As influências de Resident Evil 4

Lançado no dia 11/01/2005, Resident Evil 4 completou 18 anos desde o seu lançamento, marcando a estreia de um dos jogos mais influentes da história. Causando uma revolução na indústria e influenciando toda uma geração que viria a seguir, o quarto título da série não só foi uma referência para jogos de ação e aventura que vieram depois, mas também para os jogos de terror que surgiram logo após . No ano em que finalmente seu remake será lançado, é uma ótima oportunidade para lembrarmos porque ele é tão importante e especial.

A trajetória de Resident Evil 4 foi conturbada e a história de seu desenvolvimento é tão emblemática quanto a sua existência. Dirigido por Shinji Mikami em pessoa, o criador da série, RE4 desde o início era um jogo que mudaria Resident Evil no geral e que daria uma nova perspectiva para a franquia, que, no momento, era a galinha de ovos dourados da Capcom, mas começava a mostrar cansaço na sua fórmula original. Com isso em mente, a equipe de produção pensou nas mais variadas ideias e em conceitos tão diferentes que o jogo teve diversas versões. Foram tantas que uma dessas ideias originou a criação da série Devil May Cry (que ficou conhecido como Resident Evil 3.5). Depois de muito quebrar a cabeça, chegaram em um consenso que resultou no jogo que foi lançado, primeiramente exclusivo, ao GameCube em 2005, sendo lançado no ano seguinte ao PlayStation 2.

De fato, Resident Evil 4 mudava a forma de se jogar Resident Evil, sendo algo muito diferente do que a franquia apresentou até aquele momento. E não só isso, não existia nada como RE4 no mercado. Com uma progressão que foi construída em cima do que os jogos com câmeras fixas faziam, mas com um foco muito maior na liberdade de ação, e na ação em si, com a revolucionária câmera acima dos ombros de Leon S. Kennedy que permitia uma precisão maior no combate, dando outra perspectiva para a série e para jogos no geral. Antes de Resident Evil 4, os jogos de terror e ação em terceira pessoa eram completamente diferentes do que temos hoje.

Séries gigantes como GTA, Metal Gear Solid utilizaram o conceito de câmera de Resident Evil 4, algo que transformou completamente a jogabilidade de seus jogos também. Novatos como Uncharted e Gears Of War que surgiram naquela geração e foram grandes sucessos também foram diretamente influenciados pelo que Resident Evil 4 fez anos antes. Algo que rendeu a premiação de jogo do ano de 2005 para o título da Capcom. Uma simples ideia, que revolucionou o mundo e continua até hoje.

Muitos outros jogos começaram a adotar a câmera sobre o ombro. O próprio Devil May Cry 4, jogo que reformulou a série na geração passada, bebeu dessa fonte, tendo RE4 mais uma vez importância no segmento da série. Outra IP que passou por uma grande reformulação foi God Of War, que também adotou a mesma perspectiva, transformando completamente a forma de se jogar um Hack N’Slash.

E se engana quem acha que que só jogos de ação tiveram como sua grande referência as conquistas do jogo de Shinji Mikami. A série Silent Hill também foi influenciada a partir do seu quarto jogo, Dead Space surgia anos mais tarde também tendo essa mesma influência direta em todos os seus três jogos e sendo um pilar importante do gênero naquela geração, que se encerrava em 2013, que também marcava o lançamento um dos maiores sucessos dessa década, The Last Of Us. O jogo da Naughty Dog tinha os mesmos desenvolvedores da série Uncharted, os mesmos que tiveram no Resident Evil 4 a sua grande inspiração. Mesmo Shinji Mikami fora da Capcom, usou seu último jogo no estúdio como fonte para construir a excelente série The Evil Within. Um exemplo recente é The Callisto Protocol, que não seria como é, se não fosse Resident Evil 4.

É muito difícil mensurar a importância e a revolução que o RE4 causou na indústria. Por isso, dizer que é um dos melhores jogos já feitos, não é um absurdo. Mesmo que muitos fãs da série mesmo virem o nariz pela mudança de foco que a série tomou a partir dele, eu vejo mais como uma escolha criativa e de contexto dentro da própria Capcom mesmo. Afinal, Resident Evil 2 prova que o problema não é a fórmula de Resident Evil 4 e sim como ela é utilizada. O próprio histórico da franquia nos mostra tudo isso e é o melhor exemplo que temos. A verdade é que Resident Evil 4 vem há 18 anos revolucionando a indústria e sua própria franquia, algo que certamente ainda vai durar alguns bons anos.

Colaborou com a revisão deste conteúdo: Natália Sampaio