A localização nos games e em Resident Evil – Parte 2

Nem só de dublagens oficiais nós vivemos. Como os jogos da franquia Resident Evil ainda não têm nenhuma dublagem oficial, tirando Resident Evil Village e o anúncio da Capcom em janeiro deste ano, o amor e desejo dos fãs foi alimentado por muito tempo – e a internet pode nos provar isso, com varias dublagens de fãs que foram feitas.

Dublagem de fãs nos jogos

Durantes tantos anúncios de jogos da franquia nesses quase 25 anos, a comunidade veio fazendo aquele apelo para que a Capcom visse o Brasil e nos desse VOZ! Já que são em torno de 8 anos de jogos localizados, com legendas, para nós, mas nada de dublagem, infelizmente…

Como a comunidade de Resident Evil é bem grande, temos fãs de todos os tipos fazendo diversas projetos envolvendo os games, incluindo as dublagens de fãs – ou “fandublagens” / “fandubs”. Essas dublagens são bem comuns em jogos famosos que não tem uma voz em português oficial e é claro que com Resident Evil não seria diferente! Temos muito conteúdo fandublado espalhado por aí, principalmente no YouTube, e nem é preciso procurar muito para achar diversos trailers e cutscenes dubladas. Claro que sendo projetos feitos por amadores em suma maioria há alguns conteúdos de qualidade duvidosa, mas existe outros excelentes que merecem reconhecimento! Isso mostra o grande interesse da comunidade em ter algo dublado em nossa língua.

Enquanto a dublagem não vem, não pelo menos até maio, quando sai o Village, que tal relembrarmos alguns trailers e cenas que foram dubladas pela galera? Lembrando que mesmo não sendo oficiais da Capcom, contamos com a participação de alguns dubladores profissionais em algumas iniciativas.

Resident Evil 1

O canal Think Mind, em parceria com o REVIL, fez a dublagem da introdução do primeiro jogo de Resident Evil (1996) e tambem de Resident Evil 5, que falaremos mais para frente. Sérgio Honório é quem da voz a Chris Redfield e Janaína Marchesi é a dubladora de Jill Valentine. Lucas Monteiro faz as vozes adicionais e ainda é responsável pela direção e edição do vídeo que contou com a ajuda do REVIL para a tradução e a adaptação.

Falando um pouco mais sobre a Think Mind, para quem acompanha o canal deles com certeza já deve ter notado que são bem fãs da franquia Resident Evil, tendo vários vídeos relacionados aos games. Desde paródias super divertidas, redublagens de pura zoeira ou algo mais sério – como se a riscando na dublagem.

Sérgio Honório é radialista e locutor a bastante tempo e resolveu se aventurar na dublagem. Janaína Marchesi, por sua vez, além de se arriscar na dublagem com esse projeto, é cantora e apresentadora na WebTV Dinesportes.

Confira a introdução dublada:

Resident Evil 4

O pessoal do Canal Silent Fandub, especializado em fazer fandublagens, legendas e traduções de jogos, fizeram um projeto muito legal para dublar e legendar por completo o jogo do Resident Evil 4, tanto para PlayStation 2 quanto para PC. A dublagem ficou bacana mesmo não sendo um trabalho profissional. O projeto também ganhou a ajuda do canal YouDubbing, outro canal especializado em fazer dublagens, e do Canal Gledson999 (Site Retro Jogos) especializado em traduções de games e também do fã Morpheus SD que ajudou na tradução e programação.

Tem um dublador que eu acredito ser profissional no meio deste trabalho, será que vocês conseguem identificá-lo também?

Confira o trailer dublado do projeto:

Resident Evil 5

Com o REVIL entre os parceiros, a Think Mind fez uma fandublagem em Resident Evil 5 que ficou muito massa. Eles dublaram todas as cutscenes do game! Os participantes não são dubladores profissionais, mas nem por isso fizeram um trabalho ruim – muito pelo contrário, a maioria se saiu muito bem mesmo como amadores. Isso mostra o comprometimento e a dedicação dos envolvidos no projeto.

Lucas Monteiro foi quem dirigiu, editou e traduziu o projeto de dublagem com a codireção de Felipe Renosto. Lucas também fez a escalação do elenco de dublagem. Neste elenco temos Sérgio Honório como Chris Redfield e Lais Zangrando como Sheva Alomar.

 

Narcizo Pieroni é o responsável por dar voz a Albert Wesker. Ele é radialista, locutor, narrador, apresentador, entre outras coisas na Rádio Dinâmica FM e WebTV Dinesportes. Excella Gionne foi dublada pela Camilla Pieroni, que também trabalha na Radio Dinamica FM, fazendo a programação da rádio e auxiliando na WebTv Dinesportes. Já a dublagem de Jill Valentine ficou por conta da Janaína Marchesi.

 

O próprio Lucas Monteiro participou da dublagem dando voz a Ricardo Irving. Agnaldo Araújo empresta sua voz a Josh Stone e Vagner Zangrando interpreta Oswell E. Spencer. Temos ainda as vozes adicionais de Janaína Carvalho, André Pachani, Renan Monteiro e Hamilton Monteiro.

 

Usei as informações disponibilizadas pela própria Think Mind, muito provavelmente feita na época que fizeram o projeto (2011), então não posso afirmar que estão atualizadas…

Acesse 0 site oficial da iniciativa de dublagem de Resident Evil 5 da Think Mind para mais detalhes – clique aqui. Acesse toda a playlist com as cenas de RE5 clicando aqui.

Em 2015 houve uma outra dublagem de RE5, mas desta vez apenas a introdução foi dublada. No elenco contamos com Lucas Lombardi dano voz a Chris Redfield, Sheva Alomar como Aline Pina e Fabiano Vasconcellos dublou o Capitão Dechant. A direção e edição ficou por conta do próprio Lucas Lombardi e tradução e adaptação pela equipe REVIL.

Confira a cutscene dublada:

Resident Evil Revelations

O canal GamesDUB – BR, hoje extinto, foi o responsável pela dublagem do trailer de Resident Evil Revelations, exibido na E3 de 2011, em conjunto com o REVIL. Thiago Souza foi quem editou e dirigiu a dublagem do trailer e o REVIL fez a adaptação. O elenco de dublagem contou com as vozes de Lia Mello como Jill Valentine, Thiago Souza como Parker Luciani e M. Veltro.  Lucas Lombardi manteve sua dublagem como Chris Redfield. E, por fim, Vanessa Ramos como Jessica Sherawat.

Confira o trailer abaixo:

Resident Evil 6

Novamente o canal GamesDUB – BR, em conjunto com o REVIL, fez a dublagem de algumas cenas de Resident Evil 6. A direção e edição ficou por conta de Thiago Souza e a adaptação foi feita pelo REVIL.

A dublagem de Chris foi feita por Lucas Lombardi, que já havia o dublado o personagem em Resident Evil 5. E quem deu voz a Piers Nivans foi Eduardo Villas. Helena Harper ganhou voz através de Vanessa S. Ramos. Leon foi dublado pelo Thiago Souza e Aline Pina foi quem dublou Ada Wong / Carla Radamares.

RE6 – Herói Decadente

 

RE6 – Leon VS Chris

 

RE6 – A deixa de Ada Wong / A armadilha de Ada

Resident Evil 2 Remake

O REVIL correu atrás de algumas parcerias com dubladores profissionais para fazer um trailer dublado de Resident Evil 2 Remake e trouxemos um elenco bem legal. A melhor parte está na participação de Felipe Grinnan com a voz do Leon S. Kennedy, uma vez que já estávamos acostumados por causa das animações.

Como já falei sobre ele neste artigo, vamos aos próximos dubladores envolvidos neste projeto! Contamos com a participação de Mauro Ramos, conhecido por personagens como, Pumba em O Rei Leão, Sullivan (Sulley) em Monstros S.A, Tenente Hank Anderson no jogo Detroit Become a Human e Aku (Abu em português) em Samurai Jack.

