Perfil

Nome: Carlos Oliveira
Nascimento: 1977
Altura: 1,82m
Peso: 83Kg
Tipo Sanguíneo: O
Afiliações: U.B.C.S
Status: Vivo

Carlos Oliveira é um soldado de origem latino-americana. Criado em meio ao conflito, ele aprendeu desde pequeno a se defender, tornando-se um especialista em armamento e veículos pesados.

Carlos se tornou um mercenário bem cedo. Durante sua juventude, ele se juntou a um grupo de resistência antigovernamental na América do Sul.
Apesar dos esforços, o grupo não obteve êxito e foi eliminado pelo governo.

Ele então ingressou na Umbrella Corporation, onde atuava como mercenário e servira aos interesses da empresa.


Operação: Raccoon City

Carlos Oliveira Resident Evil 3

De 28 a 30 de setembro de 1998

Carlos era cabo da unidade Delta A da U.B.C.S (Serviço de Contramedidas de Risco Biológico da Umbrella). Sua equipe foi enviada para agir no incidente com o T- Vírus que vitimou a cidade de Raccoon City, as ordens seriam de prestar socorro aos civis, auxiliar na evacuação da cidade e resgatar algumas figuras importantes para a Umbrella denominadas apenas como V.I.P.’s.

Ao desembarcar na cidade, os mercenários se depararam com uma situação fora de controle. Rapidamente, a equipe da U.B.C.S. foi dizimada e os poucos sobreviventes começaram a buscar uma forma de fugir daquele inferno.

Enquanto busca uma forma de fugir de Raccoon City, Jill Valentine chega ao centro da cidade, onde se depara com a cena de um homem enfrentando os zumbis, decidindo segui-lo e os dois se encontram no restaurante. O homem em questão é Carlos, se apresentando a Jill e fala sobre a sua missão na cidade. Durante a conversa, os dois são surpreendidos por Nemesis e se abrigam no porão do restaurante, fungindo pelo duto de ventilação do local.

Do lado de fora, Jill questiona Carlos sobre a verdadeira missão do seu grupo, e o mercenário volta a afirmar que eles estão lá para resgatar os civis, pedindo ajuda de Jill e indo embora em seguida.

Mais a frente, Carlos se encontra com Jill novamente, voltando a dizer que ela deveria se unir ao grupo de mercenários sobreviventes, mas Nicholai Ginovaef se mostra contra a ideia. Carlos expõe toda a gravidade da situação e acaba convencendo-o a aceitar a moça na equipe. O sargento, então, sugere que o grupo utilize o bonde como meio de locomoção até a Torre do Relógio, onde um helicóptero poderá resgatá-los. Os dois acabam concordando com a ideia e, antes de partir, Carlos entrega um colete que irá auxiliar Jill em sua jornada pela cidade.

Enquanto busca os itens que farão o bonde voltar a funcionar, Carlos encontra o parceiro de U.B.C.S Murphy Seeker. Ele está infectado e pede para Oliveira matá-lo, só que nesse momento Jill chega e assiste perplexa toda aquela situação. Carlos reluta no início, mas acaba matando Murphy quando ele se transforma em zumbi. Completamente transtornado, o mercenário foge.

Mais a frente, Jill consegue reativar o bonde junto com Carlos. Eles conversam sobre a morte de Murphy, então Carlos então que vai operar o bonde e Jill responde dizendo que Nicholai não virá.

Enquanto se movem, um forte impacto faz o bonde balançar. Achando o impacto estranho, Jill parte para o vagão traseiro para descobrir o que está acontecendo e se depara mais uma vez com Nemesis. Mikhail pede para ela retorne para o outro vagão e detona uma granada, fazendo com que o monstro seja arremessado para fora do bonde. A explosão danifica os freios do vagão, que acaba descarrilando, fazendo com que Carlos pule da janela sem saber o que acontecera com Jill no acidente.

Apesar dos imprevistos, Jill consegue acionar o sino da torre. Rapidamente o helicóptero aparece, mas antes que o resgate fosse feito, a aeronave é derrubada por Nemesis. O monstro, mais uma vez, tenta eliminar a policial, mas Carlos aparece para tentar impedi-lo, porem acaba desmaiando após ser atacado pela criatura.

