Tudo sobre Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City

Sim, ele é real. Após o filme ter seu lançamento adiado e contar com apenas algumas imagens de divulgação – mesmo estando a menos de dois meses do lançamento – os fãs ficaram ansiosos para saber se o novo filme em live-action estaria passando por maus bocados. Porém, nesta semana finalmente pudemos conferir o primeiro trailer de Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City, com a confirmação de que ele será lançado exclusivamente nos cinemas e com a data de estreia em 2 de dezembro no Brasil (uma semana após o lançamento nos Estados Unidos, que ocorre dia 24 de novembro).

Além do trailer oficial, também foi lançado um trailer internacional com cenas inéditas. Pelos trailers já pudemos perceber que haverão diversas alterações em relação à trama dos jogos, para conseguir comportar os eventos de Resident Evil e Resident Evil 2 em um único filme. Também pudemos ver diversas referências e easter eggs que certamente vão chamar a atenção dos fãs da série, então, enquanto aguardamos o lançamento oficial, vamos conferir tudo o que foi revelado sobre o filme até agora.

Se for o Hunk eu exijo que também tenha o Tofu

Após inúmeros rumores, finalmente finalmente o trailer está entre nós e, ao contrário dos últimos filmes, vamos ter uma adaptação muito mais direta dos primeiros jogos. Logo de cara já vemos Claire Redfield (Kaya Scodelario) em sua moto, além de um esquadrão da Umbrella cercando a pacata Raccoon City. Em outro momento do trailer vemos o esquadrão fuzilar as pessoas que tentam escapar do cerco. Apesar do visual, ainda não podemos afirmar que se trata de Hunk, mas seria realmente interessante ver a participação do quarto sobrevivente no longa-metragem.

September 28th… não, pera…

Sim, tivemos uma alteração nas datas dos eventos dos jogos. Isto se dá pois o diretor, Johannes Roberts (Medo Profundo, Os Estranhos: Caçada Noturna), confirmou em uma entrevista exclusiva ao site IGN que tanto a parte da mansão quanto a chegada de Claire e Leon S. Kennedy (Avan Jogia) a cidade ocorrem simultaneamente. Agora, se ambos os eventos serão bem trabalhados em um único filme? Vamos ter que aguardar para descobrir.

Raccoon City, uma pequena cidade decadente com uma delegacia enorme

Outra referência interessante que o diretor apontou em uma entrevista para o Den of Geek, foi que uma de suas ideias era mostrar a cidade como algo real, citando como exemplo a cidade de Derry das histórias de Stephen King. “O lugar está podre e morrendo”, sua ideia era justamente não apenas copiar o visual e as falas idênticas aos jogos, mas sim fazer com que você invista nos personagens como se fossem pessoas reais de uma comunidade real.

Uma chave a menos para encontrar

Um easter egg que os fãs mais atentos irão notar no trailer é a chave que Claire usa em uma das cenas. Trata-se da chave de copas, que usamos para abrir algumas portas da delegacia em Resident Evil 2. Claro que pode ser apenas um aceno para os fãs, mas é interessante notar como diversos detalhes estão sendo trabalhados no filme, ainda mais que o diretor disse diversas vezes que a intenção era “retornar às origens e fazer um filme de terror”.

Também pudemos ver Ben Bertolucci (Josh Cruddas), que Johannes Roberts descreve como um conspiracionista contra a Umbrella, se comunicando diretamente com Claire para tentar expor a empresa. Nos jogos, Ben está dentro de uma das celas na Delegacia de Polícia de Raccoon (RPD), então resta descobrir se sua participação no longa se dará somente através destas gravações. O ator já havia confirmado o papel anteriormente, e parecia bem animado pela oportunidade.

Outra personagem que dá as caras (com perdão pelo trocadilho) é Lisa Trevor (Marina Mazepa). Em um breakdown do trailer, o diretor conta que quis trazer a icônica personagem não apenas por ela ser aterrorizante, mas também por ter uma história trágica. Se levarmos em conta que a atriz também tem o histórico de dançarina e contorcionista, pelo menos a parte do aterrorizante vai estar garantida. E se você reparar no arquivo sobre a Lisa, vai encontrar várias informações relacionadas aos jogos.

Os files também terão presença no filme

Outra cena clássica dos jogos será recriada no filme, se trata do caminhoneiro que bate o veículo ao se transformar em um zumbi. Em imagens do set que foram divulgadas na internet, pudemos ver que o longa usará elementos tanto dos remakes quanto dos jogos originais, incluindo cenários e locações baseados em ambas versões.