Etorre Zuim já deu voz aos personagens Batman na trilogia Nolan (Begings, O Cavaleiro das trevas e O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e no jogo Injustice God Amoung Us, Capitão Frio (Leonard Snart) em The Flash (2014) e Legends of Tomorrow (Lendas do Amanhã) e ainda Mugen em Samurai Champloo.

Renan Gonçalves tem em seu currículo de personagens como Sousuke Aizen em Bleach, Alfred Pennyworth em Gotham e Jhin em League of Legends. E, por fim, Lucas Miagusuku, que embora não tenha trabalhos como dublador está neste meio do entretenimento, já tendo trabalhado para o Canal da Disney onde era apresentador do Show Disney Live, apresentador do programa Disney XD Xtra. Além disso, é locutor e faz parte da edição e produção da Rádio Capital.

A direção ficou a cargo de Felipe Grinnan, já a mixagem e edição foi feita por Thiago Souza, que também já faz parte deste meio de trabalho e, por fim, a responsável pela tradução foi Bruna Lanzillotta.

Assista ao trailer dublado:

 

Já o canal YouDubbing, que costuma fazer várias dublagens de games, fez o trabalho de localizar em português algumas cenas que ficaram bem famosas na nossa comunidade.

Dando as vozes a nossos personagens, temos Gabriel Farias como Leon, com trabalhos como o Mikoto de Monthly Girls Nozaki Kun, Sammy em A Hora do Justin, Vamos!, Cody em Kibaoh Klashers, Frank Gunn em Hero Mask, Jamal Turner em On My Block e mais alguns outros trabalhos.

Claire Redfield ganha voz através de Carina Eiras, que já participou de dublagens como a da Joule no jogo Recore, Rihannaa em Battleship: A Batalha dos Mares, Tipolina em Cada um na sua casa, Ashley no jogo Until Dawn, Astrid Bergès-Frisbey (A Maga) em Rei Arthur: A Lenda da Espada, Kate Kane (Batwoman) em Batwoman e mais algumas outras dublagens.

 

Ada é interpretada por Isabele Riccart, que além de dubladora também é cantora e dentre seus trabalhos estão ser a voz cantada de Estelar em Os Jovens Titãs em Ação, Alice Nakiri em Shokugeki no Soma (Food Wars), Alexia em Sangue de Zeus e canta a abertura da 3ª temporada da animação Pucca.

 

Marvin Branagh foi dublado pelo já conhecido Francisco Jr.. Em seu currículo ele conta com dublagens como a de Aquaman no filme da Liga da Justiça e no filme do herói que carrega seu nome, Mick Rory (Onda Térmica) em The Flash (2014) e Legends of Tomorrow, Escanor em Nanatsu no Taizai (The Seven Dealy Sins), Sam Wilson (Falcão) nos filmes dos Vingadores e Capitão América, Hit em Dragon Ball Super, Chefe Porcão em Aggrestsuko, Yami Sukehiro em Black Clover, Jonah nos jogos Rise of Tomb Raider e Shadow of Tomb Raider, e vários outros trabalhos conhecidos.

 

Rafael Pinheiro é quem dubla Ben Bertolucci, ele é dublador e cantor e possui um canal no youtube chamado YouDubb onde canta várias aberturas de tokusatsus e animes em versões adaptadas para o português. Deu voz a Tommy (Silêncio) em Batwoman e Godspeed em The Flash.

 

Miriam Fisher é a voz de Annette Birkin. Uma dubladora consagrada e extremamente experiente já dublou várias atrizes famosas como, Nicole Kidman, Meg Ryan, Winona Ryder, Drew Barrymore, a detetive Lilly Rush em Cold Case (Arquivo Morto), Valerie Malone em Barrados no Baile, Pamela Isley (Hera Venenosa) em várias animações da DC, Lilyca em Tiny Toon, Merlin em Nanatsu no Taizai (The seven Deadly Sins), Pandora em Os Cavaleiros do Zoodiaco: A Saga de Hades e Lost Canvas, Botan em Yu Yu Hakusho, Tess no jogo The Last of Us e muitas outras dublagens marcantes.

 

A direção e a mixagem dos vídeos foram feitas pelo próprio Gabriel Farias, criador do canal YouDubbing.

Acesse um compilado das cutscenes da campanha A do Leon em uma playlist no canal do REVIL.

Resident Evil 3 Remake

Partindo ainda do canal YouDubbing, eles fizeram algumas cenas dubladas para o último jogo lançado da franquia. Foram dois trailers e, ao menos até o momento, duas cenas contando com nomes bem conhecidos da dublagem.

Mariana Torres da voz a nossa maravilhosa Jill Valentine. Mais que conhecida e com uma voz inconfundível, Mariana tem em seu currículo personagens como Kara Danvers (Supergirl) em Supergirl (série da CW), Korra de Avatar: A lenda de Korra, Wanda Maximoff (Feiticeira Escarlate) nos filmes dos Vingadores e na série WandaVision, Raven em As visões da Raven, Ravena em Jovens Titãs e os Jovens Titãs em Ação, Katniss Everdeen nos filmes Jogos Vorazes, fora diversos outros trabalhos.

 

Carlos Oliveira ganha voz graças ao famoso Philippe Maia. Ele interpreta em português os atores Tom Cruise, Bradley Cooper e Ryan Reynalds em diversos filmes, Chris Rock (Narrador) em Todo Mundo Odeia o Chris, Sam Winchester em Supernatural, Javier Esposito em Castle, Jack Shephard (2ª Voz) em Lost, Hal Jordan em várias animações da DC, Garça de Kung Fu Panda, Kazu Shioda em Digimon Tamers, Remy em Ratatouille e diversos outros personagens.

Nicholai Ginovaef, por sua vez, está sendo dublado pelo experiente Ronaldo Júlio, que tem em seus trabalhos notáveis como a de Carlton Banks de Um Maluco no Pedaço, vários filmes onde deu voz ao ator Idris Elba e Daniel Craig, já apareceu nos filmes lice-action de Resident Evil como L.J, Ron Carver em Lei e Ordem: Crimes Premeditados, Wayne Rigsby em The Mentalist, Salomon Grundy em algumas animações da DC, Cain Marko (Juggernaut) em X-Men: Evolution e vários outros trabalhos.

 

Outro dublador de voz marcante e inconfundível é Ricardo Schnetzer que dá voz a Mikhail Victor. O dublador tem trabalhos onde foi a principal voz de renomados atores como Nicolas Cage, Tom Cruise, Richard Gere, Al Pacino, John Cusack e até mesmo Patrick Swayze. Também deu voz a Jaime Lannister (1ª Voz) em Game of Thrones, Gunther (1ª Voz) em Friends, Jonathan Kent em Smallville, Macaco em Kung Fu Panda, Slade Wilson (Exterminador) em Os Jovens Titãs e Arrow, Capitão Rex em diversas animações de Star Wars, Maurice de Madagascar, Capitão Planeta em Capitão Planeta, fora diversos outros trabalhos notáveis.

Robert Kendo ganha voz através do dublador Felipe Albuquerque que possui trabalhos como Aoi Todo de Jujutsu Kaisen, Skurge em Thor Ragnarok, Ares em Sangue de Zeus, General Lunaris em DuckTales – Os Caçadores de Aventuras, Tygra em Thunder Cats Roar, F.P Jones em Riverdade, Narrador em Pokemon Jornadas e mais alguns outros trabalhos. Felipe começou com fã dublagens antes de se tornar um dublador profissional.

No trailer de anúncio do jogo contamos com várias vozes conhecidas com participais rápidas. Vocês reconhecem as vozes de Thiago Machado (Jax/Nuclear em Legends of Tomorrow, The Flash e Arrow, Grimm em Hero Mask e Darell Dane/Pequeno Polegar em Combatentes da Liberdade: Ray), Yuri Tupper (Wally West/Kid Flash em The Flash e Legends of Tomorrow, John Trujillo/Condor Negro em Combatentes da Liberdade: Ray e Barry (2ª Voz) em Ursos Sem Curso, Ricardo Rossatto (Winston em John Wick – De Volta ao jogo), Bobby Fish em Luke Cage e Sir Langsdale em Boxtrolls, Márcio Dondi (Ultron em Vingadores – A Era de Ultron, Hector em Saúdem o Rei Julien e Dexter DeShawn em Cyberpunk 2077), Fox Pereira (que já esteve presente na fandublagem do jogo do RE4, ele também é locutor), Nando Sierpe (Gauche em Black Clover, Poison Dagger em O Homem com Punhos de Ferro e Dr. Mundo em League of Legends) Space Noir e Queentails (Carina Eiras).

