Resident Evil 4 e Resident Evil Village para iPhone/iPad e Mac

Resident Evil 4 e Village para iPhone/iPad e Mac seguem sob o olhar da Capcom

Dispositivos Apple receberam dois grandes jogos da Capcom no final do ano passado. Resident Evil Village, em outubro de 2023, e Resident Evil 4, em dezembro de 2023, foram lançados em aparelhos mais portáteis da companhia da maçã, entre eles iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max, iPad e demais com chips M-series. Desde então, os dois seguem sob o olhar da companhia, que segue atualizando e corrigindo algumas coisas dos dois.

Não é incomum que empresas como a Capcom mantenham os olhos sob seus produtos pouco depois do lançamento, mas também não é um movimento tão comum manter uma frequência tão ativa nos, digamos, “remendos”… calma que eu explico o que eu acho ainda neste texto!

Village já tinha uma versão Mac desde outubro de 2022, mas foi somente em janeiro de 2023 que alguma atualização aconteceu ao jogo. A Capcom aproveitou a inclusão de conteúdos adicionais, da Expansão dos Winters, para corrigir um bug que fazia mouse e teclado pararem de responder. A atenção ao título no Mac só voltou em 30 de outubro de 2023, com o lançamento para dispositivos móveis, adicionando a funcionalidade de envio de dados para iCloud, mas sem integrar entre dispositivos Mac e iOS.

 

Resident Evil Village para Mac ganhou um novo “problema” desde então, com falhas no upload dos dados para a própria nuvem iCloud e bugs. Ficou assim até este mês, quando em 14 de fevereiro de 2024 os problemas foram sanados. Além disso, uma correção para um rolo com a conquista “Viciado em Compras” e bugs tiveram um fim, também para a versão do iPhone e iPad.

As questões de Village no Mac só foram solucionadas por motivos de ocasião, por adição de DLCs e, agora, depois da versão para dispositivos iPhone e iPad. Creio que Resident Evil no Mac só ganhou mais visibilidade da Capcom depois que o jogo foi lançado em dispositivos móveis. E é claro que há motivo para isso, que é o próprio interesse da Capcom em aumentar a presença de jogos de console dentro de smartphones.

É estratégia da companhia manter o olhar sobre os mais recentes conteúdos e não, necessariamente, um suporte que a comunidade pudesse esperar. É por interesse e uma mudança na visão da Capcom com relação ao mercado de jogos em computadores também – com sistemas Mac ou não. Falei aqui em outra postagem do Blog REVIL sobre a retirada de Devil May Cry 3 Special Edition e Devil May Cry 4 da loja Steam. O fato é que jogadores relataram problemas nesses títulos passados, mas nenhuma solução foi provida aos produtos. Outro jogo que ficou de fora do Steam é Resident Evil: Operation Raccoon City que foi desativado em novembro de 2021.

O ponto é que, em um passado, a Capcom não era tão dedicada a oferecer suporte aos jogadores quanto está disposta a oferecer para o atual momento. E está fazendo. E está olhando pela visão de negócios de sua atual gestão. Que… bom?

Em relação à Resident Evil 4 remake, o jogo ganhou uma versão Mac completamente integrada à Compra Universal, algo que não aconteceu com Village – que exige dos usuários compras separadas entre Mac e outros dispositivos. Ao que eu acho, Village não entrou no programa da Apple para forçar realmente que usuários do Mac readquirissem o jogo em seus celulares e tablets, pois se fosse integrar, a Capcom perderia de ganhar dinheiro – simples assim.

Voltando a falar de Resident Evil 4, as atualizações envolvendo o jogo foram mais frequentes se comparadas à Resident Evil Village. Isso inclui corrigir também um problema com envio de dados salvos via iCloud, além de bugs entre 21 de dezembro de 2023 a 5 de fevereiro de 2024, em todas as versões.

 

Se tudo der certo, os olhares que a Capcom mantém vão trazer ainda mais jogos em dispositivos mais portáteis, além de computadores. Lamento, apenas, que não haja alguma equipe dedicada ao legado dos títulos para PC que ficaram para trás. Não dá para se ter tudo. Vida que segue, e que o suporte seja mantido.

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.