Os encontros antes de Resident Evil: Death Island

O momento, para os fãs de Resident Evil, é Death Island. Sim, o longa animado é o que há muito tempo os fãs da franquia pedem: uma enorme reunião entre os maiores protagonistas da série. Sabemos que alguns nomes ficaram de fora, mas claro que a grande parte está ali. Além de ser uma grande reunião – só não a primeira, pois nunca podemos esquecer dos jogos, como The Mercenaries 3D e Resident Evil 6 – o filme marca o primeiro encontro entre muitos personagens.

O principal encontro é de Jill Valentine e Leon S. Kennedy, o primeiro em produções canônicas “visíveis” aos olhos dos fãs. Há também o de Rebecca Chambers com Claire Redfield, mas essas duas já se encontraram em um universo meio alternativo, com os livros Resident Evil: Cidade dos Mortos e Resident Evil: Submundo, novelizações de S.D. Perry. E para relembrar alguns desses incríveis encontros, listamos os momentos da franquia que esses personagens cruzaram caminhos, seja eles por um simples e-mail, ou enfrentando B.O.W.s.

Chris Redfield x Jill Valentine

Iniciando por uma dupla incrível, com a mestre do arrombamento e o socador de pedras. Durante mais de 27 anos de franquia, os iniciantes de 96 (Resident Evil 1) já trabalharam juntos diversas vezes. Começando no incidente da Mansão em Raccoon City no longínquo ano de 1998. Jill e Chris Redfield fizeram diversas descobertas e batalharam para fazer a Umbrella ter o que merecia e pagar por seus crimes.

Após sobreviverem ao incidente, que é contado nos game de 1996, no remake de 2002 (Resident Evil) e em Resident Evil: The Umbrella Chronicles no episódio Mansion Incident, Chris e Jill partem por caminhos diferentes, mas se reencontram em outro momento, antes de Umbrella’s End, outro episódio do jogo de The Umbrella Chronicles.

Além disso, os personagens são protagonista de um mangá lançado em 2007 no Japão com o título de Biohazard The Umbrella Chronicles: Prelude to the Fall que mostra os primeiros movimentos de Albert Wesker, Chris e Jill nos arredores da base da Umbrella na região do Cáucaso, na Rússia, e a descoberta do vazamento do t-vírus que levou ao ataque ao complexo de pesquisa, pouco depois.

O episódio seguinte na jornada dos heróis é parte do jogo The Umbrella Chronicles que mostra a queda da gigante farmacêutica. Depois disso, Jill e Chris não deixaram de trabalhar juntos. Na verdade eles continuaram como parceiros até os episódios de Resident Evil Revelations. Apesar de passar parte da campanha separados, os dois voltam a ser parceiros em alguns capítulos e, inclusive, terminam juntos aniquilando mais um grande vilão nas profundezas do mar.

Em uma de suas missões na BSAA, nossos sobreviventes de Raccoon City continuam na busca por qualquer vestígio da Umbrella e descobrem o paradeiro de Spencer, um dos fundadores da biofarmacêutica. O encontro é em Lost Nightmares, a DLC de Resident Evil 5. Os personagens, mais uma vez, dão de cara com Wesker. A aventura é marcada por uma tragédia, que separa Chris e Jill.

Anos depois, e sem acreditar na morte da parceira, Chris é enviado em serviço pela BSAA à África para combater mais uma guerra local que usava BOWs como armamento. Durante o 5° numerado da franquia, a dupla se reencontra, agora como inimigos. Com a ajuda de uma nova parceira, Sheva Alomar, Chris consegue ajudar Jill a recuperar sua consciência e lutar novamente ao seu lado. Inclusive ajudando-o a eliminar seu arqui-inimigo de anos, Albert Wesker.

