Nome: Zoe Baker
Nascimento: 1994
Altura: 1,70m
Peso: Desconhecido
Tipo sanguíneo: Desconhecido
Afiliação: Família Baker
Status: Viva
Zoe é uma das filhas de Jack e Marguerite Baker. Viveu com seus pais, e seu irmão Lucas em Dulvey, Louisiana, durante toda sua vida. Caçula da família, Zoe não sucumbiu ao domínio de Eveline após a mesma ser resgatada por Jack em um naufrágio próximo à propriedade da família, mas apesar disso, ela teve de conviver com os horrores causados pela jovem em seu lar.
Zoe não tinha o melhor dos relacionamentos com seus familiares, chegando inclusive a puxar uma faca para sua mãe durante uma discussão. A relação com Lucas também era difícil, e Zoe inclusive figurava em uma lista de pessoas das quais ele não gostava. Isso porque ela o flagrou a espiando de forma pervertida durante os seus exercícios de ioga.
Irmãs?
2014
Durante uma forte tempestade que acometeu a região de Dulvey, Louisiana, o pai de Zoe, Jack, resgatou duas pessoas de um naufrágio no rio próximo à propriedade da família. Mia, uma jovem adulta e Eveline, uma criança aparentemente frágil que escondia um mal imenso dentro de si.
Eveline foi levada por Jack para dentro de sua casa ainda desacordada, e foi acomodada no quarto de Lucas. Zoe ficou incumbida de trazer roupas limpas para a jovem, e ao chegar no quarto, Jack a deixou sozinha com Eveline para limpá-la, mas antes que Zoe pudesse fazer qualquer coisa, a garota despertou e deixou-a sozinha no quarto completamente escuro.
Zoe sai do quarto acreditando que a casa da família está sofrendo com falta de energia elétrica, e guia-se apenas com seu isqueiro para iluminar os cômodos. Logo ela encontra Lucas inconsciente na cozinha e escuta a voz de sua mãe no segundo andar da casa.
Ao chegar no banheiro, Marguerite agarra Zoe e começa a falar do “dom” de Eveline, a sua nova irmã, ao mesmo tempo que uma enorme centopeia viva sai de sua boca. Horrorizada, Zoe é salva por Jack que empurra Marguerite e pede para que Zoe busque uma corda na garagem.
Ao retornar com a corda, Zoe é atacada por Jack e utiliza uma faca para abrir um enorme corte em seu próprio peito e dizendo que eles tem que demonstrar devoção à Eveline pelo “dom” que ela lhes deu. Zoe foge e logo vê Lucas sendo arrastado por Jack para dentro de seu quarto para conhecer Eveline.
Zoe consegue escapar de Jack e Marguerite que passaram a perseguí-la pela casa, e chega ao seu trailer, onde encontra uma outra sobrevivente do naufrágio: Mia Winters. Ela também encontra uma carta escrita por Mia alertando sobre o perigo que Eveline representa, mas logo ela escuta a voz de Eveline que aparece, repentinamente atrás dela e a segura pelo braço, fazendo Zoe ficar inconsciente.
Mais tarde, Zoe acordou na mesa de jantar da família convencida que tudo aquilo não passou de um pesadelo. Entretanto, Jack comenta dos planos de praparação para a tempestade que está por vir, e dá a Zoe a Marguerite instruções e tarefas. Eveline aparece vestida com novas roupas, deixando Zoe atônita – apesar disso, não se sabe se essa cena da mesa de jantar realmente aconteceu ou foi uma alucinação.
Exilada em seu próprio lar
2014 – 2017
Ao contrário do restante de sua família, Zoe não sucumbiu ao controle mental de Eveline apesar de estar infectada. Por conta disso, ela se recusava a participar das atividades macabras da família, e se isolou no trailer que fica no quintal da propriedade.
