Violência de RE Village será atenuada nas versões do Japão

Resident Evil Village tem como território base o Japão por conta dos desenvolvedores envolvidos no projeto e da Capcom, mas as versões do jogo que os moradores daquele país vão receber serão diferentes se comparadas às que serão lançadas externamente – nas Américas e Europa, por exemplo. Por conta de restrições de classificação, as aventuras de Ethan Winters e Chris Redfield terão a violência atenuada.

Oficialmente, Village chegará por lá em duas versões: CERO D, destinada para 17 anos ou mais, e CERO Z, para quem tiver acima de 18 anos.  A diferença entre os produtos está na violência mais intensa entre uma e outra. No entanto, segundo uma publicação da Capcom, mesmo com essa distinção as duas não vão conter: decapitação e expressões mais “sanguentas”. As proibições fazem parte do próprio sistema classificatório japonês e podem limitar ainda mais a visão do título se consideradas outras coisas banidas – mutilação, crueldade e exposição de corpos de forma perversa fazem parte das proibições (via Código de Ética CERO).

Essa situação não é uma exclusividade de algo publicado em 2021 e já estava presente em outros lançamentos da franquia, como Resident Evil 7 – que contou também com duas versões – e Resident Evil 4 onde Leon S. Kennedy não perdia a sua cabeça de jeito nenhum. Estamos há dois meses do lançamento de Village, que vem sendo exposto em lojas com capas diferentes para indicar a distinção. CERO D é a mais atenuada com penas, enquanto a CERO Z traz Chris e uma junção com os lobisomens.

Resident Evil Village está previsto para ser lançado em 7 de maio. O jogo terá versões para PC (Steam), PlayStation 4 / PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X / S. Vai ser o primeiro título da franquia a ser totalmente localizado para o português – legendas e dublagem.

A versão de Resident Evil Village para PC está atualmente com 10% de desconto no site Green Man Gaming, parceiro do REVIL. A versão comum sai por R$ 161,99, já a Deluxe é vendida por R$ 193,14 – clique aqui para comprar na pré-venda.