Também pudemos ver como ficou a versão live-action de Brian Irons (Donal Logue), que aparenta usar uma roupa muito mais apropriada como chefe de polícia. O diretor o descreveu como um homem ruim que está contando os dias para se aposentar, e garante que ele terá um papel significativo na trama. E falando em papel significativo, pela primeira vez veremos os membros dos S.T.A.R.S. juntos em live-action. Chris Redfield (Robbie Amell), Jill Valentine (Hannah John-Kamen), Albert Wesker (Tom Hopper) e Richard Aiken (Chad Rook) vão fazer sua passagem pela Mansão Spencer. Apesar de algumas alterações na formação da equipe, a proposta permanece a mesma, com o grupo Alpha indo procurar pelo grupo Bravo que perdeu contato após partir para investigar a floresta. Ainda não tivemos a confirmação de quais serão os membros da equipe, mas Rebecca e Barry não devem estar no longa.

Brad, você não pode estacionar o helicóptero dentro de casa

O intérprete de Richard Aiken, Chad Rook, deu a entender em seu twitter que a Yawn poderia fazer uma participação no filme. Quando o filme teve uma imagem com os membros dos Stars divulgada, ele postou a seguinte mensagem no twitter.

Vale notar que yawn em inglês significa bocejar, mas como sabemos o fim do personagem em Resident Evil, pode ser uma indicação de que outras criaturas veremos no filme. Entretanto, Johannes Roberts disse que não pretende usar todas as criaturas dos jogos, evitando as aranhas gigantes e outras criaturas que tendem mais a filmes-B, tomando cuidado ao selecionar os monstros para manter o clima de terror.

“Aos trolls, eu só digo…”

Como o diretor mencionou, houveram diversas adaptações para que ambos os eventos dos jogos ocorressem simultaneamente, dessa maneira ele pôde misturar algumas cenas. Por exemplo, a parte em RE2 em que o helicóptero cai na delegacia dessa vez ocorre na mansão, e o piloto é ninguém menos que Brad Vickers. Então parece que, mais uma vez, ele não será morto por uma certa arma biológica com fascínio por estrelas.

Run for that mansion!

Após 6 filmes em live-action, 3 filmes em CG e uma série animada, nós finalmente veremos a Mansão Spencer em toda sua glória. Tanto a mansão quanto a RPD estarão presentes no filme, e a Capcom auxiliou na produção para que conseguissem manter os cenários o mais fiel possível aos jogos, inclusive providenciando as plantas das propriedades originais.

Jill e Chris juntos em live-action pela primeira vez

E a mansão não foi a única parte que foi trazida diretamente dos jogos. Em outra cena vemos a famosa introdução do primeiro zumbi. Muitos estranharam a aparência das vítimas da Umbrella no filme, entretanto, o diretor disse que tirou inspiração na série Chernobyl, principalmente nas vítimas de radiação. O objetivo não seria somente fazer criaturas assustadoras, mas também mostrar que aquelas eram pessoas doentes, vítimas da Umbrella Corporation.

Mais uma cena clássica recriada

O clássico zumbi foi interpretado por Matthew MacCallum, que curiosamente também interpretou um zumbi em Resident Evil 5: Retribuição. Ele disse que interpretar o zumbi que se vira foi o seu único pedido em toda sua carreira. O ator fez a revelação quando o estúdio responsável pelos efeitos especiais postou uma imagem para comemorar o fim de seu trabalho no longa-metragem.

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @aafxstudio

Ainda se tratando de referências, em outro momento do trailer uma das vítimas escreve a famosa frase “Itchy, Tasty” no espelho usando seu próprio sangue. Uma maneira criativa de usar uma das frases mais lembradas dos jogos.

4. Coça, Gostoso

E logo que o trailer foi lançado, os fãs já repararam em uma conhecida dupla de gêmeos. Isso mesmo, tanto Alexia Ashford quanto Alfred Ashford aparecem em uma gravação no trailer, sendo acompanhados por William Birkin (Neal McDonough). Enquanto os irmãos Ashford devem ter apenas essa pequena participação, Birkin será um personagem importante e complexo na trama. Há boatos de que caso Bem-Vindo a Raccoon City faça sucesso, a sequência irá abordar os eventos de Resident Evil CODE: Veronica. Se levarmos as informações dos trailers em consideração, parece algo bem plausível. O diretor ainda mencionou que ele usou uma cena do CODE: Veronica no filme, que foi cedida pela Capcom. Mas é uma cena bem pequena, então os fãs vão ter que ficar atentos.

Resident Evil: Bem-Vindo à ilha Rockfort

Ao final do trailer tivemos a confirmação de que William Birkin sofrerá transformações, apesar de que não devemos acompanhar todas elas no filme.

Provável última transformação de William Birkin

E por fim também vimos o licker em ação. A criatura já esteve presente nos filmes da saga da Alice, mas desta vez o seu design é tirado diretamente da reimaginação de Resident Evil 2. Confira o resultado logo abaixo.

À esquerda Licker, à direita outro Licker (e Claire)

E claro que não poderíamos deixar de falar sobre a música escolhida para o trailer. A canção What’s Up da banda 4 Non Blondes também foi questionada por diversos fãs, mas a letra se relaciona muito bem com os eventos do filme e ainda remetem a uma fala de Leon no Resident Evil 2 original. O uso de músicas que contrastam com as cenas é uma marca do diretor. O recurso foi super bem utilizado em seu filme Os Estranhos: Caçada Noturna, que conta com cenas de suspense ao som de Kids in America, Total Eclipse of the Heart e Making Love Out Of Nothing At All. Ainda não sabemos como será a trilha sonora do filme, se serão utilizadas músicas dos jogos ou uma trilha totalmente original, mas não se surpreenda caso ouça algum clássico dos anos 80 em meio a alguma cena de tensão.

E caso você não seja fã do He-Man, também foi lançado um segundo trailer com cenas inéditas e sem a famosa canção do 4 Non Blondes. Neste trailer pudemos ver Claire chegando a Raccoon City junta do caminhoneiro que mais tarde vai se transformar em zumbi e capotar o caminhão. A cena dele atropelando uma zumbi é retirada diretamente da abertura de Resident Evil 2 (2019).

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado

Também pudemos ver Sherry Birkin (Holly de Barros) e Annette Birkin (Janet Porter), que nos jogos têm uma grande participação. Resta saber como elas serão trabalhadas no filme.

Annette parece menos complacente com o projeto do marido no longa

O trailer deu a entender que Claire e Leon não ficarão separados durante sua estadia na RPD, trabalhando juntos para tentar descobrir uma forma de escapar da cidade. O mesmo ocorre em Resident Evil: The Darkside Chronicles, onde ao invés dos personagens se separarem, eles passam por todos os eventos de Resident Evil 2 juntos.

O pior primeiro dia de trabalho

Leon também pode ser visto usando o clássico lança-foguetes, provavelmente para eliminar a raiz do mal de uma vez por todas.

“Tive que zerar em menos de 2h30 pra liberar a munição infinita”

Também pudemos reparar em outros easter eggs. Em uma das cenas do filme, Chris aparenta estar usando sua jaqueta Made in Heaven. Em outra cena ele usa um isqueiro, embora não seja seu tradicional isqueiro e sim um com a logo da Umbrella.

E por fim, essa imagem foi postada no site da Constantin Films, onde vemos Chris com um quadro que os fãs do jogo certamente irão reconhecer.

Será que eles terão que resolver puzzles para sobreviver?

Se você sentiu falta de Ada Wong no filme, saiba que Lily Gao, a atriz responsável por dar vida a personagem no longa, também compartilhou os trailers em suas redes sociais. Entretanto, se formos levar em consideração rumores de pessoas que dizem ter assistido às sessões teste, não esperem muito mais que uma pequena participação da espiã.

Estas foram algumas informações que juntamos do filme. Embora os longas anteriores tenham feito sucesso comercial, muitos fãs clamavam por um filme fiel aos jogos da Capcom. Apesar das adaptações na trama, parece que a versão de Johannes Roberts finalmente mostrará aquilo que os fãs tanto pedem.

E se você quiser fazer parte da campanha de marketing do filme, participe do concurso cultural criando uma fanart inspirada no trailer de Bem-Vindo a Raccoon City. Os cinco selecionados irão ganhar 2 mil dólares cada, e o concurso é válido para maiores de idade de qualquer região. As regras você pode conferir diretamente na página oficial.

Para encerrar, confira esse novo pôster de divulgação do reboot.

Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City tem estreia marcada para dia 2 de dezembro, exclusivamente nos cinemas.

Colaborou com a finalização deste artigo: Ricardo Andretto