Resident Evil 2 é supostamente um fracasso no iPhone e outros dispositivos iOS da Apple. É o que afirma uma publicação no site Mobilegamer.biz, especializado em jogos para dispositivos móveis. Baseado em dados que estimam as vendas de RE2 via Appmagic, menos de 10 mil pessoas compraram o título na App Store.
O site chegou a especificar períodos em que a procura por Resident Evil 2 foi maior desde o lançamento em 10 de dezembro de 2024. O grande volume de vendas aconteceu até 8 de janeiro deste ano, período em que a Capcom concedeu desconto promocional de 75% no valor total do jogo, com receita estimada de US $ 95 mil (mais de R$ 566 mil) e por volta de 9.5 mil pessoas pagantes. Quando o preço do jogo voltou ao normal em 9 de janeiro, um cálculo aponta que apenas 175 pessoas tenham adquirido, com receita estimada de US $ 7 mil (mais de R$ 41 mil). “O histórico sombrio de fracassos iOS da Capcom continuou”, disse Neil Long, do Mobilegamer.
O site Mobilegamer.biz já havia publicado outras estimativas baseadas via Appmagic e que indicavam vendas baixas de outros jogos da série em dispositivos iOS. Entre os demais lançamentos, Resident Evil 7 é “de longe a maior bomba”. Desde o lançamento em julho de 2024, o valor arrecadado foi de US $ 84 mil (mais de R$ 501 mil) com pagamentos para o jogo completo. Em pessoas, o cálculo é de que 4.2 mil tenham comprado.
Resident Evil Village tem desemprenho estimado de US $ 300 mil (mais de R$ 1.7 milhão), com 7.5 mil pagantes, e Resident Evil 4 de US $ 530 mil (mais de R$ 3.1 milhões), com 8.833 jogadores. Os jogos da série para Apple são compatíveis com iPhone 15 Pro / Max, além de modelos iPhone 16 com sistema iOS 17 e chip A17 Pro ou posterior. Ao iPad e Mac, é entre dispositivos com iPadOS 17 ou macOS 13 com base no chip M1 ou mais recentes.
A Capcom não comentou as vendas em dispositivos Apple. Há pouco mais de 1 ano, o diretor de operações da companhia, Haruhiro Tsujimoto, falou sobre aumentar a presença em smartphones e valor de mercado. “Jogos de alta qualidade vão se tornar jogáveis em uma gama mais ampla de smartphones nos próximos anos e vai dar a oportunidade de alcançar jogadores que não possuem consoles e PCs”, disse em um trecho de entrevista publicado pelo site Bloomberg e compartilhado no REVIL.