Resident Evil Director’s Cut está disponível na estreia do PlayStation Plus Deluxe no Brasil

Resident Evil Director’s Cut, um verdadeiro clássico da franquia, já está disponível para usuários PlayStation Plus Deluxe no Brasil. A novidade surgiu como uma vitória dos fãs que tinham perdido acesso a jogos mais antigos desde o PlayStation 3. Agora é possível voltar a acessar este RE no PlayStation 4 ou PlayStation 5, mas nem tudo são flores. Não se trata daquele Resident Evil 1 original de 1996, mas sim do Director’s Cut, como o próprio nome diz, que apresenta algumas diferenças.

O jogo não tem suporte para Troféus. Possui, no entanto, função rewind para retroceder o jogo quando quiser – se você morre no Tyrant, por exemplo, consegue voltar um pouco antes de perder a batalha e fazer outra estratégia – e quick save. Uma opção adicional, ainda, é um filtro scanline para simular uma TV mais antiga, como as de tubo. Pode não ser a melhor versão possível, porém é um avanço.

A boa notícia é que não é preciso assinar a PlayStation Plus Deluxe para jogar tanto no PS4 quanto no PS5, basta ter o jogo digital adquirido. Apesar da promessa da Sony neste sentido, infelizmente muitas pessoas estão passando por transtornos ao tentar acessar Resident Evil Director’s Cut diretamente, pois a página do jogo só oferece opção para uma assinatura “Deluxe”.

É que, de fato, há várias versões deste Resident Evil: Resident Evil (1996), Resident Evil Director’s Cut (1997) e Resident Evil Director’s Cut Dual Shock Ver. (1998). A edição que foi para aparelhos mais modernos é a de 1997, enquanto a que existe no PlayStation 3 é a de 1998. Somente se a Capcom, ou a Sony, atualizarem o “benefício” com a Dual Shock Ver. é que será possível desfrutar da versão digital sem a assinatura Plus Deluxe. Além do clássico, o primeiro remake de Resident Evil também já está disponível para quem é assinante PlayStation Plus Deluxe, conforme previamente anunciado.

Outros jogos da franquia fazem parte da renovação de serviços da Sony e todos são de PlayStation 3, são eles: Resident Evil 4, Resident Evil 5, Resident Evil 6, Resident Evil The Umbrella Chronicles, Resident Evil Operation Raccoon City, Resident Evil CODE: Veronica, Resident Evil The Darkside Chronicles, Umbrella Corps e Resident Evil Revelations, assim como o próprio HD Remaster. O único “porém” é que todos os citados estão disponíveis por streaming e o Brasil não é um país atendido pelo chamado “PlayStation Plus Premium“. Mesmo no Japão, usuários informaram ter de ficar em uma fila virtual para acessar:

Misericórdia! Detalhes fazem a diferença – ao menos é o que dizem por aí. Atenção nunca é demais, principalmente em novos serviços, como os PlayStation.

Colaboraram com esta notícia: Fred Hiro e Cláudio Corrêa