Tsuyoshi Kanda, produtor de Resident Evil Village, responde perguntas dos fãs feitas no Reddit

No mês passado a Capcom anunciou na subreddit r/residentevil um AMA (abreviação de “Ask Me Anything”) onde os fãs foram convidados a fazer perguntas sobre o desenvolvimento de Resident Evil Village. Algumas delas foram respondidas pelo produtor Tsuyoshi Kanda em um vídeo divulgado recentemente pelo canal oficial da E3. O conteúdo está disponível em inglês, mas o REVIL fez a tradução para o português para que os fãs pudessem compreender. Acompanhe!


Por que vocês escolheram Ethan Winters como o protagonista novamente?

Kanda: No Resident Evil 7, criamos Ethan para agir como o alter-ego do jogador. Um personagem pequeno sem uma forte personalidade. Entretanto, no decorrer da produção, nos tornamos apegados ao Ethan e curiosos em saber o que aconteceria com ele e essa decisão de torná-lo o protagonista de Village veio cedo no desenvolvimento.

O destino de Ethan estava planejado desde Resident Evil 7 ou foi decidido durante Resident Evil Village?

Kanda: Quando começamos a produção de Village, antes do lançamento de Resident Evil 7, na verdade tínhamos um plano para o destino de Ethan durante a produção de RE7. E com a popularidade de RE7, nós conseguimos realizar essa ideia.

Por que deixar o rosto de Ethan escondido?

Kanda: Já que Ethan foi criado como o alter-ego do jogador, nós queríamos deixar seu rosto para a imaginação de cada jogador. Então, nesse ponto, nós não pretendemos mostrar seu rosto de nenhuma maneira oficial.

O que vocês tem contra as mãos do Ethan?

Kanda: No Village, mostrar que Ethan está sentindo dor é uma ferramenta importante para destilar medo no jogador. Nós não temos nada contra suas mãos, mas até podemos admitir que ele passou por muita coisa através dos anos.

Há algo que vocês não tiveram tempo para adicionar (ao Village)?

Kanda: Naturalmente, há muitas ideias que não foram totalmente implementadas em Village, seja por ela ir contra o gameplay, o ritmo ou outras razões. Mas todas ideias foram utilizadas no produto final de uma maneira ou outra.

Qual foi a inspiração para finalmente trazer Licanos para Resident Evil Village?

Kanda: Esse é um dos contrastes ao horror moderno de Resident Evil 7, onde Village tende mais para um gênero de ação baseado no horror gótico. As criaturas em Village são uma interpretação moderna e biológica de monstros clássicos como lobisomens, vampiros e “mercen”. Os Licanos são apenas um deles.

Houve algum feedback surpreendente dos jogadores durante os testes e o lançamento?

Kanda: Nós criamos o Duque para ser um personagem amado, mas nós nos surpreendemos ao ver como ele se tornou igualmente, senão mais, popular que a Lady Dimitrescu. Também é divertido ler sobre fãs comentando que este foi o Resident Evil que os fizeram chorar.

Qual a coisa mais importante que tiraram do lançamento de Resident Evil 7?

Kanda: Que ele me proporcionou o privilégio de trabalhar em Resident Evil Village.

Qual aspecto de Resident Evil Village lhe dá mais orgulho?

Kanda: Que conseguimos completar a história paterna de Ethan Winters.

Qual foi a motivação em transformar a Lady Dimitrescu em uma vilã?

Kanda: Na verdade, tínhamos ideias de criar criaturas mais feias ou monstruosas antes de nos estabelecermos no design atual da Lady Dimitrescu. Entretanto, já que o conceito de seu cenário era um castelo com mulheres assombrosas, nós tivemos que nos perguntar: Como deixá-lo encantador e assustador ao mesmo tempo? O resultado foi o mulherão.

Qual inimigo foi mais difícil de fazer o design em Resident Evil Village?

Kanda: Fácil, Moreau! Foi difícil balancear seu aspecto de “merman” sem sair do estilo Resident Evil. Eu acho que a equipe fez um bom trabalho no fim.

Qual personagem foi o mais divertido de criar?

Kanda: O design mais divertido foi o Duque e o Bebê, ambos personagens tinham um propósito muito claro, então foi bem intuitivo definir como eles deveriam parecer.

Qual o Easter Egg mais divertido do jogo?

Kanda: Deve ser as falas aleatórias do Duque. Ele deve ter algum tipo de acordo com o Mercador do Resident Evil 4.

Por que Chris Redfield foi escolhido como o coadjuvante de Ethan?

Kanda: Como Village é uma continuação de RE7, ter o Chris, que serviu um papel ativo resolvendo o incidente do último jogo, foi uma escolha natural para esse jogo.

Quanto tempo levaria para o HUNK resgatar Rose e escapar?

Kanda: Ao decorrer de Village, Ethan realmente mostrou sua forte determinação em recuperar sua filha. Eu acho que HUNK, mesmo com sua perícia, não é páreo para o amor paterno de Ethan.

Qual foi a abordagem tomada no desenvolvimento da sequência da Beneviento em Village?

Kanda: O conceito do vilarejo é fornecer ao jogador uma variedade de experiências assustadoras. A Casa Beneviento foi criada como um cenário que personifica uma das experiências mais aterrorizantes do jogo.

A Angie tem sua própria personalidade ou a Donna apenas faz parecer que ela possui?

Kanda: É a Donna quem está falando através de Angie ou, na verdade, é mais como se Donna estivesse usando uma persona distante.

O que fez vocês decidirem em não incluir Ada em Resident Evil Village?

Kanda: Houve sim uma ideia inicial para ela aparecer no jogo, mas o ritmo do jogo e a consistência da narrativa nos impediram de seguir com a ideia. A sequência que tínhamos planejado para ela só permaneceu na maneira em que os fãs descobriram.

Arte conceitual de “Ada Wong” em Resident Evil Village

Qual seu personagem ou monstro favorito de Resident Evil?

Kanda: Eu perguntei isso para o diretor Morimasa Sato e, de todas as criaturas da série, ele disse que os Crimson Heads são o ponto alto. Ele nunca ficou tão surpreso com uma criatura como essa. E ele me disse que em Village, Ethan é seu favorito, mas ele também tem um estranho apego com Moreau.

Existem planos para DLCs, como em Resident Evil 7?

Kanda: Nós estamos cientes que muitos jogadores nos pedem para explorar Village mais profundamente e é por isso que eu posso lhes dizer que decidimos criar DLC. Nós somos tão gratos que as pessoas estão gostando tanto do jogo! Obrigado pela resposta de todos, nós já começamos o desenvolvimento na DLC.

Resident Evil Village está disponível para PC (Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X / S e Stadia.

O site Green Man Gaming, parceiro do REVIL, tem o jogo com desconto para PCclique aqui e acesse.