Assista ao trailer de anúncio de RE3:

 

Veja o trailer “Nemesis” de RE3:

Reports

Fora trailers e cenas dubladas dos games também temos alguns Reports que foram dublados, respectivamente o do Wesker e da Ada. O estilo do report lembra bastante um documentário (no caso do Wesker) e ficou bem legal! O projeto foi feito em parceria com a Think Mind.

Wesker’s Report

Lançado em 2001 em comemoração aos 5 anos de Resident Evil, o Wesker’s Report veio contar a perspectiva do vilão sobre os acontecimentos em Raccoon City. A versão dublada pela Think Mind é o primeiro report do vilão, contendo 20 minutos do nosso querido Wesker contando seu ponto de vista sobre o ocorrido na mansão de Spencer e na cidade. Temos então o já mencionado aqui Narcizo Pieroni dando voz a Albert Wesker e narrando os acontecimentos do vídeo. Como o vídeo é contado com partes dos jogos, outros personagens também aparecem e foram devidamente dublados. Jill, assim como Wesker, conta com sua dubladora da versão brasileira de Resident Evil 5, sendo Janaína Marchesi quem da voz a ela. Chris Redfield é dublado por Renan Renosto, Barry Burton por Fabiano Salomão e Ada Wong por Marilis Dezzoti. Ainda há mais dubladores da própria Think Mind – além dos últimos citados – que emprestam suas vozes a mais de um personagem nesta dublagem.

Confira o report dublado:

 

Ada’s Report

São 11 minutos da nossa querida espiã contando sobre os acontecimentos na Europa, referentes ao jogo Resident Evil 4, mais especificamente as cutscenes do Separate Ways. A responsável por dar voz a Ada Wong foi Lais Zangrando, a mesma a dublar Sheva Alomar na versão brasileira de Resident Evil 5 (Think Mind). Albert Wesker ainda conta com Narcizo Pieroni para dar voz ao personagem.

Confira o report dublado:

 

Ambos os reports dublados foram feitos com a direção e escolha do elenco por Lucas Monteiro, enquanto a tradução e adaptação foram feitas por ambas as equipes envolvidas.

Bônus

Devil May Cry 5

Ok, ok… Eu sei que Devil May Cry não é Resident (ÓBVIO!), mas vamos lá galera por que tem um trailer que ficou muito bom! E DMC é tipo um primo de RE, né não? Já que foi graças ao RE4 que ele nasceu, claro sem tirar todo o mérito e prestigio que o jogo conseguiu por si só durante esses 19 anos, que não é pouco não. O canal E Se Fosse Dublado? Fez um ótimo trabalho com a dublagem do trailer de Devil May Cry 5, usando dubladores profissionais. O canal é voltado para dublagens de animações e games que não receberam uma dublagem oficial aqui no Brasil.

No elenco temos William Viana que dá voz a Nero. Dublador que já participou de outros projetos relacionados a Resident Evil também e já foi mencionado neste artigo.

Quem deu voz a Nico foi a dubladora Carol Valença que como William também já foi mencionada neste artigo participando de algumas dublagens de Resident Evil.

Morrison, foi o experiente Luiz Carlos de Moraes quem emprestou sua voz ao personagem. Famosos por dublagens como: O senhor Sirigueijo em Bob Esponja, interpretou o ator Antony Hopkins em diversos filmes, Dabura em Dragon Ball Z, Peter Griffin em Uma Família da Pesada, Shinnok em Mortal Kombat XL, fora vários outros excelentes trabalhos.