Fora do universo dos jogos e completamente fora do escopo canônico, nossos primeiros personagens se encontram mais algumas vezes. Na novelização de S.D. Perry, Chris Redfield e Jill Valentine também revivem o Incidente da Mansão em Resident Evil: A Conspiração Umbrella, lançado no Brasil pela editora Benvirá em 2013. Já no live-action Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City, Hannah John-Kamen (Jill) e Robbie Amell (Chris) dão vida ao encontro entre esses personagens.

Ainda no universo dos live-actions, vale fazer uma menção honrosa para Resident Evil 4: Recomeço, do universo de Alice (Milla Jovovich). Nele, há a presença de Chris e Jill, que são interpretados por Sienna Guillory e Wentworth Miller respectivamente.

Claire Redfield x Leon S. Kennedy

Outra dupla que ama se encontrar, é Leon S. Kennedy e Claire Redfield. Após sobreviver ao incidente de Raccoon City, os dois se encontraram algumas vezes mais. Caso vocês tenha se perdido da quantidade de vezes em que eles se viram, confira a seguir alguns lugares. Para começar, na maldita noite de 1998 em 29 de setembro, pra ser mais preciso. Depois de cada um seguir seu caminho, Leon e Claire mantiveram contato, tanto que em dezembro de 98, enquanto Claire estava na Ilha Rockfort (evento de Resident Evil CODE: Veronica), ela envia um e-mail para Leon pedindo ajuda para ele entrar em contato com Chris.

Após esse breve contato, Claire e Leon tem um encontro com zumbis e com eles mesmo em Resident Evil: Degeneração. O longa em computação gráfica é o primeiro a trazer a dupla de volta dentro do canon da franquia. Apesar de ser apenas um filme, a história apresenta algumas novidades para a franquia como, por exemplo, a Tricell, a grande empresa vilã de Resident Evil 5.

Degeneração se passa em novembro de 2005. Pouco tempo depois, em 2006, nossa dupla de sobreviventes se reúnem mais uma vez, em Resident Evil: No Escuro Absoluto, série da Netflix. A série traz os traços do remake de 2019 (Resident Evil 2) para o público e agrega à cronologia oficial da franquia. O encontro entre os dois ocorre em uma investigação de um surto zumbi na Casa Branca. Claire, como boa detetive, um pouco teimosa, não é de deixar nenhuma pista passar e acaba se envolvendo mais ainda no pesadelo por trás daquele incidente.

O último encontro desses dois personagens se dá em um encontro onde Claire, da TerraSave, apresenta Chris a Leon pela primeira vez. Esse episódio é narrado em um dos files de Resident Evil 6 (Chris e Leon).

Fora do universo canônico da franquia e dentro dos livros, Leon e Claire encontram-se em Resident Evil: A Cidade dos Mortos, o terceiro livro de S.D. Perry, e no seguinte, Resident Evil: Submundo. Em Submundo, os dois ainda encontram com Rebecca Chambers. Apesar de não ser canônico, o livro é sem dúvida uma boa pedida para os fãs da franquia ou até mesmo dessa dupla.

Leon e Claire recontam o mesmo episódio de Raccoon City em alguns momentos no mundo dos jogos. Em Resident Evil: The Darside Chronicles, a dupla revive o pesadelo daquela noite de setembro de uma outra forma, talvez até um pouco mais coesa. Outro jogo que traz nossos heróis trabalhando em equipe é Resident Evil: Operation Raccoon City – nesse, se você não for muito fã de Leon, ainda pode ir para uma batalha e tentar eliminar o nosso novato policial da R.P.D.. Um outro jogo que você pode encontrar Claire e Leon é The Mercenaries 3D. O jogo não acrescenta nada à franquia, mas ainda sim é um encontro entre esses personagens.

Claro que não podemos esquecer da reimaginação – ou se você quiser chamar de remake também pode – de 2019 (Resident Evil 2) que mais uma vez conta o pesadelo que Leon e Claire passam em Raccoon City. O último encontro da nossa dupla se dá em Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City. O filme de Johannes Roberts une novamente nossos heróis no episódio da destruição da cidade. Kaya Scodelario e Avan Jogia são responsáveis por dar vida aos nossos sobreviventes.

Apesar de não haver um encontro entre eles nas telas nos filmes de Paul Anderson, vale talvez a menção um tanto não honrosa para Ali Larter e Johann Urb, que interpretaram eles ao longo dos filmes da Alice.

Chris Redfield x Leon S. Kennedy

Além de Resident Evil: Death Island, Chris Redfield e Leon Kennedy já dividiram tela em outras oportunidades. Quem não se lembra do inesquecível encontro de Leon e Chris, que quase acabou em tragédia na China, durante Resident Evil 6?

 

Como consta em um documento de Resident Evil 6, e com a cara que um fez para o outro enquanto tinham as armas apontadas, aquela não era realmente a primeira vez que eles se viam ou mesmo se falaram. Depois de entrarem em acordo e cada um seguir seu inimigo no sexto jogo da franquia, Chris e Leon dividiram novamente o protagonismo, agora no longa animado Resident Evil Vendetta (ou Resident Evil: A Vingança, no Brasil). Além dos dois, o filme ainda conta com Rebecca Chambers, que por incrível que pareça é o centro do filme.

Irmãos Redfield

Claire Redfield e Chris Redfield são irmãos e é óbvio que se encontraram diversas vezes, mas são poucas as oportunidades as que realmente vemos a interação dos dois. Resident Evil: Death Island traz mais um encontro e, ao que tudo indica, uma boa interação que alimenta o coração dessa dupla.

Os irmãos Redfield tem seu primeiro momento juntos em Resident Evil CODE: Veronica onde Claire vai ao encontro de Chris, mas acaba presa e levada para uma prisão da Umbrella. O mesmo fato é recontado em Resident Evil: The Darkside Chronicles. Fora do escopo canônico, Claire e Chris estão em The Mercenaries 3D e nos filmes em live-action em duas versões. Há uma em Resident Evil 5: Retribuição, de Paul Anderson, onde são interpretados por Ali Larter e Wentworth Miller, respectivamente. E a mais recente, em Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City, onde ganham uma visão de carne e osso por Kaya Scodelario e Robbie Amell.

Rebecca Chambers x o time

It’s Officer Chambers, to You.” Sim, nossa preciosa Rebecca já se encontrou com todos os personagens de Resident Evil Death Island em diversas ocasiões. No Resident Evil original de 1996 ou no remake de 2002, Chambers esbarra tanto com Chris como com Jill no famoso “final bom” de Chris.

Claire e Leon tiveram seu primeiro encontro com Rebecca na novelização de S.D.Perry no final do terceiro livro e passam a trabalhar com ela no 4º livro. Chris e Leon a reencontram em Resident Evil: A Vingança, o último filme em computação gráfica e canônico da franquia. Outro encontro entre Chris Redfield e Rebecca acontece antes dos eventos do filme A Vingança, em Biohazard The Stage, peça de teatro que ficou em cartaz no Japão é canônica. Se passa entre Resident Evil 5 e RE6 e conta, ainda, com a presença de Piers Nivans. A trama se passa em uma universidade australiana, atingida por um incidente bioterrorista que deve ser contido pela B.S.A.A..


Sem dúvida os CINCO personagens principais, tanto para a franquia quanto para Resident Evil: Death Island, tiveram inúmeros encontros e quiçá desencontros. Sem dúvida, essa reunião com Leon e Jill, Rebecca, Claire e Chris tem deixado diversos fãs ansiosos pelo filme.

A animação em computação gráfica já está sendo exibida em diversos cinemas pelo mundo, em especial o do Japão. Death Island será lançado em DVD, Blu-ray e 4K Ultra HD a partir do dia 25 de julho nos Estados Unidos e outros mercados, como o Europeu. Chega ao Brasil (ainda sem data) via On Demand – aluguel ou compra digital.

Colaborou com a revisão deste conteúdo: Ricardo Andretto