A localização nos games e em Resident Evil – Parte 3 (Final)

Já conferiu as duas primeiras partes deste artigo? Se não, volte e dê aquela lida marota. Depois, retorne aqui e termine com a cereja do bolo.

E se fosse dublado, quem dublaria?

Aproveitando a deixa de estar falando de tantos dubladores e projetos de dublagem feito por fãs e até profissionais, que tal a gente brincar um pouco com isso também? Já que ainda não temos nenhum nome revelado e nem mais detalhes sobre a dublagem de Resident Evil Village, não custa brincar e sonhar com quem poderia dar voz a nossos queridos personagens – e não necessariamente para o oitavo título da franquia. Se fosse para escalar um elenco de dublagem para Resident Evil, quem poderia estar nele? Pensando nisso, vou deixar sugestões para alguns personagens dos games.

Jill Valentine: Nos filmes em live-action quem deu voz a Jill foi a dubladora Andrea Murucci, que caiu bem a personagem ao meu ver e seria uma ótima opção para os games. Andrea tem em seu currículo personagens como, Mulher-Gavião em Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites, Injustice God Amoung Us, Pocahontas em Pocahontas, Kate Beckett em Castle, dublou Julia Roberts em vários filmes, fora vários outros trabalhos marcantes.

 

Uma outra voz que seria legal para a personagem seria a da Evie Saide, já tendo dublado, Peggy Carter em Capitão América – O primeiro vingador e na série Agente Carter, Ygretti em Game of Thrones, Blake Lively em Gossip girl e Carrol Ferris (Safira Estrela) na animação Lanterna Verde – A série animada e no game Lego Batman 3 – Beyond Gotham.

 

Leon Scott Kennedy: Felipe Grinnan ainda é uma boa pedida para ser a voz do nosso Leon por já estarmos acostumados com ele. Mas outra boa opção na minha humilde opinião, seria se Alexandre Marconato desse voz ao personagem, o que acham?

 

Chris Redfield: Duas boas vozes que poderiam ser do nosso Capitão Redfield, seria Reginaldo Primo – o eterno Dean, já falamos sobre ele em outra parte desse artigo (ele é o Dante da visão da YouDubbing de Devil May Cry 5) – e Nestor Chiesse. Nestor tem trabalhos como Jaime Lannister em Game of Thrones (2ª Voz, dublagem pela Dubrasil), Sherlock Holmes na série Sherlock e em Elementary, Nick Stokes em CSI: Investigação Criminal, Dexter Morgan em Dexter, e ainda tem vários outros ótimos trabalhos.

 

Albert Wesker: Duas boas opções para dar voz ao melhor vilão dos games de Resident Evil são Ricardo Schnetzer e Dário de Castro. Dario emprestou sua voz aos personagens, Caçador de Marte (ou Ajax aqui no Brasil) em Liga da Justiça, Liga da Justiça sem Limites e Injustice God Amoung US, Clayton em Tarzan (Animação da Disney), Espectro Negro em Cyborg 009, John Schmit em Pocahontas e diversos outros ótimos trabalhos.

Dário de Castro fez o Osmund Saddler na visão do canal YouDubbing para Resident Evil 4:

 

Ricardo Schnetzer tem vários trabalhos de “peso”:

 

Claire Redfield: Sabemos que Samira Fernandes fez um ótimo trabalho dublando nossa ruiva preferida, mas uma outra opção que acredito combinar com a personagem seria a dubladora Tatiane Keplmair. Alguns de seus personagens são Chloe Decker em Lúcifer, May em Pokemon, Daeneres Targaryen (2ª Voz, dublagem pela Dubrasil), Sakura Haruno em Naruto, fora vários outros trabalhos.

 

Ada Wong: Leticia Quinto foi quem deu voz a espiã em Resident Evil: Condenação. E tá ai uma boa voz para manter na personagem! Quem poderia emprestar sua voz a espiã também seria Silvia Goiabeira. Velha conhecida dos fãs de Resident Evil por dublar Alice (Mila Jovovich) nos filmes. Ela também deu voz a Pepper Potts nos filmes do Homem de Ferro e Vingadores, Astrid Farnsworth na série Fringe, Jasmine em Alladin, Princesa Odette nas animações de A Princesa Encantada e Katarina em League of Legends.

 

Menção honrosa a Isabele Ricart também que arrasou recentemente na visão do canal YouDubbing para Separate Ways:

 

Barry Burton: Confesso que achar uma voz que combinasse com Barry foi uma tarefa árdua! Mas acredito que Júlio Chaves e Eduardo Borgreth possam ser boas pedidas para ele. Júlio tem em seu currículo personagens como Dr. Aaron Glassman de The Good Doctor, Sir Jorah Mormont em Game of Thrones (1ª Voz MG Estúdio), Crowley em Supernatural, Max Tennyson em Ben 10 e Oliver Queen na animação da Liga da Justiça e em Sem Limites, fora mais algumas animações da DC.

 

Eduardo dublou o Cyborg em Teen Titans (Jovens Titãs), Teen Titans Go (Jovens Titãs em Ação), em algumas animações da DC, no jogo Injustice God Amoung Us, Monroe em Grimm, Loyd em Debi e Lóide (Desenho), dentre outros trabalhos.

 

Rebecca Chambers: Ana Lúcia Menezes poderia ser uma pedida para dar voz a nossa médica mais querida. Em seu currículo ela já dublou personagens como Thea Queen em Arrow, as atrizes Amanda Seyfried e Lucy Hale em alguns filmes e series, Gwendolyn “Gwen” Tennyson nos desenhos do Ben 10, Stella em O Clube das Winxs, Daisy Watkins em Super Choque, dentre muitos outros.

 

Sherry Birkin: Duas possíveis vozes para a Sherry são a da Fernanda Bullara e a da Erika Menezes. Fernanda já deu voz a North em Detroit Become a Human, Hannah Baker em 13 Reasons Why, Dawn em Pokemon, Ino Yamanaka em Naruto, dentre outros trabalhos.

 

Erika tem em seu currículo personagens como Hanna Marin em Pretty Little Liars, Colleen Wing em Iron Fist (Punho de Ferro) e The Defenders, Anna em Frozen, Ami em Hi Hi Puffy Ami & Yumi, e vários outros personagens.

 

Jake Muller: E se fosse Wendell Bezerra a dar voz ao filho do nosso querido vilão Wesker? Além de ser conhecido por dublar Goku em Dragon Ball e Bob Esponja em Bob Esponja, Wendel já dublou diversas vezes o ator Edward Norton e Sean Austin (Sam em Senhor dos Anéis), Neal Cassady (Baelfire) em Once Upon a Time, Markus em Detroit, Pain em Naruto, Jackie Chan em As Aventuras de Jackie Chan, dentre outros vários ótimos trabalhos.

 

Jack Krauser: Sabemos que Krauser é um soldado, daqueles bem durões ao melhor estilo americano, certo? Então quem melhor que o Rambo, é digo, Luiz Feier Motta para dar voz ao personagem?! Como já deixei a dica aqui, Luiz é o dublador oficial de Sylvester Stallone aqui no Brasil e já deu voz a outros personagens como, Aquaman em Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites e Injustice 2, Wolverine em X-Men Evolution, Toguro Ototo em Yu Yu Hakusho, Narrador em As Meninas Super Poderosas, Van Helsing (Gabriel) em Van Helsing (Filme), fora vários outros trabalhos.

E olha só ele em ação como o narrador da visão do canal YouDubbing para Onimusha 3:

 

Alex Wesker: Duas possíveis vozes que combinariam com nossa vilã diabólica, seriam as vozes das dubladoras Roberta Nogueira e Mônica Rossi. Roberta tem em seu currículo trabalhos como, Kuvira em Avatar – A Lenda de Korra, Lois Lane em As Aventuras do Superman, Lynn Pierce em Black Lightning (Raio Negro), Lobélia em O Hobbit – A Batalha dos 5 Exércitos, dentre outros.

Mônica emprestou sua voz para os personagens, Claire em Daredevil (Demolidor/ Serie), Iron Fist (Punho de Ferro), Luke Cage e The Defenders (Os Defensores), Meredith Grey em Grey’s Anotomy, Anastácia em Anastácia (Desenho), Lois Lane em Liga da justiça, Liga da justiça sem Limites e algumas outras animações da DC, Esmeralda em o Corcunda de Notre Dame, fora vários outros trabalhos.