Jill, mais uma vez, sai vitoriosa da batalha, porém a moça foi infetada com T-Vírus e acaba desmaiando e, logo em seguida, Carlos recobra a consciência e a leva para a capela da torre.


“The Last Escape”

Resident Evil 3 Nemesis Jill Valentine and Carlos Oliveira

01 de outubro de 1998

Jill acorda no dia 1° de outubro.

Carlos promete que vai buscar a cura, mas ela pede para o mercenário matá-la caso ela se transforme em zumbi.

Já no hospital, Carlos se encontra com Tyrell Patrick, também mercenário da U.B.C.S e de seu Pelotão. Ferido, diz que foi atacado por outro mercenário, então Carlos o questiona sobre a identidade do traidor, mas nesse instante Tyrell abre o cofre e uma bomba que estava dentro dele detona, matando-o.

Suspeitando de Nicholai, Carlos segue em busca do antídoto para o T-Vírus. Após vasculhar o hospital, ele consegue esse antidoto, mas na hora de retornar para Jill, ele se vê novamente em perigo: diversas bombas foram plantadas no hall de entrada do hospital, fazendo ele foge desesperadamente, conseguindo escapar da explosão que leva o hospital abaixo.

Carlos retorna a capela e administra a vacina em Jill, que acordando, o mercenário lhe avisa que Nemesis ainda está atrás dela e que Nicholai continua vivo, advertindo que Jill não deve confiar no sargento e que ele seria outro inimigo dos dois. Em seguida, Carlos afirma que precisa fazer algumas investigações e parte sozinho.

Após atravessar o parque, Jill se encontra com Carlos nos esgotos da Dead Factory, informando a ela sobre os planos do governo de destruir a cidade utilizando um míssil nuclear e, mais uma vez, adverte sobre o perigo que é Nicholai.

Os dois se separam, mas rapidamente se reencontram. Jill conta para Carlos que Nicholai fugiu com o único helicóptero que havia no local, mas o rapaz afirma que não ira desistir e continua procurando outro meio de fugir da cidade. Nesse momento, eles recebem uma chamada pelo rádio: uma pessoa desconhecida chama por Jill e avisa que está indo resgatá-la, então os dois se separam novamente para buscar uma rota de saída.

Após uma dura batalha onde Nemesis foi definitivamente derrotado, Jill e Carlos se reencontram na parte externa da fábrica. Ele acende um sinalizador para que o helicóptero de resgate os localize, e ao embarcar, Jill percebe que o piloto que disse que estava indo resgata-la é Barry Burton, seu parceiro da S.T.A.R.S.

Durante o resgate os dois acabam presenciando a destruição completa de Raccoon City.


Em Resident Evil 3 (2020)

Reisdent Evil 3 Carlos Oliveira

Carlos Oliveira é um dos mercenários do Pelotão Delta da U.B.S.C. (Serviço de Contramedidas de Risco Biológico da Umbrella) que está em Raccoon City para resgatar sobreviventes da epidemia do Vírus T na cidade.

Após ter uma baixa muito grande em sua equipe, Carlos consegue um abrigo para os cidadãos sobreviventes e para demais membros da sua equipe, sendo eles o capitão do Pelotão Delta Mikhal Victor e mais dois mercenários: Nicholai Ginovaef e Tyrell Patrick.

Carlos, junto com Tyrell e Nicholai, recebem ordens de sair do abrigo e tentar religar a energia e todo o sistema que faz o metrô da cidade funcionar, onde eles estavam abrigados, e também, no caminho, continuar resgatando sobreviventes. O objetivo é tentar sair de Raccoon City pelo metrô com todos os sobreviventes possíveis, levando-os para um local mais seguro para aguardar extração. O Capitão Mikhal ficaria no abrigo, já que estava ferido devido uma possível emboscada que seu Pelotão sofreu.

Carlos Oliveira, então, começa a desbravar as ruas infestadas de Raccoon City, passando por diversos inimigos e criaturas bizarras. Em um desses momentos, ele vê Jill Valentine caída ao chão sendo quase encurralada por Nemesis, é quando Carlos atira duas vezes com seu Lança-Foguetes, parando a criatura e tendo tempo para resgatar e tirar a moça dali.

