Estamos no mês perfeito para jogar Resident Evil 2 e Resident Evil 3 devido ao aniversário do incidente em Raccoon City. A recomendação é da própria Capcom, via RE Portal. Mas há mais envolvendo a cidade, com uma grande variedade de histórias, teorias e personagens marcantes.
A imagem que ilustra esta postagem traz os destroços de uma Raccoon City devastada, um dos cenários de Resident Evil Requiem. Nas redes, há uma brincadeira com o nome do mês em inglês, onde um “p” é substituído por um 9, por Requiem ser o Resident Evil 9: “Se9tember“.
Em Raccoon, ou em seus arredores, se desenrolam eventos de diversos jogos. As equipes Bravo e Alpha dos S.T.A.R.S., esquadrões de elite da Delegacia de Polícia de Raccoon, estão envolvidos em dois pesadelos antes de conhecermos as ruas da cidade. Rebecca Chambers, da Bravo, e Billy Coen estão em Resident Evil 0 e enfrentam as consequências da morte de um pesquisador da Umbrella.

Já em Resident Evil, oficialmente o primeiro da franquia, somos apresentados aos membros da equipe Alpha que saem em busca de um helicóptero do outro esquadrão. Nos arredores de Raccoon, são obrigados a enfrentar criaturas mortais e se refugiam na Mansão Spencer, palco de uma traição jamais esquecida dos fãs. Rebecca se refugia no local e encontra Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker. Há mais nesse RE, incluindo a imortal Lisa Trevor – que alguns pensaram estar em Resident Evil Requiem.

Resident Evil 2 une Claire Redfield e Leon S. Kennedy. É a primeira vez que a série traz a cidade como cenário, tanto na versão clássica quanto no remake. Em meio ao surto viral, Claire e Leon encontram zumbis e outras criaturas frutos de experimentos da Umbrella. Resident Evil 3 acontece pouco antes, durante e depois dos eventos de RE2, com Jill na cidade em 28 de setembro de 1998. Ela presencia o início do caos até o fim definitivo de Raccoon.

Os clássicos Resident Evil 1, Resident Evil 2 e Resident Evil 3 Nemesis são recomendações que também deixo além dos remakse. Estão disponíveis no PlayStation ou PC (via GOG).
Outros em Raccoon City
Alguns jogos alternativos também têm Raccoon City como cenário. Resident Evil Outbreak e Resident Evil Outbreak File 2 são dois jogos que, de certa forma, estão dentro da história principal, algo que a Capcom confirmou ao incluir Alyssa Ashcroft entre os títulos numerados e no mais novo em desenvolvimento, Requiem. Em Outbreak, assumimos o controle de um entre oito sobreviventes com características diferentes, mas que se somam ao enfrentar as ameaças que rondam a cidade.

Resident Evil: The Umbrella Chronicles e Resident Evil: The Darkside Chronicles levam os jogadores a revisitar Raccoon em primeira pessoa. As interações são mais limitadas devido ao modo “nos trilhos”, mas a cidade está lá, os monstros também e há até uma ampliação à RE2 com áudios de Annete Birkin para a filha, Sherry Birkin.
Resident Evil Operation Raccoon City é outro, um que considero importante. Na época de seu lançamento, prometeu bastante com a possibilidade multiplayer, equipes da Umbrella e do governo norte-americano, além de caçadas aos sobreviventes do incidente – uma forma da corporação se livrar de testemunhas. Apesar de problemático, teve uma campanha de marketing que uniu bastante a comunidade e muitas tentativas dos fãs em realmente aproveitar a experiência.
Operation Raccoon City está mais disponível atualmente via Xbox, rodando inclusive na família Xbox Series. Fãs vivem pedindo o retorno no Steam, mas nada indica que isso possa acontecer.

Outras menções de Raccoon City
Umbrella Corps e os finados Resident Evil Resistance e Resident Evil Re:Verse possuem algo de Raccoon presente. Enquanto Umbrella Corps é exclusivo de duas plataformas, PlayStation e Steam, Resistance e Re:Verse estiveram ativos em outras. Rolou até a tentativa da comunidade em gostar desses três, mas são jogos “esquecíveis”.
Por mais que existam diferenças entre os títulos lançados pela Capcom ou em parcerias com a companhia – ó, Operation Raccoon City – o importante é se divertir. O retorno de Raccoon City está quase aí, com Resident Evil Requiem em fevereiro de 2026.


