A Capcom tem comemorado o alcance de marcas importantes de seus jogos nos últimos tempos. Depois do remake de Resident Evil 4 ultrapassar 10 milhões em comercializações no mundo e de Monster Hunter Wilds com seus 10 milhões, chegou a vez da expansão de Monster Hunter Rise, Monster Hunter Rise: Sunbreak, passar de 10 milhões em vendas. A informação foi divulgada pela companhia no início deste mês.
O jogo base, Monster Hunter Rise, já acumula mais de 17,10 milhões em comercializações em todas as plataformas (via Platinum Titles, até 31 de março). Rise é oficialmente o segundo título mais vendido da franquia Monster Hunter, com 27,10 milhões somando a expansão e o número atualizado. O primeiro lugar vai para Monster Hunter: World, com 28,50 milhões somando a expansão Iceborne (via Platinum Titles, até 31 de março).
Monster Hunter Rise foi inicialmente lançado no Nintendo Switch, em março de 2021. Em janeiro de 2022, o jogo chegou ao PC via Steam e em janeiro de 2023 aos demais videogames (PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series). Já a expansão, Sunbreak, foi lançada em junho de 2022 ao Switch e PC e aos demais em janeiro de 2023.
A Capcom afirma que Monster Hunter Rise: Sunbreak recebeu grande atenção do público por novas localidades, monstros, novas experiências de caça e de atualizações gratuitas. Além disso, o resultado nas vendas é atribuído ao lançamento do título em múltiplas plataformas, o que expandiu a base de jogadores globalmente.

Outra estratégia da companhia são as ações promocionais e preços, a exemplo do que aconteceu em fevereiro deste ano, quando Monster Hunter Wilds chegou ao mercado. Ofertas no período se provaram altamente efetivas e levaram Sunbreak ultrapassar os 10 milhões.