mesmo jogos completos gravados.

A prática, por azar, deu início a um mercado bem menos legítimo, com cópias ilegais de tais jogos se espalhando de forma incontrolável pelo mundo. Eis que surgia, então, a pirataria no mundo dos games.

Download de demos a partir dos anos 2000

Com a popularização da internet, a partir dos anos 2000, a distribuição ilegal de jogos ganhou uma nova e poderosa aliada. Os usuários já não precisavam comprar fitas ou CDs clandestinos para adquirir seus games piratas – eles podiam simplesmente baixá-los de graça na rede.

Para lutar contra esse mercado paralelo, muitas empresas começaram a disponibilizar demos e/ou vender seus produtos também pela internet, por preços menores e com vantagens adicionais, como acesso antecipado e recursos exclusivos.

É neste contexto que os mais recentes esquemas começaram a agir.

A estratégia do golpe

Os últimos golpes têm se focado no uso de demos e promessas de acesso antecipado a lançamentos populares como isca para fazer vítimas na rede. A estratégia se dá, em geral, por meio de mensagens e links falsos que levam os usuários a baixarem e instalarem programas maliciosos em seus dispositivos.

No caso mais atual, envolvendo o futuro título “Resident Evil Village”, os golpistas se aproveitaram da estreia da demo spin-off da franquia, chamada “Maiden”, para enviar e-mails de phishing com ofertas falsas de “acesso antecipado” ao jogo completo.

A frequência de tal esquema se tornou tão grande que a própria Capcom se viu obrigada a vir a público e alertar os fãs da série, afirmando não ter nenhuma ligação com as mensagens e recomendando que elas fossem ser excluídas o quanto antes.

“Por favor, NÃO baixem nenhum arquivo [desses e-mails]”, disse o anúncio oficial. “Se não estiver seguro sobre a autenticidade de uma correspondência da Capcom, entrem em contato conosco diretamente para verificar”.

Como evitar o esquema

O primeiro método de prevenção contra esses golpes é, possivelmente, o mais simples. Trata-se da adoção de uma postura crítica diante de e-mails suspeitos. Se um usuário, por exemplo, recebe uma mensagem repentina de um desenvolvedor de jogos, antes de clicar em qualquer link, ele deve verificar a autenticidade do e-mail – o que não é lá muito difícil.

Anúncios de demos e ofertas legítimas de títulos populares sempre são feitos de forma muito clara nas páginas oficiais dos seus criadores. Esse tipo de informação nunca vai ser compartilhada na surdina por meio de mensagens ambíguas. Portanto, ao encontrar e-mails desse estilo, deve-se apenas ignorá-los e exclui-los.

Outro ponto crucial na segurança de seus dispositivos na internet é evitar o uso de conexões Wi-Fi inseguras, como as redes gratuitas em hotéis, restaurantes e aeroportos. Esses pontos de acesso são, muitas vezes, bastante vulneráveis e podem deixar seu computador exposto a terceiros mal-intencionados que podem descobrir seu endereço de e-mail e credenciais, usando isso para espalhar o vírus para outras pessoas.

Caso seja necessário se conectar em uma dessas redes, a recomendação é instalar antes uma VPN de qualidade em seus dispositivos. As VPNs são ferramentas capazes de criar um manto protetor ao redor da sua conexão, aumentando sua segurança e impedindo que terceiros tenham acesso ao seu dispositivo e seus dados de navegação.

Para os usuários que são influenciadores no mundo dos games, vale ainda reforçar estratégias básicas de segurança, como implementar métodos de autenticação de dois fatores e alterar regularmente as senhas de acesso de todas as suas contas – especialmente de e-mails e mídias sociais. Além disso, é sempre aconselhável manter todos os programas e sistemas atualizados.