Apesar disso, Jack, Marguerite e Lucas pareciam não se importar com o isolamento de Zoe pelo fato de ela estar infectada por Eveline e não tentavam forçá-la a participar das novas atividades rotineiras da família. Mas, alertaram Zoe que ela não tinha autorização para sair da propriedade, e não permitiam que ela tentasse uma fuga.
Ainda assim, Zoe tentou fugir inúmeras e se curar inúmeras vezes, inclusive tentando ajudar e ser ajudada pelas vítimas que os Baker sequestravam. Zoe oferecia suporte para que os sequestrados tentassem escapar, desde que eles a levassem junto e a ajudassem a encontrar a cura. Infelizmente, nenhuma dessas vítimas foi capaz de ir muito longe e acabavam sendo mortos pelos demais Bakers.
Tudo mudou quando Ethan Winters chegou à propriedade em busca de sua esposa desaparecida, Mia. Ele adentrou a propriedade dos Bakers através da casa de hóspedes, e no local recebeu um telefonema de Zoe que indicou que o melhor local para fugir dali seria a janela no sótão. Lá, Ethan batalha contra Mia que estava sob o controle de Eveline e é capturado por Jack, que o desacorda com um soco no rosto.
Levado para a casa principal dos Bakers, Ethan tem sua mão costurada de volta no lugar por Zoe, que também coloca nele um monitor de saúde. Zoe entra novamente em contato com Ethan para lhe dar informações e pistas de onde ele deveria ir para encontrar uma forma de escapar do local. Após vagar pelo local e aparentemente matar Jack, Ethan finalmente consegue sair da casa e chega ao trailer no quinta, onde Zoe mais uma vez entra em contato, dando informações sobre onde conseguir os ingredientes para fazer o soro.
De posse da cabeça série-D, Zoe pede que Ethan busque o braço série-D na casa antiga, guardada por Marguerite. Após Ethan conseguir o ingrediente, Zoe pede que a encontre no trailer, mas acaba sendo capturada por Lucas e levada para a cabana à beira do lago.
Após ultrapassar os desafios insanos de Lucas, Ethan chega à cabana do lago e liberta Mia e Zoe de seu cativeiro. Lá, ele entrega os ingredientes do soro para Zoe, que consegue preparar apenas duas doses. Nesse momento, Jack Baker, em estágio avançado de mutação, aparece e ataca Ethan. Prestes a ser morto por Jack, Ethan é instruído por Zoe a usar uma dose do soro em seu pai, matando-o de uma vez por todas.
Com apenas uma dose de soro nas mãos, Ethan tem de decidir se salva sua esposa Mia, ou Zoe, a pessoa que o ajudou em tudo até então. A escolha de Ethan é Mia, fazendo Zoe se sentir traída. Ela pede que eles a deixem, e assim, Ethan e Mia entram em um barco e deixam Zoe para trás.
Final alternativo: em Resident Evil 7, se você escolher salvar Zoe Baker, ela parte com Ethan até o navio naufragado, e ali são barrados por Eveline, que calcifica Zoe devido a sua infecção e deixa Ethan inconsciente. Quando chega a cena que ele é acordado por Mia, ao invés dela arrastá-lo pra fora da sala, Mia somente dá a Ethan o frasco contendo a amostra de tecido de Eveline antes de ser controlada novamente pela garotinha, atacando seu marido. Ethan não tem outra escolha a não ser atacá-la, e acaba matando sua esposa, que vê ela se calcificando. Na cena do helicóptero, Ethan pega um celular e assisti ao vídeo que ela enviou três anos atrás, jogando-o fora como sendo seu adeus a sua esposa.
O Resgate
Após ter ajudado na fuga de Ethan Winters e Mia Winters da Propriedade Baker e das mãos insanas dessa família, Zoe Baker sofre uma espécie de calcificação devido sua infecção a bactéria Mold, sendo um modo de punição realizada pela Eveline por suas “boas ações” para com o casal Winters. Antes de adentrar no pântano e sofrer tal punição, ela escuta de Ethan que ele enviaria ajuda, porém não acredita nessa promessa.
Zoe Baker ficou semanas nesse estado de calcificação, viva, em meio ao pântano até ser encontrada pela equipe da Umbrella Corp., liderada por Chris Redfield, mas antes que a equipe pudesse retira-la do local, Joe Baker, seu tio, aparece para espantar os soldados e “salvar” sua sobrinha. Ela e mais um soldado da Umbrella Corp. são levados por Joe até sua moradia, uma cabana no meio do pântano.
A moça permanece desacordada todo o tempo em que seu tio corre atrás de uma cura para o estado de calcificação de Zoe, desesperado em perceber que somente uma dose que ele conseguira no caminho não iria fazer o efeito desejado.
Ambos são perseguidos durante todo o caminho por Jack Baker, que retorna com um nível de mutação superior ao que estava na Propriedade Baker semanas atrás, devido sua infecção com a bactéria Mold e piorado devido a injeção que fora injetado por Ethan na casa de barcos.
Zoe é sequestrada pelo próprio pai em um desses momentos em que Joe saia para buscar a cura ao redor do pântano e deixava Zoe numa das diversas cabanas no caminho, sendo usada como isca para atrair o tio até uma igreja abandonada do local, em uma armadilha para tentar colocar fim na vida de Joe, o que acabou não dando certo.
A moça é levada por Jack Baker de volta a casa principal da Propriedade Baker, que agora está sob quarentena pela Umbrella Corp., e após o pai mutado simplesmente dizimar os soldados que estavam acampados ali, ela é levada para o hall de entrada da casa, sendo deixada numa cadeira, mas logo é jogada para o canto do cômodo assim que Joe chega e começa a lutar com Jack, ambos a fim de salvar a garota, cada um do seu jeito.
Para o bem de Zoe, Joe acaba vencendo a luta e indo em direção da garota injetar a dose da cura que conseguira antes da garota ser sequestrada. Ambos, nesse momento, são resgatados por Chris Redfield e seu esquadrão.
Zoe Baker, já se recuperando, recebe uma ligação de Ethan, através do telefone de Chris, e fica feliz em saber que o rapaz também conseguiu sair vivo de toda aquela situação, agradecendo-o por não ter se esquecido dela. (Eventos presenciados na DLC End of Zoe. Não se sabe o que acontece com a personagem a partir dai, já que a DLC termina nessa cena).
Teorias
Antes de lançarem a DLC End of Zoe, dando um fim definitivo para Resident Evil 7, não se sabia se Zoe tinha sobrevivido ou não. Após ver Ethan e Mia partirem, ela fica para trás e não se tem notícias do que houve com ela. Como estava contaminada com o mofo, Zoe não poderia deixar a propriedade sem antes receber o soro de cura, com perigo de infectar qualquer pessoa com quem tivesse contato.
A chegada de Redfield e dos homens da Umbrella ao local, podem ter dado a Zoe um final feliz, uma vez que eles teriam plenas condições de administrar o soro e fazê-la se ver livre do mofo. Entretanto, nada a respeito disso é mencionado ao final da campanha do jogo ou das DLCs já lançadas, deixando o mistério sobre o verdadeiro destino de Zoe.
Ela ainda tem uma breve aparição no jogo: no momento em que Ethan está inconsciente e aprisionado pelo mofo de Eveline, ele tem uma espécie de visão – ele está em uma sala com Jack e Zoe. O patriarca dos Baker pede que ele live sua família do controle de Eveline e expressa profundo remorso pelos seus atos.
Embora essa cena pareça com uma alucinação ou uma visão de Ethan, acredita-se que na verdade foi uma memória do protagonista do jogo. A conversa teria acontecido logo após Ethan ter sua mão costurada por Zoe, nos acontecimentos do início do jogo. Em alguns períodos curtos, os Baker estariam livres do controle exercido por Eveline, e neste momento, antes da cena do jantar, teria ocorrido esta conversa.
Atorizes e dubladares
Resident Evil 7
Giselle Gilbert (voz norte-americana)
Ananda Jacobs (modelo de rosto)