O novo filme live-action de Resident Evil já tem data prevista para estrear nos cinemas: 18 de setembro de 2026. A informação foi divulgada com exclusividade pelo site Deadline. O diretor é Zach Cregger, nome que havia sido divulgado em meio a uma disputa pela produção. Estúdios da Sony vão seguir trabalhando com a Constantin Film, incluindo a PlayStation Productions (Uncharted: Fora do Mapa e Gran Turismo: De Jogador a Corredor).
O roteiro do novo Resident Evil é do próprio Zach Cregger, cultuado pelo filme de terror Noites Brutais (Barbarian). “Sou fã fervoroso desses jogos há décadas e poder dar vida a esse título incrível é uma verdadeira honra”, disse Cregger ao Deadline. Shay Hatten é o corroterista. Ele trabalhou em John Wick 4: Baba Yaga e Bailarina (previsto para junho/2025).
O objetivo com o reboot, de acordo com as fontes do Deadline e também do The Hollywood Reporter, seria trazer a volta ao terror com algo mais fiel às raízes dos jogos. “O mundo de Resident Evil vivenciado através da visão de Zach é um feito irresistível”, afirmou Robert Kulzer, o produtor da Constantin Film, ao Deadline.

Outros produtores do novo Resident Evil são Roy Lee (Noites Brutais e Minecraft) e Miri Yoon (A Garota Da Vez). A supervisão é de Nicole Brown, da Columbia Pictures. Ainda sobre o filme, Sanford Panitch, presidente Sony Pictures Motion Picture Group, elogiou o trabalho de Zach Cregger. “Sua abordagem brilhante em reiniciar e atualizar esta lendária franquia da Sony instantaneamente faz deste um dos nossos lançamentos mais importantes em 2026.”
A Sony Pictures lançou todos os outros filmes de Resident Evil no mercado, desde os produzidos por Paul W.S. Anderson com Milla Jovovich à versão mais recente, Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City, com direção de Johannes Roberts. A arrecadação atingiu US $ 1.3 bilhão, dado que surgiu em 2023 em meio a um rumor de outro reboot.