Mauro Castro, que além de dublador ainda é ator, músico e locutor, já dublou Camus em Cavaleiros do Zodíaco Alma de Ouro e em A Lenda do Santuário (Filme em CG), Kumatsu em Bakemono no Ko (O Rapaz e o Monstro), Prefeito Leãonardo em Zootopia – Essa cidade é o Bicho e tem diversos outros trabalhos.

Temos ainda vozes adicionais conhecidas como: Raquel Marinho, que já falamos aqui neste artigo também, a dubladora da Claire e da Svetlana nas animações de RE. Gabriel Noya, conhecido por dublar Asher Millstone em How To Get Away With Murder (Como Defender um Assassino) e Brago em Zatch Bell. Silvio Giraldi, já deu voz ao Invy (Inveja) em Fullmetal Alchemist e também no Brotherhood, Sesshoumaru em Inu-Yasha e Daryl em The Walkind Dead. Pedro Alcântara que já fez trabalhos dublando o Ranger Vermelho (Tyler Navarro) em Power Rangers Dino Super Charge, Ziggy em Lazy Town e Coby em One Piece. Temos ainda as vozes de Jonatas Carmona, Eduardo Villas, Letícia Celini e Lucas Almeida.

A direção ficou a cargo do próprio William Viana e a tradução e roteiro foi feita pelo Pedro Alcântara. A divulgação do vídeo final foi feita em parceria com o REVIL.

Confira o trailer dublado:

 

Quem também fez dublagem de um trailer de Devil May Cry 5, desta vez da versão Special Edition, foram os nossos amigos do canal YouDubbing. Veja o resultado:

 

Outras cenas do jogo também foram localizadas pelo mesmo canal com vozes em português.

Dando voz a Dante temos o famoso e experiente Reginaldo Primo, com dublagens como Dean Winchester em Supernatural, Loki nos filmes dos Vingadores e Thor, Ray Palmer (Átomo) em Arrow e Legends of Tomorrow, Elias Harper em Quântico, Frank Castle (Justiceiro) em Demolidor e O Justiceiro, Floki em Vikings, Wade Wilson (Deadpool), Porquinho nos filmes do Toy Story, Hanzo em Overwatch, dentre vários outros.

 

Como Nero temos Yuri Tupper, Goliath (Golias) ganhou a voz de Space Noir, já Nico é Isabele Riccart quem empresta sua voz a personagem, Gabriel Farias é quem dá voz a V, Miriam Fisher dubla Trish, Queentail empresta sua voz a Lady e temos ainda a participação de Thiago Machado, Fox Pereira, Aline Pina e Luisa Palomanes como Kyrie.

 

Luisa também já é muito conhecida no meio da dublagem, dubla desde de criança e deu voz a personagens como Docinho em Meninas Super Poderosas, Hermione Granger nos filmes do Harry Potter, inclusive se tornou a voz principal de Emma Watson, dando voz a atriz em diversos filmes, fez a Estelar em várias animações da DC e no jogo Injustice, Iris West em The Flash, Alex Russo em Os Feiticeiros de Waverly Place, Jodie Holmes no jogo Beyond Two Souls, Astrid na trilogia Como treinar seu Dragão e vários outros notáveis personagens.

Aline Pina já trabalhou na dublagem com personagens como a Bruxa dos Doces em Regal Academy, A Rainha Ninhada Tyranna no jogo World of Warcraft: Legion , Lucy e Pepe em Sanjay & Craig e outras participações.

 

Assim como nos vídeos de Resident Evil, quem fez a edição e mixagem foi o próprio Gabriel Farias.

Sei que existem muitas outras fandublagens espalhadas pela vasta internet, mas o foco maior foram para os parceiros do REVIL e os projetos que contavam com a participação de dubladores profissionais. Não deixem de conferir a última parte deste artigo, onde será abordado um possível elenco de dublagem para os personagens Resident Evil, afinal ainda não é proibido sonhar.

Confira a continuação deste artigo clicando logo abaixo, ou volte para a primeira parte:

↤ PARTE 1 ↦ PARTE 3

%d blogueiros gostam disto: