Resident Evil Requiem deve receber demo, mas não tão cedo

Resident Evil Requiem marcou presença na Gamescom alemã com uma demo que pôde ser jogada no evento, mas essa demo ainda deve demorar para chegar aos fãs de forma pública e generalizada.

A Capcom tem o costume de liberar acesso a demos para os jogadores experimentarem, então não só a crítica especializada que tem acesso a esses conteúdos. Só que isso deve acontecer fora de eventos somente próximo do lançamento em fevereiro de 2026.



Desde de Resident Evil 6 que os jogadores podem experimentar essas demos também. Resident Evil 2 recebeu a famosa 1-Shot Demo que durava 30 min e depois ainda recebeu uma atualização que era possível ouvir o Nemesis quando se chegava na parte externa da Delegacia de Polícia de Raccoon.

Resident Evil Village também recebeu a gameplay demo que contava com parte da vila e do castelo de Dimitrescu como partes jogáveis. O remake de Resident Evil 4 remake também recebeu a Chainsaw Demo.

Como mencionado, Resident Evil 6 ganhou uma demo com uma pequena amostra da campanha do Leon S. Kennedy, Chris Redfield e Jake Muller. Assim como Resident Evil 7 também teve uma demo que deixou os jogadores malucos tentando descobrir o que fazer com o dedo do manequim, na época.

Porém uma coisa também é tradição em todas essas demos. Elas são disponibilizadas bem próximas do lançamento do jogo. O que faz acreditar que Requiem deve sim receber uma demo, mas apenas em 2026.

Como base de cálculo podemos usar essas mesmas demos citadas anteriormente. A famosa one shot demo de RE2 chegou apenas em 11 de Janeiro de 2019 para o público, duas semanas antes do lançamento do jogo em 25 de janeiro. Village recebeu 2 demos para PlayStation e uma para os demais consoles. No PS, a Villa e o Castelo foram divididas e lançadas em abril, enquanto a demo concentrada foi lançada em 1° de maio de 2021 e o jogo lançado em 6 de maio. RE4 também recebeu a demo bem próxima do lançamento do jogo, 9 de março de 2023 com o jogo lançado em 24 de março.

Mudando um pouco os moldes para RE6, que teve sua demo liberada, mas dessa vez alguns meses antes do lançamento do jogo. Primeiro de forma exclusiva para quem havia comprado o jogo Dragon’s Dogma, mais tarde chegando para todo o publico, em setembro de 2012, dando um distanciamento maior pra essa janela de demos e o lançamento do jogo. Jogo esse que chegaria em 2 de outubro do mesmo ano.

No entanto corroborando para essa estratégia da Capcom de lançar demos públicas pouco antes dos jogos chegarem oficialmente ao mercado, desde de 2012, contando com mais de 10 anos para essa pratica com a franquia.

A demo de Resident Evil 7, a famosa Beginning Hour, foi disponibilizada em junho de 2016 para assinantes da PS Plus. A demo foi lançada na antiga E3 e ficou disponível até o lançamento do jogo, e ainda está disponível. Essa demo recebeu diversas atualizações e futuramente foi disponibilizada para os demais consoles em 9 de dezembro para Xbox e em 19 de dezembro para PC.

Claramente existia uma certa exclusividade de Resident Evil para os consoles da Sony. Isso também aconteceu com outras duas demos. A famosa Kitchen que é exclusiva de PS VR e é canônica e se passa até mesmo antes dos eventos de RE7 ou sua demo citada anteriormente.

Outra demo exclusiva que também foi lançada fora do padrão é a demo de RE Village. Maiden, essa demo é exclusiva para PlayStation 5, além de mostrar um pouco do enredo que poderia ser de Village, ela serve como uma demonstração do poder da RE Engine no PS5, que havia sido lançado a pouco tempo. Essa demo também foi disponibilizada bem fora do padrão das demais demos públicas. Essa em questão foi lançada em Janeiro de 2021 meses antes do lançamento do Village.

Segundo rumores, a exclusividade Capcom/Resident Evil com a Sony teria terminado a um tempo atrás, até por isso Resident Evil Requiem foi anunciado na Summer Game Fest e não no State Of Play que aconteceu dias antes.

Requiem deve sim receber uma demo pública, a mesma que provavelmente foi divulgada na Gamescom e, agora, PAX West – que está acontecendo nos Estados Unidos até 1º de setembro. Mas ela só deve chegar para os consoles em meados de janeiro ou fevereiro do próximo ano, bem perto do seu lançamento.

Estande da Capcom na PAX West; visitantes têm acesso à demo de Requiem – Foto via Capcom USA

Para nós, reles mortais, basta esperar e torcer para que a demo também seja disponibilizada na Brasil Game Show, evento que vai acontecer em outubro. Mas se não, só nos resta ter mais paciência…

Texto originalmente publicado via Um Player & Meio com contribuição de Dry Portes

Este conteúdo faz parte do Blog REVIL, com produções alternativas da Equipe REVIL ou colaboradores na seção REVIL Lab.