 

Piers Nivans: A voz do Marcos Souza cairia bem no Piers, acredito eu. Ele já emprestou sua voz ao Bucky (Soldado invernal) em Capitão América e nos filmes da Marvel, Finn em Star Wars VII – The Force Aweken (O despertar da força e Star Wars VIII – The Last Jedi (Os Últimos Jedi), Hunk em Voltron O Defensor Lendário, Stefan em The Vampire Diaries (Diários de um Vampiro).

 

Parker Luciani: Quando penso no Parker, acredito que uma boa voz para ele seria a do Tatá Guarnieri, ele já dublou personagens como o Kenshin Humura em Rurouni Kenshin (Samurai X), Afrodite em Cavaleiros do zodíaco (Dublagem da Álamo), é o dublador oficial do Jack Chan e já dublou algumas vezes o Jim Carrey e o Jet Li.

 

Moira Burton: Que tal se fosse Luisa Palomanes a dar voz a filha de Barry, hein?

 

Ethan Winters: Pensei em duas vozes, bem diferentes que cairiam bem para o personagem. A do já mencionado Philippe Maia e também a do Sérgio Cantú. Sergio já dublou os personagens, Sam Witwicky nos filmes do Transformers, Ben Solo (Kylo Ren) na nova trilogia de filmes Star Wars, Peter Parker (Spider-Man) em O Espetacular Homem-Aranha, Dick Grayson (Asa Noturna) em várias animações da DC e na série Titãs, Sheldon Cooper em The Big Bang Theory, L em Death Note e vários outros personagens marcantes.

 

Philippe Maia como Carlos Oliveira na visão do canal YouDubbing:

 

Mia Winters: Uma possível voz que acredito cairia bem seria a da Priscila Amorim. Ela já dublou atrizes como Jeniffer Connelly, Ana Faris e Katie Holmes em diversos filmes, é a voz oficial da Mulher Maravilha nas animações aqui no Brasil e também deu voz a personagem nos jogos Injustice Gods Amoung Us e Injustice 2, Sage Baker em As Patricinhas de Palm Beach, Víbora em Kunf Fu Panda, Aayla Secura em Star Wars – A Guerra dos Clones, Lisa Simpson (2ª Voz) em Os Simpsons, Vayne no jogo League of Legends, Teresa Gallagher em O Incrível Mundo de Gumball, dentre muitos outros personagens.

 

A verdade é que ficar aqui imaginando quais poderiam ser os dubladores envolvidos – seja para o passado ou futuro – só aumenta a curiosidade em saber quem serão as vozes envolvidas em Resident Evil Village.

Demorou 16 anos para conseguir uma localização com legendas para nosso idioma e quase mais 9 anos para finalmente termos uma dublagem envolvida na localização dos games da Capcom, e felizmente o primeiro deles a ganhar este conteúdo será um da franquia Resident Evil. Dead Rising não conta, já que é a Microsoft (por conta da exclusividade inicial em suas plataformas) é que tomou a iniciativa de localização com vozes em português – e não a Capcom diretamente.

As expectativas em cima da decisão da Capcom estão nas alturas e esperamos que façam um bom trabalho para que nós, da comunidade, possamos receber essa dublagem com todo amor e carinho. E que Residnet Evil seja só a porta de entrada para que mais games da empresa possam ser dublados em Português Brasileiro e chegar cada vez mais a um público maior.

Confesso que parte das minhas maiores expectativas é que a Capcom siga o exemplo da Sony e ao possivelmente remasterizar – ou relançar – seus jogos para a nova geração ela incluía a localização completa – com legendas e dublagens – em títulos mais antigos que não a possuíam. Resident Evil 4 é um mal exemplo da empresa, por exemplo. Apesar de seus inúmeros relançamentos, sequer legendas no nosso idioma o jogo possui.

No mais, ficamos aguardando ansiosos por novas notícias de Resident Evil Village e os novos jogos da Capcom.

Volte e leia as outras partes deste artigo:

↤ PARTE 2 ↤ PARTE 1

%d blogueiros gostam disto: