Resident Evil Director’s Cut, um verdadeiro clássico da franquia, já está disponível para usuários PlayStation Plus Deluxe no Brasil. A novidade surgiu como uma vitória dos fãs que tinham perdido acesso a jogos mais antigos desde o PlayStation 3. Agora é possível voltar a acessar este RE no PlayStation 4 ou PlayStation 5, mas nem tudo são flores. Não se trata daquele Resident Evil 1 original de 1996, mas sim do Director’s Cut, como o próprio nome diz, que apresenta algumas diferenças.
O jogo não tem suporte para Troféus. Possui, no entanto, função rewind para retroceder o jogo quando quiser – se você morre no Tyrant, por exemplo, consegue voltar um pouco antes de perder a batalha e fazer outra estratégia – e quick save. Uma opção adicional, ainda, é um filtro scanline para simular uma TV mais antiga, como as de tubo. Pode não ser a melhor versão possível, porém é um avanço.
For those wondering, this is indeed the non-greatest hits version. So no clown farting basement theme lol #REBHFun #PS5Share, #ResidentEvilDirectorsCut pic.twitter.com/tCS9cuRJ3X
— Jawmuncher (@Jawmuncher) June 13, 2022
A boa notícia é que não é preciso assinar a PlayStation Plus Deluxe para jogar tanto no PS4 quanto no PS5, basta ter o jogo digital adquirido. Apesar da promessa da Sony neste sentido, infelizmente muitas pessoas estão passando por transtornos ao tentar acessar Resident Evil Director’s Cut diretamente, pois a página do jogo só oferece opção para uma assinatura “Deluxe”.
É que, de fato, há várias versões deste Resident Evil: Resident Evil (1996), Resident Evil Director’s Cut (1997) e Resident Evil Director’s Cut Dual Shock Ver. (1998). A edição que foi para aparelhos mais modernos é a de 1997, enquanto a que existe no PlayStation 3 é a de 1998. Somente se a Capcom, ou a Sony, atualizarem o “benefício” com a Dual Shock Ver. é que será possível desfrutar da versão digital sem a assinatura Plus Deluxe. Além do clássico, o primeiro remake de Resident Evil também já está disponível para quem é assinante PlayStation Plus Deluxe, conforme previamente anunciado.
Outros jogos da franquia fazem parte da renovação de serviços da Sony e todos são de PlayStation 3, são eles: Resident Evil 4, Resident Evil 5, Resident Evil 6, Resident Evil The Umbrella Chronicles, Resident Evil Operation Raccoon City, Resident Evil CODE: Veronica, Resident Evil The Darkside Chronicles, Umbrella Corps e Resident Evil Revelations, assim como o próprio HD Remaster. O único “porém” é que todos os citados estão disponíveis por streaming e o Brasil não é um país atendido pelo chamado “PlayStation Plus Premium“. Mesmo no Japão, usuários informaram ter de ficar em uma fila virtual para acessar:
Pra jogar os jogos de PS3 via streaming no Playstation Plus Premium tem que entrar numa fila 🤡 pic.twitter.com/kLCsSAWos9
— n jr. (@newtonprates) June 4, 2022
Misericórdia! Detalhes fazem a diferença – ao menos é o que dizem por aí. Atenção nunca é demais, principalmente em novos serviços, como os PlayStation.
Colaboraram com esta notícia: Fred Hiro e Cláudio Corrêa