Na entrada da estação de metrô, Carlos explica para Jill que ele e seus “parças” estão transformando os vagões do metrô em esconderijo para os sobreviventes, dizendo ser o local mais seguro por hora, direcionando Jill para um desses vagões. Nesse momento, o mercenário é questionado por Jill, no caminho, sobre Nemesis, porém ele diz também desconhecer tal criatura, mas reconhece que ele está atrás de algo, aproveitando a deixa para fazer uma de suas piadas para Jill.

Finalmente, Carlos diz que faz parte da U.B.C.S. para a policial, a deixando ainda mais brava, ouvindo dela que a Umbrella que é a responsável por toda a epidemia e caos em Raccoon City. O mercenário, porém, fica perdido na conversa e diz não saber de nada sobre isso, e que está lá na cidade somente para resgatar os sobreviventes, e que a moça não precisa confiar nele se assim desejasse, porem o esconderijo estaria disponível para ela.

Carlos Oliveira chega a um dos vagões com Jill, e apresenta a moça para seu capitão, porém Mikhal já a conhece de nome, deixando todos cientes que ela era agente de elite do S.T.A.R.S. Carlos fica cuidando dos ferimentos de Mikhal enquanto o capitão explica todo o plano de resgate pelo metrô, pedindo ajuda de Jill.

Carlos tenta tranquilizar a policial para trabalhar junto com eles, dizendo que todos ali querem a mesma coisa: resgatar o máximo de sobreviventes possível e sair da cidade. O mercenário, então, entrega um rádio de comunicação a “Supercop” e diz que tem suprimentos no térreo do local, voltando aos cuidados de Mikhal.

Por rádio, Carlos explica para Jill que para religar a energia do metrô, ela irá precisar chegar à subestação de energia da cidade, fazendo várias piadas costumeiras do mercenário.

Após um bom tempo, Carlos recebe uma chamada de Jill pelo rádio, ouvindo dela que conseguiu religar a energia principal, e que agora ela pode ativar novamente a infraestrutura do metrô, religando o sistema de controle de trafego no escritório da empresa responsável por isso.

Pouco tempo depois, Carlos recebe outra ligação de Jill e escuta a policial falando que ela está sendo perseguida por Nemesis, então o mercenário pede para que a policial volte imediatamente para a estação, porém Jill se recusa a fazer isso até religar toda a estação e fazer o plano de resgate funcionar.

Carlos Oliveira orienta Jill, já no escritório e por rádio, que ela precisa traçar uma rota para o metrô andar, explicando que eles estão parados na estação Redstone Street e eles precisam chegar à estação Fox Park. Assim que Jill consegue traçar a rota, o mercenário diz a Jill que irá preparar o metrô para sair e que é para ela voltar a estação.

O mercenário reencontra Jill na entrada da estação junto com Nicholai e Tyrell. Carlos diz a Nicholai que a policial está ajudando-os a religar todo o metrô, já que Nicholai questiona o porquê dela estar ali. Carlos diz a Nicholai, também, para ele pegar leve com a situação.

Carlos tenta se desculpar com Jill, dizendo que todos ali estão nervosos e tensos com o caos instalado em Raccoon City, porém é interrompido por algo entrando na estação: Nemesis. Ele e Jill tentam prosseguir para os vagões, mas Carlos vê Jill voltando para confrontar a criatura, se desesperando por não poder fazer nada para parar a “Supercop”.

Após um tempo, Carlos consegue contato via rádio com Jill e pergunta se ela estava bem depois de tudo aquilo, e que o metrô estava pronto para partir, e que todos só estão esperando ela voltar.

Carlos Oliveira, já passado mais um tempo desde o último contato por rádio com Jill, conversa novamente com a policial, ficando aliviado em saber que ela estava bem e que Nemesis tinha sido supostamente derrotado. Ele dá uma bronca em Jill, dizendo que ela não tinha pensado direito se arriscando daquele jeito, indo para confronto aberto contra a criatura e se tornando isca fácil para o monstro, podendo ter morrido ali mesmo, porém agradeceu tal ato da policial, dizendo a ela mais uma vez para ir para a estação de metrô logo.

