30 anos de Resident Evil e uma arte cheia de referências

Três décadas de conspirações, sustos e armas biológicas! Em comemoração aos 30 anos de Resident Evil em 2026, a Capcom lançou uma seção especial em seu Portal trazendo uma arte exclusiva cheia de referências aos jogos numerados da franquia.

E é claro que analisei cada detalhe pra listar tudinho pra você!



O RECRUTA E A UNIVERSITÁRIA

Leon S. Kennedy e Ada Wong - Resident Evil
Leon S. Kennedy com todo o seu charme, senta em um trono decorado com a roupa do Tirano T-103 de Resident Evil 2 (nosso querido Mr. X). Vestindo uma versão ornamentada de sua clássica jaqueta de Resident Evil 4, o queridinho da franquia está cercado de itens familiares como a Erva Azul, Munição de Pistola, Castelão Mecânico (quem aí atirou em todos?) e até uma Víbora escondida entre os escombros.

Claire Redfield segue prática e destemida, usando um look que lembra o visual da personagem em CODE: Veronica. Outro detalhe que chama atenção é o tecido em destaque, que possui detalhes que remetem ao vestido de Alexia Ashford (remake vindo em 2026?). Ao seu redor, uma cena digna de Raccoon City: um Licker à espreita, o bonequinho Mr. Raccoon escondido sob o seu trono, com a Chave de Copas, Tábua de Madeira (importante para bloquear janelas) e Erva Vermelha aos seus pés.

OS EX MEMBROS DOS S.T.A.R.S.

Chris Redfield e Jill Valentine - Resident Evil
Chris Redfield veio carregado de referências — literalmente. Com o Uroboros de Resident Evil 5 decorando seu trono (saudades, Wesker?), o personagem usa o cachecol do Piers Nivans de Resident Evil 6 e uma versão diferente do sobretudo que vestiu em Resident Evil Village. Debaixo de seu trono estão escondidos um Emblema da B.S.A.A. e uma Cabra de Madeira. No chão, temos Munição de Espingarda, uma Erva Verde e o misterioso Sr. Onipresente, de Resident Evil 7.

Jill Valentine aparece com um toque clássico e um quê de apocalipse zumbi: Com o ‘’coração’’ do incansável Nemesis decorando o seu trono, a personagem aparece usando seu colar de Resident Evil 3 e cercada por itens como o simpático Mr. Charlie, um Alicate (já se tornou um clássico), Erva Amarela, Pólvora e um Fusível — sempre pronta pra resolver qualquer quebra-cabeça.

A NOVATA E A ESPIÃ

Grace Ashcroft e Ada Wong - Resident Evil

Grace Ashcroft já chega conquistando seu espaço entre os protagonistas da franquia. A assustadora Hag de Resident Evil Requiem decora o seu trono, enquanto o querido Mr. Raccoon retorna em preto e branco (novo coletável?) e se esconde sob os pés da personagem. Um Spray de Primeiros Socorros, Erva Amarela e Erva Verde podem ser vistos no chão — já preparada pro que der e vier.

Ada Wong esbanja sensualidade usando uma nova versão de seu vestido clássico de RE2. A Mosca em que Derek Simmons se transforma em Resident Evil 6 decora o seu trono. Entre os detalhes, vemos um Emblema de Serpente, uma Granada de Luz, uma Erva Vermelha e a icônica Fita de Tinta — direto dos tempos da Máquina de Escrever!

Cada personagem tem um pedacinho da história da franquia, e essa chuva de easter eggs só reforça o que a gente já sabe: Resident Evil atravessa gerações e continua, até hoje, conquistando fãs ao redor do mundo.

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.