Pouco tempo depois desse contato, Carlos chama Jill novamente pelo rádio devido a demora da policial em voltar para a estação, descobrindo pela moça que infelizmente Nemesis ainda estava vivo e estava atrás dela novamente. Carlos, então, diz a Jill que tem um plano para atrasar a criatura e pede para ela voltar a estação de metrô imediatamente.

Carlos Oliveira finalmente se reencontra com Jill, na entrada da estação do metrô e pede a ela para que o siga, ambos fugindo de Nemesis, chegando ao posto de gasolina Stagla. O mercenário consegue atrasar Nemesis explodindo o local e se protegendo junto com Jill em uma das garagens próximos dali que, maravilhosamente, daria acesso de volta as plataformas da estação de metrô.

O mercenário escuta todo o pedido de desculpas de Jill, pelo seu comportamento inicial, a caminho da plataforma do metrô, dizendo a ela que a “Supercop” salvou ele primeiro mesmo assim, e que é mais corajosa que ele. Carlos, então, conta para Jill que não embarcará nessa viagem com eles, pois recebeu outras ordens de serviço, e que não se importava com isso, desde que essas ordens ajudassem a salvar Racoon City, ele estaria bem com isso.

Carlos Oliveira vai até seu capitão Mikhal e até o outro mercenário Tyrell, onde descobre sobre seu novo objetivo: voltar para o centro da cidade e achar o cientista Nathaniel Bard, pois a vacina do mesmo contra o Vírus T poderia salvar a todos.

Para tranquilizar Jill, Carlos diz para ela ir na frente e não se preocupar, porque ele não morreria e deixaria a policial “nesse mundo frio, cruel e sem Carlos”.

No dia 29 de Setembro, ás 02h34 da manhã, Carlos Oliveira e Tyrell Patrick chegam ao portão oeste da R.P.D. (Delegacia de Policial de Raccoon City), escutando uma breve piada de Tyrell sobre como Carlos se importava com “sua gatinha”, e claro que Carlos revidou, respondendo que Jill não seria desse e de nenhum tipo assim, adentrando no pátio da R.P.D.

O mercenário, então, acha estranho como o local aparenta ser mais um cemitério, porem avança com cautela junto com Tyrell. Antes de poder avançar mais, escuta alguém gritando, e é nesse momento que Carlos presencia a cena em que o policial Marvin Branagh confronta o policial Brad Vickers, agora infectado.

Após a tentativa falha de Marvin em atirar no então amigo de profissão, Carlos teve que exterminar a ameaça do “zumbi Brad” para avançar, entrando no hall principal da R.P.D., acompanhando Tyrell até um notebook. Ali, pensando achar o cientista Nathaniel na R.P.D., o mercenário recebe a missão de ir ao escritório do grupo S.T.A.R.S., onde saberiam mais sobre o paradeiro de Nathaniel. Carlos acha muito estranho como toda essa missão está sendo abordada, pois não se parecia nada a um resgate de um civil, e descobre que realmente não é, ouvindo de Tyrell que essa seria mais uma missão de “busca e apreensão” do cientista, comandado pela própria Umbrella.

Carlos Oliveira avança pela delegacia, enfrentando e derrotando vários zumbis e até Carnífices (Lickers), até ter acesso ao escritório do S.T.A.R.S., onde consegue se comunicar com Dr. Nathaniel Bard através de um computador. O mercenário pergunta onde o cientista está aguardando o resgate, descobrindo que o doutor está no hospital da cidade e escutando também todas as exigências do Dr. Bard quieto, até que a ligação é encerrada, deixando Carlos preocupado e falando pra Tyrell que eles não podiam mesmo deixar o cientista nas mãos da Umbrella.

Enquanto Tyrell tenta localizar o hospital mencionado pelo Dr. Bard, Carlos recebe uma ligação via rádio de Jill, o deixando preocupado por escutar de Jill que o metro em que estavam descarrilhou devido a um ataque de Nemesis, matando todos os sobreviventes e também seu capitão Mikhal. O mercenário também recebe o alerta da Jill sobre a conduta que Nicholai teve nesse ataque, porém a chamada é interrompida, deixando Carlos sem saber o porquê e ainda mais preocupado. Ele sai do escritório e vai atrás de Jill a todo custo, isso já no dia 29 de Setembro, ás 04h43 da manhã.

Carlos Oliveira consegue encontrar Jill Valentine somente cerca de 12 horas depois, caída no chão e desorientada, próxima a praça da Torre do Relógio St. Michael, entrando em contato com Tyrell e dizendo para ele que Jill foi infectada, e que iria levar a policial ao hospital, pois talvez Dr. Bard tenha a cura para o estado atual dela. O mercenário, então, carrega Jill por cerca de 5 horas até encontrar o Hospital Memorial Spencer, no dia 29 de Setembro ás 21h20 da noite, deixando Jill deitada em uma das macas da sala de espera na entrada do hospital.

Com total determinação e contra o tempo, Carlos começa sua exploração pelo hospital atrás do Dr. Nathaniel Bard e a cura para Jill, enfrentando centenas de zumbis pelo caminho e também os temíveis Caçadores β (Hunter β ).

O mercenário finalmente consegue acesso ao laboratório do cientista Nathaniel, mas encontra o mesmo já morto com um tiro na cabeça, ligando para Tyrell e contando o que acabou de achar. Ele checa, então, o computador do cientista e descobre toda a verdade sobre a Umbrella através de um vídeo gravado pelo Dr. Bard antes de morrer. Carlos fica surpreso em saber que Jill confiara nele mesmo o mercenário trabalhando para a empresa farmacêutica, quebrando o computador num acesso de raiva. Ele consegue uma vacina nessa sala particular do Dr. Bard e volta até Jill com ela, aplicando a vacina na “Supercop”.

Carlos Oliveira fica observando a reação de Jill a vacina até Tyrell chegar ao hospital, mostrando o noticiário para o mercenário, onde descobre que Raccoon City foi decretada como contágio incontrolável e que a cidade seria obliterada por um míssil. Carlos não entende a decisão absurda, pois ainda existem sobreviventes na cidade, mas antes que pudesse continuar o assunto, ele e Tyrell escutam zumbis no lado de fora da entrada do hospital.

O mercenário, então, faz toda a contenção da sala de espera pelo lado de fora, para que os zumbis não ultrapassassem, deixando Tyrell lá dentro para cuidar de Jill e tentar contato com o governo americano. Após enfrentar a horda de zumbis e alguns Caçadores β, explodindo um dos pilares do hall principal do Hospital Memorial Spencer para bloquear a entrada do local, Carlos volta a dar atenção a Tyrell e Jill, vendo que a vacina funcionou e vê melhora na policial. Com isso em mente, o mercenário parte em busca de mais possíveis vacinas no NEST 2, pedindo a Tyrell que ele tentasse ganhar tempo com o governo americano, dizendo que tinham a vacina para acabar com essa epidemia do Vírus T na cidade.

Já no dia 01 de Outubro, pouco depois das 00h20 da madrugada, Carlos Oliveira reencontra Jill enfrentando a segunda transformação de Nemesis no Centro de Descarte do NEST 2, atacando a criatura sempre que possível com a ajuda de um guindaste e dos tanques com solventes químicos que tinham no local.

Após a batalha, o mercenário segue atrás de Jill, que está para enfrentar a terceira e última transformação monstruosa de Nemesis, escutando o pedido da policial para que ele vá atrás de Nicholai e pegue a amostra da vacina. Mesmo preocupado com Jill, Carlos segue as ordens da “Supercop”.

Em algum momento, Carlos consegue alcançar Nicholai, mas por motivos desconhecidos, é encontrado desacordado por Jill ao lado de um helicóptero, no heliponto do NEST 2. Depois da discussão entre Nicholai e Jill, o mercenário aproveita o momento de distração do Nicholai e o ataca, imobilizando-o de frente para Jill, pedindo a policial para que atire. Carlos insiste para que Jill atire, já que a policial reluta em fazer tal ação pois ela poderia atingir Carlos, mas ele diz que não tem outro jeito.

Como previsto, Carlos recebe o tiro de raspão, sendo jogado no chão pelo impacto e dor, olhando para Jill, que estava toda preocupada, soltando a frase “Ei, eu te falei que não ia te deixar num mundo sem Carlos. Ia ser crueldade”.

Levantando do chão, Carlos pergunta para Jill o que eles iriam fazer com Nicholai, e entra no helicóptero para liga-lo e preparar para sair da cidade.

Ambos sobrevoam Raccoon City e conseguem ver a chegada do missíl, atingindo e disseminando totalmente tudo o que tinha na cidade, sem deixar um rastro sequer para trás.

Carlos Oliveira e Jill Valentine são atingidos pela onda da explosão, mas conseguem segurar o impacto, deixando Carlos finalmente aliviado por tudo ter acabado bem.

Final Alternativo: se o jogador não atirar em Nicholai ou errar esse tiro no final de Resident Evil 3, outra cena aparece, onde mostra Carlos tendo a garganta cortada pelo Nicholai e, com a mesma faca, atinge Jill na testa, cravando-a, gerando um “game over”.


Aparições

  • A primeira aparição de Carlos Oliveira foi em Resident Evil 3, onde protagoniza a trama ao lado de Jill Valentine e também é jogável no extra The Mercenaries – Operation: Mad Jackal;
  • Carlos Oliveira volta todo brincalhão na reimaginação de Resident Evil 3, lançado em 2020;
  • O mercenário volta a aparecer no Resident Evil: The Umbrella Chronicles, no cenário Raccoon’s Destruction que reconta os acontecimentos do Resident Evil 3;
  • Ele também está presente em Resident Evil: Operation Raccoon City, onde aparece na campanha da Spec Ops e também é jogável no Heroes Mode;
  • Carlos também aparece no game mobile da franquia, Minna to Biohazard: Team Survivor & Clan Master;
  • Além de Resident Evil, Carlos aparece também no game Under the Skin, onde uma das fases é totalmente dedicada a Resident Evil 3. Nela, o personagem principal pode se transformar em Carlos e enfrentar Nemesis;
  • Carlos também marca presença nas adaptações de Resident Evil para o cinema, aparecendo em Resident Evil 2 – Apocalipse, Resident Evil 3 – A Extinção e Resident Evil 5 – Retribuição. Em todos esses filmes, seu interprete é o ator Oded Fehr;
  • Ele também está presente nas novelizações Resident Evil – Apocalypse e Resident Evil – Extinction, escritas por Keith R.A. DeCandido;
  • Outra aparição do mercenário é na novelização feita por S.D. Perry, Resident Evil: Nemesis, contando um pouco mais do ponto do vista de Carlos no caos em Raccoon City.

Curiosidades

  • Desde o lançamento de Resident Evil 3 corre o boato que Carlos seria brasileiro, não se sabe de onde surgiu essa ideia e ela nunca foi confirmada pela Capcom. Até agora a única coisa que se sabe sobre a sua origem é que ele é latino e viveu por um tempo na América do Sul;
  • Carlos tem algumas frases icônicas, mas a mais famosa foi proferida quando ele se exibia para Jill Valentine dando a entender que a ex-S.T.A.R.S. estava caidinha por ele: “all the foxy ladies loves my accent. It drives them crazy.”, que em uma tradução adaptada seria “Todas as cachorras adoram o meu sotaque. Deixa elas loucas.”;
  • Com a reimaginação de Resident Evil 3, percebe-se mais o quanto Carlos Oliveira é galanteador e brincalhão, mas também determinado e fiel, mostrando o quanto ele fica bravo por saber toda a verdade sobre a Umbrella, empresa que ele trabalhava fielmente a anos, sem saber de nada sobre as pesquisas ilegais. Isso não é caracteristico do personagem em Resident Evil 3: Nemesis, onde se vê um Carlos mais extremo e tenso com toda a situação, mas ainda sim galanteador.

Atores e Dubladores

Resident Evil 3
– Vince Corazza (Voz)

Resident Evil 3 (2020)
– Jeff Schine (voz)
– Benson Mokhtar (modelo de rosto)

Resident Evil: The Umbrella Chronicles
– Christoff Lombard (Voz)

Resident Evil: Operation Raccoon City
– Gideon Emery (Voz)

Resident Evil 2 – Apocalipse (Filme)
– Oded Fehr

Resident Evil 3 – A Extinção (Filme)
– Oded Fehr

Resident Evil 5 – Retribuição (Filme)
– Oded Fehr


Perfil original postado em 3 de Julho de 2015.

Ultima atualização em 06 de Junho de 2020, por Paloma Cristini.

%d blogueiros gostam disto: